SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA AFIRMA QUE ARTICULAÇÃO DO
PARLAMENTAR ACELEROU AS PROVIDÊNCIAS PARA
ADOÇÃO DA MEDIDA
O
deputado estadual Padre Afonso Lobato foi informado nesta semana pela
Secretaria de Segurança Pública, que a unificação dos boletins de ocorrência
hoje elaborados separadamente pelas polícias civil e militar, já se encontra em
estudos e deve ser adotada para simplificar o registro pelo cidadão, de crimes
e outras ocorrências policiais.
O
documento enviado ao parlamentar pelo delegado geral adjunto de Polícia,
Eduardo Augusto Paglione, é uma resposta à Indicação n.º 2.750/2021 protocolada
por ele na Assembleia Legislativa em junho último, e a um ofício enviado à
Secretaria, sugerindo a adoção da medida. Segundo, o delegado, a articulação
feita por Padre Afonso “corroborou” e agilizou as providências que vinham sendo
tomadas.
Os pedidos ocorreram após Padre Afonso ter ouvido do tenente-coronel Ricardo Ivo Gobbo
comandante do 5º Batalhão da Policia Militar, em Taubaté, sobre a importância
dessa medida. “Numa audiência que tivemos com o comandante no mês de
maio, juntamente com vereadores dos municípios do Alto Paraíba, assumi esse
compromisso de acelerar essa providência que em muito beneficia a população e
facilita o trabalho das polícias”, disse.
Esse
procedimento, segundo justifica ele, já é adotado em outros estados, como no
Paraná e mais recentemente em Santa Catarina, o que já comprovou ser uma
prática que facilita e desburocratiza o registro dos atendimentos policiais e
reduz significativamente os casos de subnotificação de crimes.
“Além
disso, vai evitar deslocamentos desnecessários do cidadão à delegacia, para
simples registro de fato que já tenha sido atendido pela Polícia Militar, por
exemplo”, diz Padre Afonso.
ANÁLISE
O
pedido de Padre Afonso foi analisado pelo Departamento de Administração e
Planejamento da Polícia Civil (DAP) que requerido para se manifestar, apontou
que já estão sendo realizados testes para extração automática de dados
estatísticos, a partir do sistema de Registro Digital de Ocorrência (RDO), com
vistas à substituição gradativa da coleta manual.
Já
Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIPOL), por meio da Divisão de
Tecnologia da Informação, destacou que uma das funcionalidades do Sistema de
Polícia Judiciária é integrar os registros da Polícia Militar ao banco de dados
da Polícia Civil, possibilitando a geração de um único registro de ocorrência.
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