No ano passado, turnover no setor
atingiu 36,1%, leve aumento ante 2016
Pindamonhangaba, 9 de maio de
2018 – Em 2017, a taxa de rotatividade do mercado de trabalho do comércio
varejista de Pindamonhangaba atingiu a segunda menor marca desde 2007, aos
36,1%. Apesar de um leve aumento ante os 33,5% de 2016, o turnover no setor
local segue bem inferior ao ápice anual registrado em 2014, de 50,3%.
O levantamento é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), elaborado com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O estudo foi apresentado nessa terça-feira (8/5), durante reunião da Coordenadoria Sindical Leste, realizada pela Entidade e o Sindicato do Comércio Varejista de Pindamonhangaba.
Fonte: CAGED –
Ministério do Trabalho
Elaboração e
Cálculos: FecomercioSP
O estudo mostra que, em 2017, as
lojas de materiais de construção registraram a maior rotatividade de mão de
obra no varejo de Pindamonhangaba, de 63%. Em seguida, aparecem as lojas de
vestuário, tecidos e calçados, com turnover de 40,4%, seguidas pelas lojas de
eletrodomésticos e eletrônicos, de 36,4%. Na contramão, a menor movimentação de
trabalhadores foi verificada nas lojas de autopeças e acessórios, de
26,6%.
De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, a taxa de rotatividade costuma acompanhar o desempenho da geração de vagas. Em momentos de baixa no mercado de trabalho, como o registrado de 2015 a 2017, as admissões ficam inferiores aos desligamentos, refletindo no recuo da rotatividade. A Federação ressalta que, altos índices de turnover prejudicam o quadro de empregos formais do País, já que impactam diretamente em custo, com recrutamento e seleção e gastos administrativos com admissões e desligamentos, por exemplo. Tal cenário, quando não relacionado às sazonalidades, corroem a produtividade econômica, reforçando a importância da modernização das relações trabalhistas, que simplifiquem e ampliem a segurança jurídica para empresários e trabalhadores.
Halo, eu sou Helena Julio, do Equador, quero falar bem sobre os investidores financiadores de Le_Meridian sobre este tópico.Le_Meridian Funding Investors me dá apoio financeiro quando todos os bancos da minha cidade recusaram meu pedido de conceder-me um empréstimo de 500.000.00 USD, eu tentei tudo que pude para conseguir um empréstimo de meus bancos aqui no Equador, mas todos eles me recusaram porque meu crédito era baixo, mas com a graça de Deus eu vim a saber sobre Le_Meridian, então eu decidi dar uma tentativa de aplicar para o empréstimo. com a vontade de Deus eles me concederam um empréstimo de 500.000,00 USD o pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador me recusaram, foi realmente incrível fazer negócios com eles e meu negócio está indo bem agora. Aqui está Le_Meridian Funding Investment Investment Email/WhatsApp Contact se você deseja aplicar o empréstimo de them.Email:lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.comWhatsApp Contato: +1-989-394-3740.
ResponderExcluir