Esta coluna e de responsabilidade do autor |
Muita gente critica as pessoas que criticam, no meu caso as críticas são
nos erros e aponto acertos. Não podemos arredar o pé na fiscalização, pois, se
o controle social (que são os conselhos municipais) e a Câmara Municipal, cujo
alguns vereadores dizem amém aos desmandos do prefeito, não fazem esse papel,
façamos nós. É dever de todos os cidadãos e todas as cidadãs zelar pelo seu
município.
17 milhões......e meio
É o valor das reformas contratadas pela atual gestão para realizar a
manutenção de telhados, elétrica e hidráulica nas escolas. O prefeito diz que
serão 57 unidades a serem reformadas, mas, desse total nove unidades foram
construídas nos últimos cinco anos, outras 12 foram reformadas e ampliadas
entre 2015 e 2016?
Reformas I
No objeto da licitação fala manutenção de telhados, elétrica e
hidráulica, mas quando abrimos a ata de registro de preços encontramos portas,
piso vinílico, fechadura, dentre outros... Por que não colocou no objeto a
reforma geral predial?
Reformas II
O prefeito foi fazer um vídeo na Escola Municipal Rachel
Loberto, no Vale das Acácias, e ao postar levou uma saraivada de
reclamações de mães que disseram que as obras estavam sendo realizadas com as
crianças dentro da escola. Uma mãe reclamou que sua filha disse ao chegar em
casa que os trabalhadores estavam andando sobre as telhas acima da cabeça das
crianças. Oras, que planejamento é esse?
Outra mãe disse que tudo foi avisado em cima da hora.
Reformas III
Uma circular do secretário de Educação, aquele do sorriso forçado, sem
data, pois é práxi não colocar datas nos documentos enviados às escolas, tenta
empurrar tais obras para as gestoras, pois elas preencheram uma pesquisa e nela
constava que a maior reclamação era a estrutura física, mas, estrutura física
nem sempre é falta de manutenção e sim de espaços como salas de aula,
bibliotecas e outros.
Reformas IV
Na mesma circular enviada, elencam algumas unidades que sofrerão
manutenção e pasmem, até escolas que receberam manutenção de telhados e
ampliação na gestão passada passarão por reformas, é o caso das escolas André
Franco Montoro e Orlando Pires, vão reformar até a Escola Seu Juquinha, no
Liberdade, que foi entregue a população em 2012.
Índice
Todas as administrações municipais tem, por obrigação, que investir 25%
do orçamento na Educação e investir significa aplicar da melhor maneira e
planejado o montante para o desenvolvimento da Educação. De nada adianta chegar
aos 25% no final do ano fiscal e grande parte desse índice ser atingido por uma
desova em determinado "investimento", pois o Tribunal de Contas
também verifica a efetividade da aplicação dos recursos.
Piso intertravado
No final da gestão passada foi deixado um contrato para a instalação de
piso intertravado nas escolas, principalmente onde as escolas possuem grande
parte do seu pátio em terra. O contrato vence em outubro e não foi colocado
nenhum m². A Escola Padre Zezinho, por exemplo, foi entregue com parte do pátio
sem piso, na pura terra.
ASG's
Está o maior reboliço entre as assistentes de serviços gerais na
Educação, pois, pelo que fiquei sabendo, estão diferenciando as ASG's que
receberão o adicional de insalubridade, criando até rodízio para receber tal
benefício. Um absurdo!
Será que o secretário de Administração, que bradava na antiga gestão a
favor dos servidores, se esqueceu disso? Cadê a gestão humanizada e integrada
tão propagada pelo prefeito? Será que essa turma se esqueceu que eles estão lá
por causa dos servidores, que votaram em massa neles?
Mês dos professores
Foi falado pelo secretário de Educação na Ótima FM que terão um baile
para comemorar, dentre outros eventos, mas, a pergunta de vários educadores é:
quem vai pagar tal baile?
Filial da USP
Ledo engano, mas, as viagens nas sextas-feiras de gente graúda da
Secretaria de Educação, querendo transformar a Rede Municipal de Ensino uma
filial da USP não está dando certo. Conheço escola privada de ensino infantil
de pequeno porte com mais governança do que a atual gestão da Secretaria.
É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de
tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a sua prática. (Paulo
Freire)
Nenhum comentário:
Postar um comentário