Os alunos
da rede Senai-SP voltaram às aulas de forma não-presencial por meio da
plataforma Moodle para cursos on-line.
Desde
meados de março, quando surgiram os primeiros sinais de que haveria uma
situação de afastamento social determinada pelos órgãos competentes, uma equipe
formada por especialistas multidisciplinares em diversas áreas, coordenados
pela Gerência de Educação (GED), o Centro SENAI de Tecnologias Educacionais
(CSTE), com apoio da Gerência Sênior de Tecnologia da Informação (GSTI), deu
início ao planejamento de uso das tecnologias para aulas nessa modalidade de
ensino.
Na
plataforma, há uma série de ferramentas digitais integradas, que proporcionam
ampla experiência didático-pedagógica a professores e alunos. Com isso, os
docentes podem explorar ao máximo as estratégias de ensino para diversas áreas
de atividades profissionais, tais como: encontros virtuais ao vivo, viabilidade
para trabalhos colaborativos, avaliação de acordo com a Metodologia SENAI de
Educação Profissional (MSEP) e uso de diversos materiais didáticos.
Por parte
dos docentes do SENAI-SP, já existe uma cultura digital e uma rotina de uso de
tecnologias nos ambientes educacionais e, por consequência, os alunos já estão
imersos nesse universo. Ainda assim, para complementar tais conhecimentos,
foram estruturadas capacitações que serão realizadas com a equipe educacional
remotamente. Também foi criada uma rede de apoio para o desenvolvimento das
aulas remotas, com plantões de dúvidas, para proporcionar um ambiente cada vez
mais colaborativo.
Cerca de 45
mil alunos dos cursos Técnicos, de Aprendizagem Industrial e Superiores
acessarão a plataforma, seja por meio de computadores, celulares ou tablets,
até que as autoridades indiquem a normalização das atividades.
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