Quem se lembra do Boi Jacá?
O bairro Alto Tabaú, em Pindamonhangaba, guarda memórias e tradições de um certo boi, animado e colorido, que andou pelas ruas da cidade em época de carnaval, nunca se soube se para assustar as pessoas ou somente para brincar as festividades de Momo! Alguns diziam ser o Boi Bumbá, mas por aqui ele era conhecido como Jacá.
Para conhecermos melhor essa e outras histórias de nosso Boi Jacá, te convidamos a participar, no dia 22 de abril, do Encontro “Bumbá! Memórias Brincantes”, que acontecerá a partir das 14h na rua Conego Tobias, 547.
Durante o evento haverá a contação de histórias que já são conhecidas, denominada “Bumba! Meu boi brincante”, seguida de uma roda de conversa para trocar, conhecer e recolher memórias dos moradores locais. Fábio Mendes, filósofo e importante figura das artes cênicas de Pinda e Rute Eliana, professora e estudiosa da cultura popular, testemunhas oculares das festividades do Boi, nos guiarão nesse animado bate-papo que se encerrará com um delicioso café comunitário.
Confira a programação:
14h: Cortejo de abertura pelas ruas do bairro
14h40: Contação de histórias “Bumbá! Meu Boi Brincante” na rua Conego Tobias, 547
15h40: Roda de diálogo com Fábio e Ruth com mediação das Severinas
17h: Encerramento
O encontro faz parte do Projeto Bumbá! Saberes brincantes, uma pesquisa cênica da Severina Cia de Teatro de mapeamento de memórias sobre a brincadeira do boi e a cidade de Pindamonhangaba. Ele nasce do desejo de resgatar tais memórias e ao mesmo tempo estimular as novas gerações a se interessarem pelas raízes e tradições culturais.
Bumbá! Saberes brincantes é um projeto contemplado no edital Proac Expresso nº 38/2022 Programa de Ação Cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário