sábado, 29 de fevereiro de 2020

*NOTA DE ESCLARECIMENTO*



A Prefeitura de Pindamonhangaba informa que até a presente data tem UM CASO SUSPEITO de Coronavírus (Covid 19).

Trata-se de uma paciente de 35 anos, que veio do Japão para Pindamonhangaba e procurou o Pronto Socorro Municipal em 19.02 com alguns sintomas de gripe porém sem quadro febril, contrariando protocolo da doença. Mesmo assim foi colhida amostra biológica e armazenada no Laboratório Municipal.
Em 25/02 a mesma paciente retornou ao PS com febre, enquadrando-se no protocolo de caso suspeito e foi realizada a notificação junto ao Ministério da Saúde. A amostra foi encaminhada ontem ao Instituto Adolfo Lutz e o resultado deverá vir nos próximos dias.

Não há nenhuma necessidade de pânico pois não temos a confirmação da contaminação pelo vírus. A paciente passa bem e está devidamente orientada com isolamento domiciliar e monitoramento diário da Vigilância Epidemiológica municipal.

É importante reforçar medidas de higiene, como por exemplo: 

1. Higienizar com frequência as mãos com água e sabão ou álcool gel.
2. Evitar tocar os olhos, nariz ou boca sem higiene das mãos. 
3. Evitar contato próximo com doentes.
4. Cobrir a boca ou o nariz ao tossir ou espirrar.
5. Evitar locais aglomerados.
6. Desinfetar superfícies e objetos tocados com frequência.
7. Manter ventilados os ambientes.

Programa Bastidores da Política estreia dia 03 no Vale Ver TV

Com objetivo de pautar tudo que está acontecendo a partir de agora na política de Pindamonhangaba, estreia nesta terça-feira,dia 03, às 18 horas, o programa ao vivo “Bastidores da Política”.
Com a apresentação de José Roberto de Oliveira, o programa mostrará como funciona os bastidores, acordos, apoio, interesse pessoal e partidário que envolve o mundo da política.
“Precisamos deixar o eleitor ciente de tudo que gira em torno da política e mostrar aos eleitores como funciona este mecanismo“, explicou Zé Roberto.
O Vale Ver TV, é um canal no Facebook e você poderá interagir fazendo perguntas durante o programa. Fique ligado e participe.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Concurso Público terá mais 10 mil candidatos neste domingo




A reaplicação das provas do concurso público de Pindamonhangaba continua neste domingo, dia 1 de março, com cerca de 10 mil candidatos em mais nove escolas da cidade.
As pessoas que vão participar do concurso público devem ficar atentas aos horários e locais de prova. Os editais estão disponíveis no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br (acessando o banner na parte de cima da página) e no IUDS www.iuds.org.br. É importante que os candidatos acessem os sites e acompanhem a publicação de editais e de editais de retificação, para que não haja dúvidas em relação a locais e horários de provas, bem como fechamento dos portões, datas para divulgação de gabarito e outras informações. A orientação é que os concorrentes entrem com antecedência nos sites e verifiquem sua escola e sala de aula, para evitar tumulto na hora da prova.
Desta vez as provas serão, na parte da manhã, para agente de organização escolar, telefonista, fiscal de obras, auxiliar em saúde bucal, fiscal sanitário, desenhista, mecânico de equipamentos especiais. E, à tarde: motorista especializado, auxiliar de enfermagem, fiscal de posturas, supervisor de área de controle de vetores para vigilância epidemiológica, topógrafo, protético, técnico em nutrição, auxiliar de classe e recepcionista.
O horário de abertura dos portões para as provas da manhã é às 7 horas e o fechamento às 8 horas. Na parte da tarde, a abertura é às 13 horas e o fechamento dos portões é às 14 horas, independentemente do horário de início das provas.
Mais uma vez, o transcorrer das provas será acompanhado pela comissão de avaliação formada pela Prefeitura, e contará com o apoio de voluntários, dos agentes de trânsito e da Guarda Municipal, com postos de informações nas duas entradas da cidade: Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso e Avenida Adhemar César Ribeiro, em Moreira César. A Prefeitura solicitou, ainda, junto à empresa Viva Pinda, ônibus extras em todos os dias das provas.
De acordo com o secretário de Administração da Prefeitura, Fabrício Pereira, somente as pessoas que se inscreveram para o concurso realizado em agosto de 2019 podem refazer as provas. Inclusive as pessoas que se inscreveram, mas não realizaram as provas em agosto, também podem participar do concurso.
Demais provas
Dia 8 de março haverá prova somente na parte da manhã: psicólogo, nutricionista, enfermeiro, professor de Educação Física, arquiteto, médico do Programa Saúde da Família, terapeuta ocupacional, oficial de administração e técnico em enfermagem.


MISSA NESTE DOMINGO EM CORUPUTUBA



                                   
  O Cal e a Dona Carminha avisam que no domingo DIA  01  haverá missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Coruputuba às 10h30, 
com celebração do Padre  do Salesiano. 
 Toda a comunidade Coruputubense e a população em geral estão convidados.

Psicóloga ministra palestra para alunos do Senai


O Senai de Pindamonhangaba em clima de Carnaval realizou no dia 21 de fevereiro, uma palestra para os alunos da escola. A palestrante do dia foi a psicóloga da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba Débora.
O encontro com a profissional da saúde teve como objetivo orientar os alunos sobre a importância de curtir o Carnaval com segurança e consciência.
"Estar orientado e consciente dos riscos durante o Carnaval, será sempre o melhor caminho", disse o diretor do Senai de Pinda, Paulo Torino.


Equipe de Jiu Jitsu de Tremembé é campeã em São Paulo



No dia 15 de fevereiro, no Ginásio do Ibirapuera, aconteceu o Campeonato Paulista de Jiu Jitsu da CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo).
Atletas de Tremembé participaram da competição e garantiram pódio. Com 100% de aproveitamento, os cinco atletas, entre eles: três da categoria kids, um do juvenil e o professor Augusto Pulga, conquistaram ao todo, três ouros, uma prata e um bronze.


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Renato Cebola fala sobre matéria divulgada no diário oficial do município




O vereador Renato Cebola utilizou a sua rede social para falar de uma reportagem que circulou no jornal Tribuna do Norte – diário oficial do município – que diz que a Prefeitura alega que ruas de vários bairros não serão asfaltadas por conta dos vereadores terem rejeitado o projeto de asfalto, votado há mais de dois meses.
“É mais um absurdo político da gestão de nossa cidade. Membros da atual gestão municipal utilizam da máquina pública de forma imoral para colocar a população contra os vereadores que votaram contra dois projetos totalmente fora da realidade. Acredito que todos os vereadores buscam fazer o melhor para a cidade. Para isso precisamos entender os direitos e deveres de cada agente político”, disse Cebola.
Renato Cebola também disse que os deveres dos vereadores são fiscalizar, legislar e representar a população. “Por isso quando chega qualquer projeto na Câmara devemos analisar todos os aspectos, ou seja, se ele atende mesmo os requisitos jurídicos e de conveniência”.
Segundo o vereador os projetos não foram aprovados, pois não traziam informações concretas que viabilizassem os empréstimos milionários. “Como podemos aprovar algo que não traz as devidas informações. Como podemos endividar o município com o dinheiro da população sem saber realmente para onde o dinheiro vai ser aplicado?”.
“A Prefeitura já fez isso diversas vezes, apresenta projetos faltando documentos e informações para que os vereadores possam analisar de forma correta. E por vezes eles foram modificados e corrigidos. Não sou contra a pavimentação das ruas e avenidas de nossa cidade, mas sou contra sim, utilizar dinheiro público para obras com caráter eleitoral. Estamos analisando juridicamente as medidas cabíveis contra mais essa ação descabida por parte de membros da gestão atual contra os vereadores. Eles sempre quiseram cercear nossas decisões, mas isso não acontecerá”, finalizou Renato Cebola. 


Giro da Política




- O Carnaval acabou e os tamborins da eleição municipal começou a esquentar de vez. Em outubro teremos na disputa pelo Palácio de Vidro, o atual prefeito Dr. Isael e dois ex-prefeitos, Vito Ardito e João Ribeiro e não esquecendo também do vereador Rafael Goffi que está correndo por fora.

- Em conversa com o ex-prefeito João Ribeiro, ele confirmou que é pré-candidato a vice-prefeito na chapa do PROS e nos confidenciou que vai trabalhar firme, pois Pindamonhangaba não pode ficar do jeito que está. Será que sua tropa de elite tais como: Silvio Serrano, Zé Antenor, engenheiro Arthur, Mauro e Logato vão estar juntos?

- Este mês é a reta final para montagem dos times de candidatos a vereadores e, também a partir do dia 4 de março estará aberta a janela para mudança de partido.

- A definição do vice será muito importante e definir o nome deles o quanto antes será importante para fazer uma boa pré-campanha e discutir com a comunidade o plano de governo. O atual prefeito Dr. Isael provavelmente manterá Ricardo Piorino, o PROS trará João Ribeiro de como vice, Vito Ardito caminha a passos largos para fechar de vez com Paulo Torino e Rafael Goffi está mais cauteloso, mas tudo indica que o vereador Roderley Miotto permanecerá no PSDB e é um nome forte pra compor a sua chapa. Vamos ver a partir de 05 de abril, quem se afastará para ser candidato e daí começará a desenhar as dobradas.

- No Carnaval conversando com o vereador Roderley Miotto ele voltou a afirmar que não será candidato a vereador. Ressaltou que o seu principal projeto político é para 2022 quando pretende sair como candidato a deputado federal. Em relação a janela que se abre em março, Roderley também afirmou que não ficará no PSDB e, também não irá para o PSD e deixou no ar que irá para um outro partido podendo até entrar no jogo como pré-candidato a vice-prefeito. Como temente a Deus, Roderley disse que a partir de agora o seu destino político é 2022, mas não descartou compor alguma chapa nestas eleições.

- Criado há quase dois meses pela pré-candidata a vereadora Eliana Godoy no Facebook, o Revela Pinda vem descobrindo talentos nos bairros de Pindamonhangaba, bem como divulgando entidades e comunidades que faz algo para melhorar a cidade. O Revela Pinda todas as terças-feiras, às 19 horas, está ao vivo interagindo com seus seguidores, Eliana entrevista sempre uma personalidade do município. Aos sábados, o Revela Pinda vai para os bairros e fala sobre o que tem de bom, bem como faz reivindicações junto com a comunidade. Se ainda não conhece este trabalho entre na página do Facebook Revela Pinda e seja um seguidor.

- Depois de deixar a batata quente do Festival de Marchinhas nas mãos da diretora Rebeca e do assessor de eventos Ricardo Flores, pois estava curtindo suas férias, quem resolveu dar as caras no penúltimo dia de Carnaval foi o secretário de
Cultura e Turismo. Será que não está na hora de rever o conceito de quem veste a camisa da cidade senhor prefeito?

- Falando em Carnaval, mais uma vez foi um sucesso, embora atrapalhado pela chuva que prejudicou muito a praça de alimentação, num todo foi excelente. Pedimos para que no próximo ano a Polícia Militar e a Guarda Municipal não permitam com que o carro de som fique tocando Funk com o tampão aberto, principalmente na Praça do Quartel e também caixinhas de som, pois descaracteriza o Carnaval da família e das marchinhas, tendo em vista que o espaço para este tipo de música é o Parque da Cidade. Outro fator é rever os DJs que forem tocar no Quartel, para abortar o Funk colocando apenas marchinhas em geral.
Parabéns Ricardo flores pelo comando do evento e a todos da Secretaria que trabalharam e especialmente aos servidores.


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Higienização de Próteses Dentárias



A reabilitação oral através do uso de prótese dentária visa restabelecer a funcionalidade e recuperar a autoestima do paciente, entretanto, o papel do cirurgião-dentista neste processo não se resume apenas à confecção e instalação da prótese. É necessário que o profissional se proponha a orientar e motivar o paciente quanto à higienização das mesmas e dos tecidos da cavidade bucal, pois o acúmulo de restos alimentares na superfície interna das próteses facilita a colonização e a penetração de bactérias e fungos na resina formando uma placa microbiana extremamente organizada. Deste modo, as próteses removíveis podem contribuir para a evidenciação clínica de diversos processos patológicos. Alguns procedimentos têm sido recomendados para prevenir a formação dessa placa como, por exemplo, o uso de cloro. Os métodos mecânicos, como o uso de escova e creme dental ou sabão, são os mais utilizados pelos usuários de prótese para remover a placa bacteriana. A associação entre os meios químicos e mecânicos também se mostra eficaz para a limpeza das próteses. O conhecimento dos métodos de prevenção e controle da placa bacteriana é de suma importância para que o cirurgião-dentista possa orientar o paciente a criar hábitos corretos de limpeza das próteses e a incorporar a atividade de higienização à sua rotina de cuidados com a saúde.

Técnicas de Higienização de Próteses Dentárias Removíveis

As próteses deverão ser removidas para limpeza sempre após a ingestão de alimentos.Para a remoção dos fungos e bactérias aconselha-se fazer a diluição de uma colher de cloro em um copo com 300 ml de água e deixar as próteses nessa mistura por 10 minutos. Após, higienizar com escova dental comum ou especial, macia que facilite a limpeza das superfícies internas e pasta não abrasiva ou sabão neutro. Na região interna dos grampos, onde o acesso da escova dental é difícil, é necessária a utilização de escovas interdentais ou escovas cilíndricas.
Os pacientes com dificuldade motora para higienização da prótese podem utilizar substancias químicas existentes no mercado. Os melhores produtos são os peróxidos alcalinos, na forma de pastilhas efervescentes ou pó que quando diluídos em água liberam oxigênio, limpando a prótese. Apresentam ainda ação antimicrobiana e removem as manchas.
A higienização das próteses é tão importante quanto à limpeza dos dentes naturais.

Técnicas de Higienização de Próteses Dentárias Fixas

As próteses fixas unitárias, quando bem desenhadas e bem adaptadas marginalmente, comportam-se como dentes naturais na sua limpeza e exigem do paciente os mesmos cuidados, isto é, boa escovação na técnica e no tempo corretos, complementada pelo uso do fio ou fita dental. Os portadores de pontes fixas necessitam de dispositivos especiais como escovas interdentais, passadores de fio dental, ou fios com a ponta endurecida, para a limpeza dos espaços protéticos.
O mau desenho de uma prótese fixa, a má adaptação, o incorreto uso dos materiais pelo laboratório e a limpeza insuficiente podem permitir a retenção de detritos alimentares e bactérias, causando inflamação gengival e mau hálito, assim também como o prazo para substituição das próteses deve ser respeitado, já que uma prótese após sua vida útil passa a não exercer perfeitamente sua função estética, mastigatória e fonética, além da possibilidade de uma má adaptação causando inúmeros problemas como retenção de alimentos, desconforto e problemas de saúde como doenças fungicas, hiperplásicas e neoplásicas (câncer bucal).

Dr. Nilton José Lira CRO/SP: 97089
Av. Jorge Tibiriçá 659 sala 04- Centro Pindamonhangaba- Fone (12) 3527-0302 Whatss app (12) 99191-9428

Projeto “Arlei Busca Longe” é destaque no Santa Cecília



O Projeto Social “Arlei Busca Longe”, há 8 anos vêm levando capoeira 

gratuitamente para crianças e adultos, no Centro Comunitário do Santa Cecília. Atualmente o projeto atende mais de 20 alunos. Nesses 8 anos já passaram mais de 100 alunos nas aulas do projeto.
O grupo Ganga Zumba Capoeira Brasil, comandado pelo Mestre Piá, vem proporcionando a comunidade daquele bairro a prática da capoeira como esporte, gerando disciplina e, principalmente educação em seus alunos.
Além do mestre Piá, o projeto também conta com a instrutora Valéria, o contramestre Formiga e o mestre Grilo.
As aulas acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 19h30, e todos os interessados que forem moradores do Santa Cecília e bairros vizinhos estão convidados para assistir uma aula e ingressar neste projeto social.
Como acontece todos os anos, o projeto fará um evento especial comemorativo ao Dia Internacional da Mulher. Este ano está marcado para o dia 14 de março, a partir das 16 horas, no Centro Comunitário do Santa Cecília. Na oportunidade terá roda de capoeira com as alunas do projeto convidadas. 


O que é ética? Por Renato Matsuoka


Uma pergunta complexa. Vamos falar sobre ética. É do grego ETHOS (costume, hábito e uso). Quais qualidades mais valorizadas nos dias de hoje? Ética. Por que, muitos falam sobre ética, mas nem sabe direto o que é, não tem noção e não praticam o que fala. Falar da boca para fora, não muda nada. Serve apenas para enganar. Não existe meia verdade, ou você fala a verdade ou mente. Cada um discute ética, sob seu ponto de vista.
Há séculos debatida por filósofos de todo mundo. Aristóteles foi o primeiro filósofo a falar em ética.
É possível diferenciar moral e ética? Não. Todos os atos, atitudes e comportamentos, têm conotação ética e moral. Algo que sempre conversamos em casa (exemplos dos pais, conceitos de cidadania, valem como ética, é importante, possa ser passada a seus filhos), entre amigos e na sociedade. Ética e moral correta, começam em casa e vai para rua com respeito. As pessoas vão atuar de maneira correta, manter conduta ética, no seu cotidiano, na sua casa.
Ética só existe no convívio social. Se pessoas não conseguem viver em sociedade, não existe ética. Ninguém é melhor do que ninguém. Ninguém é 100% bom, nem 100% mau. Ninguém é superior, nem inferior, nem mais nem menos. Todos são iguais perante o Criador. Pequenas coisas? Não.
Ética não tem dimensão. Tem-se ou não. Preciso externar minha indignação com evidente inversão de valores que assistimos todo momento, falta de ética neste país. Se não houver sintonia, ética pode ser relegada segundo plano. Hoje, infelizmente, valores éticos e morais, estão distorcidos, parece não ser mais necessário, estão em desuso. Ninguém conhece essas palavras, estão usadas e mal usadas, por todos no mundo inteiro. Tem pouco valor, vai perdendo seu significado. As coisas e ideias, estão fora de lugar. O mundo está de cabeça para baixo, ninguém entende, mais nada, vale tudo, com competições agressivas e sem ética. Nossos valores éticos estão sendo destruídos, pelos maus exemplos e sacanagem.
Nos dias atuais, embalagem vale mais do que conteúdo. Branco é mais importante do que negro? Masculino, mais do que feminino? No Brasil, sol nasce para todos. Temos Nossa Senhora Aparecida, São Benedito, Pelé. Adultos e crianças, brancos e negros, católicos e protestantes, judes e gentios, ricos e pobres, reis e súbitos, índios e ciganos, todos são iguais perante o Criador.
Não entendi, por que, brancos são diferentes de negros, são mais importantes? Brancos e Negros, têm a mesma capacidade de amar, pensar, sentimentos, de ter amigos, como todos os seres humanos. Não se mede pela cor da pele, pelo sexo, por sua origem, mas por sua conduta, entre homens e mulheres (ambos são diferentes), mas os fazem iguais, com qualidade inerente a cada um, possui atribuição dentro do mundo que vive, como criaturas de Deus, detentores dos mesmos direitos. Desse modo, fica fácil concluir. Fazendo bem aos outros, sem esperar nada em troca. Cada um recebe o que merece, nem centavos a mais. Não existe uma pessoa mais importante do que outra.
Hoje em dia, é muito raro, ouvir alguém dizer “por favor”, “com licença”, “muito obrigado”. Ter maturidade para falar, “eu errei”, e ter ousadia para dizer “me perdoe”. 

Vereador Felipe César – FC apresenta Projeto de Lei para regulamentar serviços de mototaxista, motofrete e motoboy




Regulamentação permitirá a prestação de serviços de transporte de passageiros e de mercadorias em Pindamonhangaba e deverá gerar emprego e renda

O Presidente da Câmara de Pindamonhangaba, vereador Felipe César – FC (PV) apresentou nesta terça-feira, dia 11 de fevereiro, o Projeto de Lei nº 21/2020 que “Regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros (Mototaxista), serviço comunitário de rua (Motoboy) e transporte de mercadorias (Motofrete) e determina outras disposições”.
De acordo com o projeto apresentado, em seu artigo 3º,somente serão licenciados para o serviço de transporte público remunerado que dispõe esta Lei, os veículos apropriados às características do serviço e que satisfaçam à especificação, normas e padrões técnicos estabelecidos pelos órgãos competentes, observando:
- veículos dotados de motores com potência mínima de 125 cilindradas e máxima de 250 cilindradas e ter, no máximo, 05 (cinco) anos de vida útil e em perfeito estado de conservação e funcionamento. Os veículos deverão, ainda, ser registrados pelo órgão de trânsito do Estado, na categoria aluguel, para transporte de passageiro ou carga, em conformidade com o artigo 135 do Código de Trânsito Brasileiro e legislação complementar.
Para que exerça essa atividade e conforme o artigo 5º do Projeto de Lei do vereador Felipe César – FC, o profissional deve ter completado 21 anos, possuir habilitação, por pelo menos 2 anos na categoria “A”, ter sido aprovado em curso especializado, usar colete de segurança e capacete dotado de dispositivo retrorefletivos e apresentar atestado de sanidade física e mental, entre outros.
Quanto ao número de autorizações para o serviço de transporte público remunerado o Projeto estabelece que será na proporção de 200 motos para cada 100 mil habitantes (MOTOTÁXI), sendo que para MOTOBOY e MOTOFRETE será feito o cadastramento de todos os interessados que preencherem os requisitos da Lei.
Sobre as tarifas, o artigo 26 esclarece que “a exploração do serviço de que trata esta Lei, é remunerado por tarifa com base em planilha de custos, contendo metodologia de cálculo, parâmetro e coeficientes técnicos em função da característica e peculiaridade do sistema.
Para o autor da proposta, vereador Felipe César – FC, a implantação desse serviço se faz necessária pois Pindamonhangaba está experimentando um crescimento muito significativo e, além de facilitar aos usuários um novo sistema de transporte de passageiros e cargas, irá gerar emprego e renda para os profissionais que executarem essa importante atividade social e comunitária”.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

João do Pulo receberá Rebanhão durante o Carnaval




A RCC (Renovação Carismática Católica da Diocese de Taubaté), em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba, realizará durante o Carnaval, um Rebanhão no João do Pulo, que este ano, tem o objetivo de unir muitos fiéis, em cada dia do evento. Toda a programação está destinada para o público de todas as idades, unindo muita animação e religiosidade.
A abertura do evento será dia 22 de fevereiro, às 20 horas, com uma Celebração Eucarística, presidida pelo padre Afonso Lobato. Do dia 23 a 25, o evento começa às 10 horas da manhã, com o término às 20 horas, com a missa.
“O Rebanhão é uma opção de comemoração do Carnaval muito bonita e tradicional em nossa cidade, por isso, a Prefeitura está apoiando na medida do possível, tanto o evento que será realizado no Zito quanto no João do Pulo”, disse o coordenador de eventos da Prefeitura de Pindamonhangaba, Ricardo Flores.
Também acontecerá Rebanhão no Zito, em Moreira César.

Confira a programação

- Sábado (22)
20 horas – Celebração Eucarística

- Domingo (23)
10 horas – Oração com os servos
11h45 – Almoço
13 horas – Santo Terço
14 horas – Animação
14h45 – Pregação com Junior Corradini
15h50 – Intervalo
16h15 – animação
16h45 – Pregação com Angelino Andrade
17h50 – Intervalo
18h10 – Exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento
19 horas- Intervalo
20 horas – Celebração Eucarística

- Segunda-feira (24)
10 horas – Oração com os servos
11h45 – Almoço
13 horas – Santo Terço
14 horas – Animação
14h45 – Pregação com Jorge Amaral
15h50 – Intervalo
16h15 – animação
16h45 – Pregação com Léo
17h50 – Intervalo
18h10 – Exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento
19 horas- Intervalo
20 horas – Celebração Eucarística
- Terça-feira (25)
10 horas – Oração com os servos
11h45 – Almoço
13 horas – Santo Terço
14 horas – Animação
14h45 – Pregação com Padre Celso Longo
15h50 – Intervalo
16h15 – animação
16h45 – Pregação com Gilson Nagrin
17h50 – Intervalo
18h10 – Exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento
19 horas- Intervalo
20 horas – Celebração Eucarística










Rafael Goffi esclarece caso do MDB



Em visita ao deputado estadual Jorge Caruso, em São Paulo, o vereador Rafael Goffi fez um vídeo junto com ele, onde esclarece que o partido MDB não mudará de direção. Essa semana saiu um boato de que o partido iria ser passado para o Dr. Rubens Freire e sua esposa Andréia, com consentimento de Skaf.
Rafael Goffi tranquilizou todos os pré-candidatos a vereadores do partido dizendo que tudo continuará como está, e o deputado Caruso confirmou a informação e esclareceu que a diretoria do partido nem estava a par da mudança da presidência do MDB de Pindamonhangaba.  
Caruso é um dos lideres do partido em nível nacional.  

Carnaval Solidário Pindamonhangaba 2020 terá atrações para todas as idades



A Prefeitura de Pindamonhangaba está finalizando os preparativos para o Carnaval Solidário 2020. Todos os setores da administração municipal estão se mobilizando para oferecer uma grande festa para a população, com segurança e estrutura.
A programação teve início no último final de semana, com o Festival de Marchinhas e os dois dias de Pré-Carnaval em Moreira César. A festa carnavalesca teve continuidade na quarta-feira (19), com o desfile do bloco da Ferroviária, às 19 horas, e na quinta (20), o Carnarobô, na Boa Vista. Nesta sexta-feira (21), tem Socó da Madrugada, a partir das 19h no Largo do Quartel, com saída às 22 horas pelas ruas do centro da cidade.
Sábado, domingo, segunda e terça-feira de carnaval, haverá programação durante o dia inteiro. Bloco das Dondodas, Juca Teles, Barbosa e Bloco Pé na Cova irão arrastar multidões pelas ruas da cidade. Na Praça do Quartel, será realizada a Matinoite, e no Parque da Cidade, show com Djs e Sambatuque. Os blocos de Pinda irão desfilar no domingo. Outra atração de domingo é o bloco Os Crides, que se apresenta no Bosque da Princesa, a partir das 10 horas, com as melhores músicas dos Titãs em ritmo de carnaval. Confira a programação completa nesta página e prepare sua fantasia para curtir a festa.
De acordo com o assessor de Eventos da Prefeitura, Ricardo Flores, a intenção é realizar uma festa bonita e segura para toda a família. “O Carnaval é uma das maiores festas do ano e mobiliza todos os setores da Prefeitura. Nosso objetivo é, mais uma vez, organizar um evento que ofereça para a população uma programação diversificada, com toda a estrutura e segurança”, garantiu.
O Carnaval de Pinda também é solidário. O estacionamento do Parque da Cidade será cobrado e a renda será revertida para as instituições assistenciais cadastradas de Pindamonhangaba.

Secretaria de Saúde estará presente

A equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura estará presente nos dias de carnaval, com tendas de Ambulatório, com equipe de enfermagem e, dando suporte ao atendimento, ambulâncias do município e terceirizadas, que encaminharão as urgências e emergências para o Pronto-Socorro.

Praça da Bíblia terá carnaval inédito

Uma opção à folia no centro da cidade é o projeto Música na Praça, realizado em parceria com o Departamento de Turismo da Prefeitura, na Praça da Bíblia (em frente ao cemitério). A iniciativa inédita contará com três dias com as melhores marchinhas dos anos 70, apresentadas pela banda Palco Show. Será nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, das 19 às 22 horas, com entrada gratuita.

Pinda lança ação para prevenir doenças e gravidez não desejada no carnaval

Além das tendas de Ambulatório, a Secretaria de Saúde realiza a campanha “Sexo Seguro no Carnaval”, para conscientizar e prevenir contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis.  A campanha visa a prevenção das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como HIV/AIDS, Sífilis, além de gestação indesejada. Desde modo, o município vai disponibilizar 7.200 preservativos masculinos, 800 preservativos femininos, panfletos e cartazes gratuitamente em pontos estratégicos durante o Carnaval Solidário 2020.

Apae terá grito de carnaval

Na sexta-feira (21), às 14 horas, a Apae de Pindamonhangaba realiza o Carnapae na rua em frente à instituição, localizada no Crispim. O percurso será ao redor da escola, com apoio da Prefeitura. O evento será em horário e dia letivo dos alunos, mas a comunidade está convidada para participar.


Pindamonhangaba alerta sobre prevenção à dengue para o período de carnaval



Com o estado de alerta no município de Pindamonhangaba em decorrência da 1ª ADL do ano - janeiro de 2020 - com média de 4.3 – os munícipes devem continua com as devidas atenções voltadas à prevenção da transmissão da dengue no período carnavalesco.
“Fazendo um comparativo com o mesmo período de 2019, passamos do índice médio da cidade de 3.6 para 4.3, um acréscimo de 19,4 % que nos colocando em alerta maior, visto que os índices representam que a cada 100 imóveis visitados, no mínimo 4, chegando até 9 imóveis, foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti  transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela”, afirmou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos a Saúde, Rafael Lamana.
Neste período de festa com o alto fluxo de pessoas que viajam com destino ao litoral norte do estado de São Paulo deve ter atenção redobrada, pois podem deixar seus imóveis fechados na cidade sede e também podem encontrar os imóveis nas mesmas condições no município de destino, podendo se deparar com criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Lamana explica que a participação da população é fundamental para o enfrentamento da epidemia. As ações são de cunho simples com adoção de atitudes básicas referente ao tema sanitário e epidemiológico, eliminando qualquer objeto inservível, exposto a céu aberto,  que possa acumular água e ser um potencial criadouro do Aedes aegypti em seu imóvel, e não sendo possível, adotar medidas, diárias, com um olhar e atitudes críticas nestes objetos, pois o maior local de incidência dessas larvas estão nas residências (bebedouros para animais, depósito de água não ligada à rede de abastecimento, potes, lixo no quintal, sucatas, pratos e vasos de plantas e ralos externos).


Pinda terá fiscalização na venda de bebida alcoólica para menores



A Secretaria de Saúde da Prefeitura, em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual, promoverá fiscalização na venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos.
Com intuito de coibir a venda e o consumo de bebida alcoólica a menores de 18 anos, a Vigilância Sanitária Estadual estará em Pindamonhangaba, no período carnavalesco, promovendo ações de conscientização e fiscalização previstas na Lei Estadual 14.592/2011.
A Lei Estadual visa proibir a venda, oferta, fornecimento, entregar e permitir o consumo de bebida alcoólica a menores de 18 anos de idade, podendo o infrator ser autuado no valor que variam de R$ 2.761,00 a R$ 138.050,00, podendo a chegar a interdição do estabelecimento e cassação do cadastro de contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS.
“A fiscalização ocorrerá diuturnamente e o estabelecimento que promover e ou for flagrado consentindo o uso ou a comercialização de bebidas alcoólicas a menores de idade será autuado e poderá ter a seu Alvará de Funcionamento / Licença de Funcionamento cassado e, por conseguinte a paralização das atividades”, informa o diretor da Vigilância da Sanitária de Pindamonhangaba, Rafael Lamana.
Os comerciante e ambulantes deverão se manter atentos aos avisos de proibição de venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos, que deverão estar afixados em locais visível e atendendo as medidas estabelecidas, disponível para ilustração no endereço eletrônico http://www.alcoolparamenoreseproibido.sp.gov.br/


Prefeitura inaugura Caps Infantil nesta sexta-feira


Pindamonhangaba recebe, oficialmente, nesta sexta-feira (21), às 10 horas, um avanço inédito nos serviços de saúde mental: a sede do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil, que iniciou os trabalhos nos primeiros dias deste ano, vem buscando qualificar-se para iniciar um trabalho de qualidade para a população.
O Centro de Atenção Psicossocial CAPS Infantil compõe a rede de atenção à saúde mental do município e é voltado ao atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais severos e persistentes. Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Em Pindamonhangaba, existe um termo de compromisso com o Ministério Público desde 2012 sem a efetiva realização. “Na atual gestão fizemos um acordo com o MP para que esse trabalho seja implantado em duas fases. Estamos iniciando a primeira etapa e após o concurso público teremos o segundo momento para assim dar um atendimento de mais qualidade, integrando o Caps I com o Caps Adulto, Caps Álcool e Droga e o nosso ambulatório de Saúde Mental”, afirmou Mariana Freire, secretaria adjunta de Saúde.
O Caps Infantil em Pindamonhangaba está na Av. Albuquerque Lins,245, centro, próximo à Receita Federal. 


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Prefeitura disponibiliza plataforma 1DOC para cidadãos


Lançamento para imprensa e entidades de classe será realizado a partir desta semana

A Prefeitura de Pindamonhangaba vai apresentar para a imprensa a plataforma digital 1Doc no dia 20 de fevereiro, às 14 horas, no Auditório municipal. Na mesma data, serão feitas as apresentações para os engenheiros, arquitetos e contadores.
Além das ações na sede da Prefeitura, a Prefeitura está realizando palestras para apresentação da plataforma em outras instituições, como a OAB, e também em empresas da cidade.
O sistema, provisoriamente chamado de “Prefeitura sem Papel”, está sendo instalado desde janeiro de 2020 na administração municipal, para economia e agilidade na comunicação interna e externa entre a administração municipal e os munícipes, acabando com o uso de papéis para impressões de solicitações, processos, memorandos e outros documentos.
Além de facilitar para o cidadão e para o funcionário, e gerar economia, a nova plataforma funciona 24 horas por dia, os sete dias da semana, basta acessar pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento para ter acesso, tanto para dar entrada em processos quanto para acompanhar o andamento dos trâmites internos relativos a essa solicitação.
De acordo com o secretário adjunto de Administração, Danilo Velloso, responsável pela implantação da nova plataforma, o objetivo da Prefeitura é garantir agilidade e dinamismo no trâmite de processos. “Uma pessoa pode solicitar inscrição para uso de solo, fazer pedido para fiscalização de terreno, abertura de empresa, apresentar planta de construção, recorrer de notificações e dezenas de serviços sem sair de casa. Ela poderá fazer isso de qualquer lugar, basta usar um celular ou computador”, disse. Ele explicou que o sistema também vale para os profissionais liberais e empresas. “Os contadores, engenheiros, empresários e demais profissionais também podem fazer todos os serviços de sua casa ou escritório. Estamos garantindo agilidade e eficiência no atendimento e resolução das questões”, afirmou, lembrando que além de todos os benefícios, a nova plataforma cria uma situação favorável a investimentos em Pindamonhangaba, pois proporciona segurança jurídica e ainda mais transparência. “Internamente, a nova plataforma vai otimizar e agilizar a resolução de problemas, criando inclusive um painel de dados para tomada de decisões estratégicas, sem falar na melhoria na gestão dos recursos humanos”, complementou.
Ainda segundo o secretário adjunto de Administração, a implantação do 1DOC vai gerar aos cofres públicos uma economia de R$ 10 milhões nos primeiros 12 meses, somente considerando os gastos com impressão de papel e combustível para a entrega de documentos físicos. “Já temos um grande ganho, alguns processos que demoravam meses, passaram a ser executados em minutos”.

Senai de Pinda oferece curso de técnico de segurança do trabalho



O Senai de Pindamonhangaba está com inscrições abertas para o curso de técnico de segurança do trabalho. O curso tem duração de 18 meses e está previsto para iniciar no dia 06 de abril. As inscrições são limitadas e podem ser feita na sede da escola.
Os interessados em fazer o curso devem estar cursando o ensino médio ou já ter concluído. O curso será semipresencial, sendo 80 % à distância e 20 % nos encontros mensais que ocorrerão na Escola Senai de Pinda, sempre às sextas-feiras a noite e aos sábados no período integral.
O curso tem um investimento de 26 parcelas de R$ 155,00. Os interessando podem entrar em contato com o Senai para participar da reunião explicativa do projeto.
O Senai de Pindamonhangaba fica na Avenida Abel Correia Guimarães, 971. Mais informações no telefone (12) 2126-9888.


Rubens Freire toma MDB de Rafael Goffi



O Dr. Rubens Freire assumirá em breve a direção do MDB de Pindamonhangaba, o partido era liderado até então pelo vereador Rafael Goffi. Freire é amigo de longa data de Paulo Skaf, um dos lideres do partido, que teve acesso ao sistema do MDB e revogou a nomeação de pré-candidatos feita por Rafael Goffi.
A presidência ficará por conta da esposa de Rubens Freire, Andréia Auxiliadora Gonçalves, que deverá montar um time de pré-candidatos para as eleições deste ano. Existe uma possibilidade de que se Paulo Torino venha a ser vice-prefeito na chapa de Vito Ardito que o MDB apoie ele.
Ontem a noite conversamos com Rubens Freire e ele confirmou a informação e disse que o partido já está fazendo o procedimento de anulação da atual direção e a homologação da nova.     

--

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Participação de Pinda na receita do Estado é a maior dos últimos 9 anos e confirma crescimento



Após a confirmação do CAGED (Ministério do Trabalho) de que Pindamonhangaba foi a cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba que teve maior saldo em geração de vagas no mercado de trabalho em 2019, agora outro índice confirma o franco crescimento da economia do município.
Recentemente, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo publicou os dados definitivos do Índice de Participação dos Municípios (IPM) do ano base de 2018, que define os repasses do Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) para os 645 municípios paulistas em 2020.
A participação de Pindamonhangaba na arrecadação do Estado de São Paulo obteve o índice maior dos últimos nove anos. Comparando os índices dos últimos quatros anos o crescimento foi de 27%. “Em 2015, o índice de participação de Pinda na receita do Estado representava 0,3964 e com o fechamento de 2018 esse índice foi para 0,5042, o que representa um crescimento de 27% nos últimos quatro anos”, afirmou Álvaro Staut, Secretário de Desenvolvimento Econômico.
Os repasses de ICMS aos municípios são liberados de acordo com os respectivos Índices de Participação dos Municípios, conforme determina a Constituição Federal. Também neste quesito o crescimento da arrecadação é inquestionável. Com o fechamento da arrecadação em 2019, a arrecadação de ICMS, IPVA e IPI registrou crescimento histórico nos últimos quatro anos.  
“Se compararmos o nosso ICMS o aumento foi de 39% nos últimos 4 anos. Isso demonstra o crescimento da nossa economia, a vinda de novas empresas, um comércio forte e com visão empreendedora, uma administração parceira e que busca apoiar e facilitar a vida de quem produz”, afirmou o prefeito Isael Domingues.
Valores em milhões R$
2019
2018
2017
2016
Variação %
ICMS
146,7
132,6
103,3
105,1
39 %
IPVA
23,7
22,3
21,9
21,1
12%
IPI
1,03
1,06
744 mil
719 mil
40%

Com a consolidação dos valores arrecadados em 2018, Pindamonhangaba subiu uma posição no ranking entre os 645 municípios paulistas com maior participação no repasse das receitas. Após permancer na 40ª posição em 2016 e 2017, a cidade passou para 39º lugar no fechamento definitivo de 2018 e está a frente de cidades mais populosas como Americana, Presidente Prudente, Araçatuba, Araraquara, São Carlos e Franca.