O grupo Gerdau anunciou na última semana o processo de modernização nas operações de ações especiais na unidade de Pindamonhangaba. O investimento de R$ 700 milhões possibilitou a implantação de um novo lingotamento contínuo e faz parte do ciclo de modernização da usina que segue até 2025, como parte de um crescimento sustentável.
Com o novo equipamento, a unidade ganha em três aspectos: segurança, com mais automatização e modernidade; qualidade, com a produção de aços "clean steel" e competitividade, obtendo redução de custos e mais produtividade nas operações. A empresa seguirá investindo em tecnologia e inovação para atender as demandas crescentes de seus clientes e acompanhar a evolução na transformação digital da indústria.
“Esse movimento no segmento de aços especiais é resultado da preparação da Gerdau para um novo ciclo de crescimento futuro com foco nas Américas”, disse Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.
O otimismo da empresa está baseado no crescimento do setor automobilístico, um dos principais clientes da empresa e que no último mês de setembro viu seu mercado crescer 19%, na comparação com o mesmo período de 2021, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Com a modernização, o novo lingotamento da Usina de Pindamonhangaba está alinhado aos conceitos de indústria 4.0 e aumentará a competitividade da empresa no segmento. “Isso reforça nossa presença nos mercados em que atuamos, bem como nossa visão otimista para o setor automotivo brasileiro, que deve, nos médio e longo prazos, ter seus níveis de produção recuperados”, afirmou o vice-presidente de Aços Especiais da Gerdau no Brasil Rubens Pereira.
“A Gerdau tem uma história muito íntima com o desenvolvimento econômico e social de Pindamonhangaba e entra num novo ciclo de desenvolvimento. Acompanhamos a sua evolução e diante de uma notícia como essa não podemos esconder nosso orgulho e por isso parabenizamos todos os envolvidos, principalmente aqueles que atuam diretamente na usina de Pinda”, cumprimentou o prefeito Dr. Isael Domingues.
Mercado de aço em expansão
O mercado de aço no Brasil vem apresentando indicadores positivos como a recente divulgação do Índice de Confiança da Indústria do Aço (ICIA), uma tendência divulgada mensalmente pelo Instituto Aço Brasil.
O ICIA é um índice elaborado a partir de avaliações de CEOs de companhias do setor e varia de 0 a 100, sendo acima de 50 otimista e abaixo, pessimista. Antes da pandemia, em janeiro de 2020 o índice atingiu a marca de 73,4, somando sucessivas quedas até chegar em 45,3 (julho deste ano) e nos últimos dois meses o índice teve altas, fechando setembro com 53,4 pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário