quarta-feira, 25 de maio de 2016

Falta de manutenção nos trens da EFCJ



Recebemos em nossa redação uma denúncia em relação a manutenção dos trens da Estrada de Ferro Campos do Jordão.
“Venho como forma de aviso informar que não está havendo qualquer manutenção nos trens da Estrada de Ferro Campos do Jordão, principalmente no trem que faz o passeio pela serra, mesmo trecho inclusive que aconteceu o acidente em 2012.
É com propriedade que afirmo que a diretoria de manutenção não tem ideia do que está fazendo, prova disso é que o trem apresenta problemas em quase todas as viagens, deixando os passageiros no meio do caminho, para serem socorridos por ônibus terceirizados, tendo que ser devolvido o dinheiro dos mesmos, o que não paga o transtorno e os riscos.
Nesse fim de semana o passeio foi interrompido na sexta, no sábado e no domingo, sendo que no sábado os passageiros ficaram horas esperando solução no meio da serra e no domingo o horário da manhã precisou ser cancelado para que houvesse reparos, a tarde o engenheiro assegurou que estava tudo bem, mas o trem não retornou de Santo Antônio do Pinhal, por causa de defeitos na bateria.
Peço, por favor, que seja investigado, pois o diretor afirma que não há problemas, mas eles são praticamente diários, sendo alto o risco de um novo acidente.
Os diretores não aparecem em Campos do Jordão, nem mesmo diante dos defeitos no trem, a ferrovia está largada, e isso é inadmissível”.


Resposta da Estrada de Ferro Campos do Jordão

Oscilações nos desempenhos dos equipamentos são normais e a EFCJ – Estrada de Ferro Campos do Jordão obedece todos os protocolos de segurança, para que não haja nenhum risco aos seus usuários. A política de manutenção preventiva identifica quando existente alguma necessidade de manutenção mais profunda, que pode até levar a suspensão temporária da operação.
Nos permita nesta oportunidade, enfatizar as ações que tivemos oportunidade de esclarecer detalhadamente, em oportunidade recente, sobre os investimentos realizados pela atual gestão da estrada de ferro.
Desde 2010, quando a atual administração iniciou a modernização da ferrovia, investimos R$ 26 milhões, e não R$ 14 milhões, como publicado pelo blog, equivocadamente. Tal aporte visa garantir total condição de segurança à operação, em benefício dos usuários como também dos próprios funcionários. A maior parte desses investimentos não aparece facilmente aos olhos daqueles que utilizam a Estrada de Ferro, pois foi direcionada para a infraestrutura da via permanente e modernização técnica da frota.
Frota - Num feito inédito no Brasil, implantamos equipamentos de última geração em trens com mais de 90 anos. Duas automotrizes receberam computador de bordo, navegação por GPS e Caixa Preta. E, além da frota que serve aos passageiros, os recursos também foram aplicados em veículos de manutenção, como a Gôndola. E, basta uma visita às nossas oficinas de manutenção para se constatar que a reforma de trens continua.
Todo esse trabalho de modernização e recuperação de equipamentos, por acontecerem em veículos singulares, passam por testes complexos, acompanhados de perto pelas equipes de profissionais da CPTM –Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, numa parceria inédita.
Os processos de modernização são finalizados por critérios absolutamente técnicos e de segurança, sendo a resolução integral destes critérios a responsável pelo tempo de modernização.  Em resumo, não se realiza a entrega de um serviço até que todas as etapas exigidas tenham sido vencidas e que todos os testes tenham sido realizados.  Nos orgulhamos em ressaltar, que esse portfólio de conduta é inédito no país para veículos com mais de 90 anos.
E mais. A EFCJ está implantando um sistema de manutenção onde se antecipam problemas, monitorando a vida útil de cada componente. Veículo por veículo, faz-se um planejamento minucioso de manutenção e substituição de peças, estabelecendo soluções definitivas e não emergenciais. Anteriormente, não havia planejamento para a manutenção, sendo realizada apenas quando aparecia alguma ocorrência.
Em resumo, posso garantir que, ao assumir a administração da EFCJ, a nova gestão encontrou carros de passageiros históricos abandonados, verdadeiras relíquias se decompondo. Estes veículos estão sendo reformados, aproveitando a expertise tradicional dos funcionários da ferrovia. Tal conhecimento vem sendo documentado pela primeira vez, servindo de legado para as próximas gerações de profissionais. Um belíssimo trabalho que já foi matéria (foi avalizado) de reportagem pela TV Globo (Jornal Nacional) e Record, com excelente retorno. 
A nova gestão encontrou dois carros de aço nas oficinas, inadequados para a operação na linha. Um deles já foi reformado e será inaugurado como carro cafeteria nos próximos meses, trazendo dividendos positivos para a imagem da EFCJ e de Pindamonhangaba. Isso depois de passar por todos os trâmites legais de licitação em um processo absolutamente transparente.
Linha permanente - Reforço que, dificilmente notado pelo usuário, o investimento na linha permanente permitiu a troca de 14 mil unidades de dormentes, 20 mil metros de trilhos, além da construção de 4 mil metros de canaletas de drenagem e de 2.300 m3 de contenção de encostas. Os investimentos também permitiram a modernização de sete paradas (as com mais movimento de usuários), dotadas de acessibilidade e também na adequação deste mesmo item (acessibilidade) em três estações.
Quadro funcional - A nova gestão saldou um débito histórico com os funcionários da EFCJ, aprovando um novo plano de carreira, organograma funcional, além da atualização dos salários, há muito defasados quando aqui chegamos. Num compromisso com o futuro da empresa, conseguiu a aprovação de um concurso, repondo quadros e contratando pela primeira vez funcionários com curso superior.




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