A Ouvidoria da Prefeitura de Pindamonhangaba participou novamente do 15º Seminário Nacional de Ouvidorias realizado recentemente na capital paulista. Através da participação do Ouvidor Evandro Gomes, a Ouvidoria de Pinda foi destaque ao participar de um painel sobre troca de informações onde se debateu o tema “Direitos da Cidadania, Proteção de Dados e Controle Social”
O seminário apresentou palestras, debates e troca de experiências em nível municipal, estadual, federal e abordou os interesses entre a sociedade e as ouvidorias das áreas pública e privada.
“Foi uma oportunidade importante de compartilhar experiências sobre formas de atuação, enfatizando os aspectos relacionados ao exercício da cidadania. Tivemos a oportunidade de apresentar Pindamonhangaba aos participantes enfatizando as nossas práticas relacionadas ao exercício da cidadania e que potencializamos com o bom uso da Ouvidoria”, afirmou Evandro.
O evento contou a participação de ouvidores, gestores públicos e privados, empresários, magistrados, parlamentares, membros do Ministério Público, procuradores, advogados, membros e técnicos dos tribunais de conta e profissionais de agências reguladoras.
Diversos painéis temáticos foram debatidos com temas como o papel das Ouvidorias, a relação entre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Governança de Serviços e Proteção ao Denunciante.
Participaram diversas personalidades como Cristovam Buarque, ex-Ministro da Educação; Paulo Ziulkoski, Presidente da CNM; Marcos Bragatto, Coordenador Técnico da Ouvidoria Institucional da ANEEL; Marcelo Gongra, Gerente de Ouvidoria da CPFL Energia; Fabio Valgas, Diretor de Recursos de Acesso à Informação e Atendimento ao Cidadão - Ouvidoria Geral da União dentre outros.
“Em nossa fala ressaltamos os pilares de nossa Ouvidoria, pautada pelos princípios básicos da transparência, imparcialidade, senso crítico e discrição em defesa dos interesses do cidadão, garantindo que o cidadão tenha um atendimento atencioso, digno e com padrão adequado de qualidade”, ressaltou Evandro.
Segundo ele, a tecnologia tem contribuído de forma estratégica para agilizar processos e agregar excelência à Ouvidoria, o que facilita a tomada de decisão e otimiza a gestão de prazos na resolução das demandas de nossos munícipes.
“A Ouvidoria contribui verdadeiramente para a construção conjunta de ações e melhorias continuas de nossa cidade, e por isso agradecemos todo o apoio que recebemos do prefeito Dr. Isael e do vice-prefeito Ricardo Piorino”, afirmou.
Sobre a Ouvidoria
A Ouvidoria da Prefeitura foi aprimorada com o atendimento eletrônico a partir de 2019 com a implantação do aplicativo E OUVE que, em conjunto com o atendimento via telefone, email e presencial vem somando 36 mil atendimentos ao longo dos últimos anos.
Somente em 2022, o atendimento no aplicativo E Ouve deve fechar o ano ultrapassando a casa de 8 mil chamados. A área da Saúde e o setor de Limpeza de Terrenos são os mais acionados pela população. O aplicativo prevê a utilização de filtros que orientam as ações da gestão. “Por exemplo, neste ano, sabemos que os bairros Araretama e Alto do Cardoso foram o que mais utilizaram nosso aplicativo, que é possível fazer uma denúncia, elogio, reclamação, sugestão ou solicitar informação”, explicou o Ouvidor.
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