quinta-feira, 30 de julho de 2020

*Prefeitura esclarece situação do contrato com a empresa de transporte coletivo*


Com a recente greve deflagrada pelos funcionários da empresa Viva 
Pinda, responsável pelo transporte público no município, que durou 48
 horas na última semana, vieram à tona novamente os 
questionamentos sobre a qualidade do transporte público e o
 posicionamento da Prefeitura de Pindamonhangaba quanto aos 
serviços executados.
Por meio da Secretaria de Segurança, atual gestora do contrato, a
 Prefeitura informa que após 16 anos sem fazer nenhuma licitação,
 a atual gestão ousou e publicou um edital de concorrência pública 
visando a habilitação de nova empresa em 2019.
“É importante que as pessoas conheçam o histórico dos 
acontecimentos e verifiquem que o município está atento e cobra
 muito da empresa um serviço de qualidade para a nossa população.
 Somos favoráveis a uma nova licitação, que defina com clareza as
 regras para esse serviço e que a empresa vencedora cumpra com 
suas obrigações contratuais”, afirmou o secretário da pasta,
 José Sodário Viana.
Histórico - O último contrato de concessão do transporte público de 
Pindamonhangaba, nº 168/2004, foi firmado em 22 de outubro de 
2004, na gestão do ex-prefeito Vito Ardito Lerario, mas as 
intercorrências começaram desde o processo licitatório, realizado 
em 2003.
Em junho de 2010, transitou em julgado o processo no Tribunal de
 Contas que considerou irregular o processo licitatório (concorrência
 pública 022/2003) e a Prefeitura comunicou à empresa responsável 
pelo serviço de transporte público que rescindiria o contrato.
 Entretanto, em seguida, o Secretário de Assuntos Jurídicos da época
 esclareceu em 12 de agosto de 2010, que a rescisão contratual 
somente se daria após a conclusão de um novo processo licitatório 
por tratar-se de serviço essencial que não poderia sofrer solução de
 continuidade.
Dois anos depois, o Departamento de Trânsito encaminhou um 
projeto básico para embasar a contratação emergencial do sistema 
de transporte, para posterior contratação de empresa de engenharia 
para elaboração de estudo 
para nova modelagem do sistema. Com a entrada da nova gestão
 (2013/2016), os estudos para um novo sistema de transporte no
 município foram paralisados.
Renovações começaram em 2014 - Com o contrato prestes a vencer
 em dezembro de 2014, a então gestão municipal, solicitou a
 prorrogação do mesmo para levantamentos de um novo processo
 licitatório, prorrogando o contrato até dezembro de 2015.
Em 2015, o contrato passou para gestão da Secretaria de Habitação, 
que também solicitou nova prorrogação até 31 de dezembro de 2016.
 Somente no último ano da antiga gestão, a Secretaria de Habitação
 concluiu o projeto básico e criou Conselho Municipal de Transporte
 para avaliação do projeto e acompanhamento do processo licitatório,
 porém com o término do mandato todo o processo não foi concluído.
No início de 2017 a atual gestão tomou conhecimento dos 
andamentos do processo licitatório e concluiu que o Conselho 
Municipal criado não atenderia as determinações constantes na Lei
 Orgânica do Município e criou uma nova comissão para avaliação 
dos trabalhos realizados até o momento. Em março de 2017, foi 
realizada uma audiência pública para ouvir as reivindicações da
 população.
Em julho de 2017, a administração atual optou pela contratação de
 uma empresa para avaliação dos trabalhos, porém a estimativa de
 custo para os estudos e a receita do primeiro ano da gestão não 
possibilitou a contratação no mesmo ano. A ação foi reiniciada em 
abril/2018 com a contratação de empresa especializada na área de
 transporte que vem desenvolvendo estudos para construção de novo
 termo de referência para licitação conforme plano de trabalho.
Os trabalhos foram concluídos em agosto/2018 e no dia 24/out/2018 
foi realizada audiência pública para apresentação dos estudos
 iniciais  do novo termo de referência (Projeto Básico do Sistema de 
Transporte).
Os estudos tiveram sequência e foi organizada uma nova proposta
 para a rede de transporte, com as alterações das linhas, de acordo
 com a pesquisa de origem e destino levantada pela empresa, que 
apresentou as notas preliminares em 20 de novembro de 2018, 
possibilitando uma avaliação do setor técnico para abertura de 
futura  licitação.
Nova licitação - Com o estudo finalizado, após 16 anos sem realizar
 licitação para a concessão do transporte público, a Prefeitura
publicou o Decreto Nº 5.659, de 24 de junho de 2019, com Ato de 
Justificativa de Outorga para nova licitação. Em agosto de 2019 foi 
publicado o edital para nova licitação com previsão para abertura
 dos  envelopes em setembro do mesmo ano. Após todo este trabalho, o 
Tribunal de Contas do Estado de São Paulo suspendeu o processo 
licitatório e em novembro do ano passado determinou correções no
 edital, as quais estão sendo avaliadas pela empresa contratada 
para elaboração do edital.
A análise do processo licitatório está em discussão junto ao 
Tribunal 
de Contas do Estado. O atual contrato foi aditado em 2019 e sua 
vigência segue até o dia 31/dez/2020.
Área de anexos

Um comentário:

  1. Sempre tiram os deles da reta tentando usar antigas gestões. Lembrando que o atual prefeito foi vereador de 2009 à 2012, vice-prefeito de 2013 à 2016 e prefeito de 2017 para cá...já o atual vice foi vereador de 2005 até 2016.

    ResponderExcluir