O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, da Prefeitura de
Pindamonhangaba, reuniu-se na manhã da última quarta-feira (15) com
representantes de agências bancárias e lotéricas do município visando discutir
ações para conter as aglomerações em frente a estes estabelecimentos.
A Secretaria de Saúde do município explicou aos presentes sobre a
responsabilidade que cada estabelecimento tem em realizar ações para cumprir as
normas do decreto praticando o distanciamento e as normas sanitárias e
higiênicas, tendo em vista a grande quantidade de denúncias que chegaram à
fiscalização do município.
“Queremos alinhar as ações pois nossa fiscalização está nas ruas visando
autuar todo tipo de aglomeração naqueles estabelecimentos definidos como
essenciais que, portanto, estão autorizados a funcionar, desde que respeitem
essas regras”, afirmou Rafael Lamana, diretor do Departamento de Proteção aos
Riscos e Agravos à Saúde.
Segundo Mércia Belkis, gerente da agência Caixa Econômica, o banco tem
colocado diversos colaboradores fazendo essa triagem e orientando sobre o
distanciamento. “Nossos funcionários fazem diariamente esse contato nas filas
externas explicando quais serviços estão sendo realizados no interior da
agência e quais devem ser feitos por caixa eletrônico ou aplicativo.
Restringimos o acesso somente para serviços relacionados ao FGTS e Seguro
Desemprego, por exemplo. Mas muitos clientes insistem em vir para a agência”,
afirmou Mércia.
A Caixa é uma das agências com a maior movimentação devido o atendimento
social (Bolsa Família e programas sociais) e agora pela procura do auxílio
emergencial. “Não é necessário ir ao banco, a conta poupança será aberta
automaticamente para quem estiver apto a receber o auxílio. Para evitar
aglomeração, o saque em espécie será feito conforme o mês de nascimento. As
informações podem ser tiradas também pela central 111 ou 121”, afirmou Mércia.
Os representantes de outros bancos e os lotéricos salientaram a
dificuldade em conter a aglomeração devido à falta de efetivo que possa
instruir e organizar melhor as filas e o atendimento, porém comprometeram-se em
viabilizar que as normas do decreto sejam respeitadas.
Por sua vez, a Prefeitura irá colaborar com melhor comunicação e com uma
campanha de conscientização para que os munícipes utilizem os serviços
bancários apenas em momentos de extrema necessidade (com cartazes, carro de som
e apoio da guarda civil metropolitana). “Queremos pedir para a população que
utilize os canais digitais, aplicativos e o telefone para evitar ir ao banco e
permanecer em fila”, afirmou a secretaria de Saúde, Valéria Santos.
Auxílio Emergencial - A concessão do apoio financeiro do governo federal
tem levado muitas pessoas ao banco para obter informações. “Hoje temos o canal
0800 878 9629 onde o cidadão tecla opção 4 e recebe as orientações sobre como
receber, se tem direito ou não, agendamento de pagamento, etc. O Cadastro Único
também é outro caminho para obter informações, podendo ser acionado pelo
telefone 3550-5350”, afirmou Lamana.
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