Uma emocionante jornada pelo passado e uma celebração das tradições culturais locais estão prestes a encantar as cidades do Vale do Paraíba. A renomada Severina Cia de Teatro anuncia seu mais recente projeto, o espetáculo itinerante "Onde Anda o Boi Jacá?", que revive a brincadeira do boi e suas memórias afetivas em Pindamonhangaba e região.
Uma Jornada de Valorização às Memórias e Encanto Cultural
Nascido do desejo de resgatar as memórias das brincadeiras populares que envolvem o Bumba Meu Boi, "Onde Anda o Boi Jacá?" é o resultado de um trabalho meticuloso de pesquisa e criação pela equipe da Severina Cia de Teatro. Através de uma cuidadosa trama de contação de histórias, a companhia leva o público a uma viagem única, onde a memória imaginada e vivida se encontram.
Recordações e Tradições em Movimento
A partir de 20 de agosto, a turnê "Onde Anda o Boi Jacá?" ganhará vida em quatro cidades da região: Paraibuna, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga e Caçapava. Cada parada será marcada por uma experiência teatral inesquecível, onde o público será convidado a vivenciar o faz de conta e a explorar as memórias que fazem parte da identidade cultural da cidade.
Além do Espetáculo: Oficina "O Corpo Brincante"
A companhia não apenas apresentará o espetáculo, mas também oferecerá uma oportunidade única para os participantes explorarem a cultura popular por meio da oficina "O Corpo Brincante". Ministrada por Laila Gama, esta oficina proporcionará uma imersão nas danças e brincadeiras que constituem a base das manifestações folclóricas.
Unindo Gerações e Preservando o Patrimônio Cultural
"Onde Anda o Boi Jacá?" é mais do que um simples espetáculo teatral. Ele representa um esforço conjunto para preservar as memórias e tradições que moldaram a cidade de Pindamonhangaba ao longo dos anos. Ao compartilhar essa experiência única com as novas gerações, a Severina Cia de Teatro não apenas resgata o passado, mas também planta as sementes para um futuro enraizado nas raízes culturais.
Calendário das Apresentações e Oficinas:
Espetáculo:
20/08 - 14h00 - Paraibuna – Festa do Folclore - Praça da Matriz
25/08 - 10h00 - São José dos Campos – Ponto de Cultura Bola de Meia
26/08 - 16h00 - São Luiz do Paraitinga - Calçadão Cultural
30/08 - 16h00 - Caçapava - Escola Estadual Professor Roque Passarelli
Oficina:
20/08 - 9h00 / 11h00 - Paraibuna – Arandú - Núcleo de vivências Criativas - Rua Cel Martins número 11, Centro
25/08 - 15h00 / 17h00 - São J. dos Campos – Ponto de Cultura Bola de Meia
26/08 - 9h00 / 11h00 - São Luiz do Paraitinga - Largo das Mercês número 21
30/08 - 13h00 / 15h00 - Caçapava - Escola Estadual Professor Roque Passarelli
Ficha técnica:
Direção e Dramaturgia: Lilian Guerra
Direção Musical: Vivian Rau
Pesquisa: Severina Cia de Teatro
Elenco: Edu Lourenço, Laila Gama,Porañ Puri, Rafaela Maya e Rafaela Santiago.
Direção de arte: Adolfo Barreto e Laila Gama
Aderecista: Renato Munhós
Figurinista: Thamiris Souza
Arte Cartaz / designer gráfico : Daniel Brás
Fotógrafa e audiovisual: Pétala Rodrigues
Direção de Produção: Adolfo Barreto e Laila Gama
Produção Executiva: Laila Gama
Ass. de produção: Vânia Freire, Thamires Ferreira, Rafaela Santiago
Assessoria de imprensa: Paula Lucci
Assessoria Contábil: Gisele Bastos
O projeto Bumbá! Saberes brincantes
Bumbá! Saberes brincantes é a celebração de muitos encontros. Um deles é do teatro com as manifestações e festividades populares. Um projeto de continuidade de pesquisa da Severina que estabelece um diálogo com Pindamonhangaba - Seja na ocupação de espaços públicos com os encontros e intervenções artísticas de pesquisa e divulgação, seja no despertar da memória afetiva dos munícipes, convidando-os a colaborar conosco no mapeamento das memórias.
Bumbá! Saberes brincantes é um projeto contemplado no edital Proac Expresso nº 38/2022 Programa de Ação Cultural.
O processo de pesquisa
Esta pesquisa iniciou-se em 2021, a fim de inspirar a criação cênica da Severina Cia de Teatro. Tem como ponto de partida um fragmento de memória da infância de uma das integrantes e o interesse por conhecer as “brincadeiras de boi” existentes no Vale do Paraíba.
Ao explorar nosso território, nos deparamos com um personagem irreverente e pouco conhecido: o Boi Jacá de Pindamonhangaba. Essa brincadeira, hoje não mais realizada, mantém-se viva na tradição oral e na memória dos munícipes que participavam.
Devido a ausência de registros documentais consistentes, essa pesquisa seguiu com novo rumo: construir um belíssimo memorial sobre esta brincadeira popular que constitui parte importante do imaginário cultural e da cidade.
Sobre a Severina Cia de Teatro
A Severina Cia de Teatro é um grupo de artistas e educadoras do Vale do Paraíba que nasceu de uma construção de ações culturais realizadas na "Casa Patchô", um espaço cultural independente de Pindamonhangaba.
Desde a sua fundação, em 2016, a Severina Cia de Teatro estima promover o diálogo acerca do fazer artístico no Vale do Paraíba fomentando encontros entre artistas e a pluralidade de suas linguagens.
Suas criações têm como base a integração das linguagens artísticas, a inspiração na cultura popular e brincante, a dinâmica dos cortejos, festividades e manifestações de rua, e o fortalecimento do protagonismo feminino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário