Em 02 de dezembro de 2023, a Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba recebeu a visita do Ministro
das Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha. O encontro foi realizado no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba, teve em pauta, assuntos diversos relativos aos SUS, como por exemplo, a tabela SUS e sobre a possibilidade do Governo Federal ajudar na ampliação da Santa Casa da cidade para aumentar leitos na Clínica Médica.
Como trata-se de uma área que requer muitas demandas, que chegam diariamente ao Legislativo, o Vereador Cal em junho de 2023, solicitou ao Executivo Municipal, providências para abertura de novos leitos na clínica médica, em caráter emergencial, devido ao aumento da demanda de casos de internação e a falta de vaga em nosso município.
No mesmo ano, solicitou ao Deputado Federal Marcos Pereira, recursos financeiro/emenda parlamentar, destinados à ampliação da Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba, que está necessitando de mais leitos, em caráter emergencial.
E na Sessão Ordinária, do dia 07 de maio de 2024, apresentou o Requerimento nº 1730/2024, encaminhado ao Ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais - Alexandre Padilha, solicitando com urgência, informações se há projeto e custo acerca da obra de ampliação da Santa Casa de Pindamonhangaba, para aumentar leitos na Clínica Médica, conforme fala no encontro realizado em 02 dezembro de 2023. Requerimento aprovado por unanimidade.
O Vereador José Carlos Gomes - cal, ressaltou a urgência das solicitações, “a falta de leitos está resultando em problemas relevantes como o cancelamento de cirurgias eletivas, atraso da admissão de pacientes com urgência médica e alocação dos mesmos em leitos inapropriados (clínico versus cirúrgico, feminino versus masculino). Junto à essa situação, há a dificuldade de transferência de pacientes entre alas, com eventual atraso de altas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), podendo elevar o tempo de permanência hospitalar”.
Ademais, acrescentou Cal, “os esforços de cunho assistencial ou financeiro devem ser despendidos com
urgência, para a otimização de leitos, uma vez que o quantitativo destes não cresce na mesma velocidade que as demandas de internação”.
“O primeiro passo, já foi dado, a vistoria imposta pelo Governo Federal já foi realizada, aguardando recurso financeiro para implantação de 24/26 leitos na clínica médica da Santa Casa de Misericórdia de
Pindamonhangaba. Agora, temos que cobrar e não deixar cair no esquecimento a liberação desse recurso, para implantação de novos leitos para solucionar a falta destes, na clínica médica da nossa Santa Casa. A
saúde é direito de todos e dever do Estado”, concluiu Vereador Cal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário