Esta é a senhora Itália Ronconi Costa, 87 anos, uma das primeiras idosas a receber a segunda dose. |
Pindamonhangaba avança com o cronograma de vacinação da segunda dose para os idosos que foram imunizados em fevereiro. Nesta segunda-feira (1º), a vacinação aconteceu no período da tarde para este segmento do grupo prioritário e a senhora Itália Ronconi Costa, 87 anos, foi uma das primeiras a receber a imunização completa no município.
Para esse grupo, os locais de vacinação são os mesmos da primeira dose, entretanto, acontece sempre no período da tarde, das13h30 às 16h.
A Prefeitura ressalta aos idosos e familiares que a segunda dose está assegurada pelo Estado a essa faixa etária, não havendo necessidade de movimentação imediata aos postos para a aplicação. “A carteirinha já determina a data provável para a vacinação. Porém, como a demanda é alta e a capacidade de doses por dia tem um limite, não tem problema deixar para o dia seguinte. Pedimos a compreensão de todos”, afirmou a secretária adjunta de Saúde, Mariana Prado Freire.
Primeira dose
Para a vacinação da primeira dose para os idosos acima de 80 anos, o processo prossegue exclusivamente na parte da manhã (8h30 às 11h30), sempre no CIAF / Saúde da Mulher, CISAS em Moreira César, UBS Terra dos Ipês II e nas unidades de saúde do Cidade Nova e Nova Esperança (Araretama).
Pré-Cadastro
Para os idosos que irão tomar a vacina pela primeira vez é possível adiantar o processo de cadastramento preenchendo através do link https://www.vacinaja.sp.gov.br/ - acessando o espaço “Pré-cadastro”.
“Quem fizer antes, o procedimento na hora de tomar vacina será mais rápido. A intenção é agilizar o atendimento. Quem não conseguir realizar também irá tomar a vacina”, explicou Mariana.
77 a 79 anos
O próximo grupo que será vacinado em primeira dose será os idosos com idade entre 77 e 79 anos. Assim que a Prefeitura receber do Governo do Estado a quantidade integral de vacinas deste grupo será anunciado os locais e horários de vacinação.
O ritmo de vacinação é determinado conforme o envio dos lotes de vacina pelo Estado. Cabe ao município fazer a correta aplicação, segundo os grupos prioritários já identificados em cada lote recebido.
Até a manhã desta segunda-feira (1º) Pindamonhangaba já tinha aplicado 7.303 doses de vacina contra a covid-19, sendo 5.570 primeiras doses e 1.733 segundas doses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário