quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Prefeitura e EFCJ se reúnem para um novo turismo


Intenção da ferrovia é retornar com o trem turístico Pinda-Campos no primeiro semestre deste ano


Na última semana, representantes da Prefeitura se reuniram com diretores da Estrada de Ferro Campos do Jordão para apresentar a proposta de um novo turismo para Pindamonhangaba e conhecer os projetos para o retorno do trem turístico da EFCJ. 

Participaram da reunião o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores, o diretor de Turismo, Fabio Vieira, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto, representando a Prefeitura; e o diretor Ferroviário Marcelo Scofano e o diretor de Administração Daniel de Almeida, representando a Estrada de Ferro Campos do Jordão. 

“O principal intuito do encontro foi apresentar nossa proposta para um novo turismo em Pindamonhangaba e para reafirmar a parceria entre a Prefeitura e a Estrada de Ferro Campos do Jordão, um dos símbolos turísticos de nossa cidade. A reunião foi muito proveitosa, com notícias muito boas, e que nos incentivou a planejar ações em conjunto ao longo do ano, assim que a situação da pandemia nos permitir”, explicou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores. 

De acordo com o diretor ferroviário, Marcelo Scofano, estão avançadas as obras com melhorias na via férrea em andamento no trecho da Serra da Mantiqueira da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ). Diariamente são realizados testes nos trilhos e treinamentos de novos operadores de automotrizes para a serra. 

Ele explicou ainda que entre os serviços de manutenção preventiva e corretiva no local estão a troca de dormentes, substituição de trilhos, aplicação de brita, entre outras ações visando aumentar a confiabilidade e a segurança operacional ferroviária.

"A expectativa é de que a operação comercial no trecho ocorra no primeiro semestre de 2021, fortalecendo a vocação turística da região e preservando nossa história", afirmou o diretor Ferroviário da EFCJ, Marcelo Scofano, ressaltando que a operação dependerá também da situação da atual pandemia da Covid-19.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, a perspectiva de reabertura do trem turístico Pinda a Campos do Jordão é muito positiva para o turismo da cidade. “A reunião foi muito boa, com certeza realizaremos diversas ações juntos, Prefeitura e Estrada de Ferro. Estamos muito atentos à área da saúde, com muito cuidado nesta situação de pandemia, mas sem deixar de planejar e nos preparamos para quando tudo isso passar e pudermos retomar nossos esforços para o desenvolvimento do turismo na cidade”, declarou.

Um comentário:

  1. Há a necessidade de Pindamonhangaba ser o atrativo e ter atrativos. Não pode ser vista como base de embarque para o povo turistar em Campos do Jordão ou mesmo em Santo Antônio do Pinhal. Para isso, há a urgente necessidade de a Gestão Municipal capacitar o trade local, envolvendo o empresariado, motivando-o e oferecendo subsídios. Adequar a cidade para ser um município destino de turistas, não apenas corredor de acesso a outros locais. Por outro lado, há um velado discurso de vir a acontecer a privatização da EFCJ. Mais um motivo para todos ficarem atentos, atuando para virem turistas e não apenas irem. Apoiar a recuperação do trajeto é importante, mas garantir trabalho, renda e promoção para todos daqui deve ser o foco de ação da Gestão Municipal de Pindamonhangaba.

    ResponderExcluir