quarta-feira, 25 de março de 2020

Ponto de Vista com Edú Kogempa

Esta coluna e de responsabilidade do autor

Coronavírus

Em momentos críticos, medidas extremas devem ser tomadas.
Há um decreto municipal garantindo a compra de pessoas físicas e jurídicas por parte do município.
Por qual motivo não se compra de pequenos negócios, formalizados, os itens de higiene pessoal, cama, banho e limpeza para o uso no abrigo emergencial instalado na Quadra Coberta?
Fomenta o comércio local, tão prejudicado neste momento.

Coronavírus II

A gestão acertou em várias coisas, ajudada por decisões de outras cidades, onde o copia e cola é evidente, mas no mundo nada se cria, tudo se copia. Por qual motivo não copiou o que outras cidades fizeram em relação a vacinação de idosos?
Poderiam fazer de casa em casa e utilizar as farmácias, como Potim e São Paulo.

Coronavírus III

Mais uma sugestão é que a Prefeitura compre itens da agricultura familiar dos produtores locais, ajudando o homem do campo neste momento, e depois faça a distribuição para as pessoas carentes e na alimentação dos moradores de rua que estão abrigados.

Educação

O secretário de Educação deixou a pasta, pela Tribuna é exoneração pelo prefeito, mas por uma circular enviada aos profissionais, foi por ter sido aprovado para voltar à USP como professor.
Com ele se vai uma educação terceirizada, respondendo três ações civis, escolas sem gestores por quase três anos. Um pedagógico, ao meu ver, deficiente. Falta de professores e apoio. Escolas "reformadas", mas sem intermediários para trocar lâmpadas, por exemplo. 
Em sua saída, parece que deixou uma educação do país das maravilhas de Alice, mas não é bem assim. Uns sentirão falta, outros muitos, não, até aqueles e aquelas que escreveram em sua postagem de despedida.

#fiqueemcasa

Fiquemos em casa neste momento, pois assim ajudaremos a combater este vírus, que atinge gravemente, principalmente, pessoas com hipertensão, problemas respiratórios, diabetes e pessoas com imunidade baixa, como as pessoas idosas.
Lave as mãos, cubra a boca ao tosssir ou espirrar, evite compartilhar objetos pessoais.
Vamos juntos vencer mais esta guerra! 


Um comentário:

  1. Ótimas alternativas! Nesse momento de crise, precisamos de pessoas que apontem saídas para amenizar o sofrimento desses pequenos produtos, comerciantes e autônomos. No que diz respeito à educação, promessas não cumpridas, algumas difíceis de se fazer cumprir, concordo. No entanto, algumas simples, necessitavam apenas de Boa vontade, atenção, empatia, como no caso de troca de lâmpadas. Não há um responsável para realizar serviços como troca de lâmpadas, por exemplo, ao menos, é o que tudo indica. Sou professora da rede e onde leciono estamos sem luzes no estacionamento não é de hoje, são anos. Nos dias de HTPC noturno saímos na total escuridão, inclusive há pouco tempo, por volta de três semanas fomos assaltadas na saída de um desses HTPCs... Pergunte se já temos luzes no estacionamento! CLARO QUE NÃO! A meu ver é algo simples de se resolver... Bom, pra uma gestão humanizadora, com empatia isso é bem simples!Rede wi-fi para pesquisas com as crianças como é divulgado nas mídias? Também faz tempo que não temos! Lousã digital? Huuum... melhor nem falar nada.
    "Educação do país das maravilhas de Alice"? Só se for aquela parte em que a rainha diz "Cortem-lhe a cabeça!"
    É essa a herança que a gestão humanizada está nos deixando. É esse o respeito, o cuidado que se tem com quem cuida.
    Parabéns pela nota, Eduardo!

    ResponderExcluir