A Prefeitura de Pindamonhangaba discutiu com a Associação
Comercial e Industrial do município estratégias para maior participação das
empresas locais nas licitações promovidas pelo poder público municipal.
Em reunião realizada nesta quarta-feira (3) na Secretaria de Administração da Prefeitura de Pindamonhangaba, foram traçadas estratégias para melhorar a participação das empresas locais nas licitações públicas. Participaram do encontro, o secretário de Administração ,a presidente da ACIP, Ana Cristina Pucci de Souza, , , o secretário adjunto de Governo, Alexandre Pereira Costa, diretor de Licitações e Contratos, Fábio Ferreira, a gerente da ACIP, Helena Barros e o diretor da ACIP, Douglas Torres Louza.
“Há tempos estamos trabalhando na ACIP para que as empresas
da cidade participem das licitações da Prefeitura. Nosso objetivo é aumentar os
negócios entre os empresários da cidade, promovendo maior geração de emprego e
renda”, comentou a presidente da ACIP.
E de interesse da
Prefeitura que as empresas da cidade participem das licitações. “Hoje essa
participação é muito pequena por isso a parceria com a ACIP para divulgar as
licitações será importante”, salientou o secretário de Administração.
Para o diretor da ACIP, Douglas Louza, é importante criar
estratégias para estimular a participação dos empresários da cidade. “Primeiro
vamos continuar auxiliando na divulgação das licitações abertas para os
empresários, trabalho que já fazemos, inclusive, em parceria com o Observatório
Social. Posteriormente, faremos parceria com o Sebrae, para treinamento dos
empresários para que possam estar mais preparados”, ressaltou.
Durante o encontro, a ACIP destacou que muitas empresas não
participam das licitações por não estarem preparadas ou a nível técnico ou com
todas as certidões necessárias e essas ações serão importantes para melhorar
essa participação.
Já fiz isto na minha gestão, inclusive como Diretor da Prefeitura, procurei a ACIP na gestão do Jorge Samahá, mas uma grande parte das empresas de Pinda não reúne requisitos mínimos para participar. E pior, não sabem como obter esses requisitos mínimos. Não tem documentação para habilitação. Tem pendências tributárias e não conseguem certidões negativas. Nesse sentido, a ACIP pode criar eventos e treinamentos para orientar as empresas locais. Depois que saí da Prefeitura, durante um tempo, passei a orientar profissionalmente empresas, principalmente locais, para participar de certames licitatórios.
ResponderExcluirÓtima iniciativa do setor competente da Prefeitura em busca parcerias para colocar empresas locais aptas a participarem em licitações no município, dando orientações básicas,para que tenham reais condições de disputas com empresas de muito quilômetros longe da cidade que por várias vezes ganham licitações e nem sequer tem conhecimento de nada no segmento disputado na cidade. Fatos que desestimula as participações locais. Hoje dia 5 de fev,uma empresa de Santo André ganhou uma licitação de uma da cidade. Espero que achem forma dentro da lei para em forma de Edital buscar participações local.
ResponderExcluirConcordo plenamente com Paim em seu comentário, o órgão público municipal precisa ajudar essas empresas que pouquíssimo tem conhecimento das exigências a serem seguidas, sendo que todas as certidões desde que em dia ,estão na internet.
Ótima reportagem Magui e o tema abordado.
Quem não tem competência não se estabelece
ResponderExcluirQue venham os competentes empresários de fora dessa roça.
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