*reportagem especial pelo Procurador Antonio Florencio
Já parou pra pensar como é difícil fazer a engrenagem de um país do tamanho do Brasil funcionar? São 200 milhões de pessoas e muitas delas, ainda, sem acesso a direitos básicos previstos na Constituição.
Mas nessa grande máquina chamada Brasil há também muita gente trabalhando pra garantir e ampliar os nossos direitos fundamentais. Gente que atua para que as peças girem e façam o país andar.
Esse é o papel de um procurador municipal concursado, mostrar o caminho certo para que os gestores públicos possam realizar projetos que melhorem a vida nas cidades. Eles atuam como advogados do Município em favor do interesse público, dentro e fora dos tribunais.
Mas como isso é feito na prática?
Imagine que uma cidade precise de um posto de saúde e, quase todas precisam. O prefeito contrata uma construtora, mas antes realiza um procedimento chamado licitação. É aí que entram os procuradores municipais. Eles analisam os editais e contratos para que sejam feitos de acordo com a lei, garantindo igualdade entre os concorrentes e a melhor aplicação do dinheiro público, sem fraudes, sem desvios.
Também faz parte das funções de um procurador ajudar os prefeitos na formulação das leis.
Já nos tribunais o trabalho é diferente, mas sempre em defesa do que é de interesse da população.
É o procurador que representa o Município quando este é autor ou réu em processos na Justiça.
Na cobrança dos tributos por exemplo, cabe ao procurador buscar em juízo as receitas que serão aplicadas em diversos projetos para as cidades e para os que nela residem.
É por isso que fortalecer a atuação desses profissionais é garantir a realização dos direitos dos cidadãos.
E esse é o compromisso da Associação dos Procuradores Públicos dos Municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte - APMVale e dos Procuradores do Município de Pindamonhangaba.
Contamos com você para fazer sempre mais!
Essa deve ser a terceira ou quarta matéria que eu vejo aqui defendendo e exaltando o trabalho dos advogados municipais, claro que eu acho que acho válida toda forma de valorização do servidor público, mas será que não esta na hora Magui de mostrar também a importância de outros cargos dentro do quadro municipal? Por que vendo os textos fica a impressão de que só existe o advogado municipal, ou que ele é o único cargo importante para o município.
ResponderExcluirParabéns aos Procuradores; que comentários assim não parem o BRILHANTE TRABALHO dos mesmos.
ExcluirAPMVale!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tem uma coisa que eu acho impressionante aqui no blog, a maioria das matérias não tem muitos comentários, e quando tem são um ou dois.
ExcluirMas sempre que alguém faz algum comentário contrário às opiniões do dr Antonio aparecem várias pessoas para defendê-lo, e sempre com um nome totalmente fake como esse DIR, DER ou qualquer outra coisa... curioso que ele não teve todo esse apoio na última eleição não é?
Onde estavam essas pessoas que o defendem tanto?
Jairo, o sr. não passa de um invejoso, que quer ofuscar o sucesso alheio... Se o procurador Antonio teve quase 200 votos, foi fruto de muita dedicação e trabalho, e quem sabe se daqui a duas ou três eleições (se for dobrando o número de votos) ele não se torna vereador e trabalhe para o bem comum do municipio. Com certeza ele conseguirá atingir suas metas, agora você JAIRO, terá que observar de beeeeem longe o sucesso do querido PROCURADOR.
Excluir