terça-feira, 29 de abril de 2014

APEOESP analisa a qualidade da educação nas escolas estaduais



Em busca de uma educação pública de qualidade, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – APEOESP – em parceria com o Instituto Data Popular, realizou uma ampla pesquisa ouvindo professores, pais e alunos das escolas estaduais de SP. No total, 2.100 pessoas foram ouvidas. Os principais resultados você confere abaixo.
Principais problemas da rede estadual de ensino – A falta de segurança foi apontada como o maior problema pelos alunos, pais e professores.
Principal papel da escola – Para os pais é formar cidadãos, mas, para os alunos, o principal papel da escola é ensinar os conteúdos das disciplinas, juntamente com preparar para o mercado de trabalho.
O que é qualidade na educação? – Para a maioria dos entrevistados, qualidade é professor qualificado e valorizado.
Avaliação da escola – 50% dos pais avaliam a escola dos filhos como regular, ruim ou péssima. Já para os alunos, esse índice sobe para 67%.
Itens e espaços que a escola possui – Com a pesquisa foi possível concluir que faltam laboratórios, aulas de informática e acessibilidade.
Aproximadamente quantas vezes por mês os alunos tem aula livre por falta de professor? – Segundo eles, seis vezes por mês, ou seja, 5% das aulas.
O salário do professor é? – Apenas uma minoria considera o salário dos professores ótimo ou bom.
Professores complementam a renda? – 55% dos professores têm outro trabalho, seja dando aula em outras redes ou desenvolvendo atividades não ligadas ao magistério.
Tempo atual que os professores têm para planejamento e preparação das aulas é adequado? – 48% dos professores alegam ter jornada inadequada.
Participação dos pais nas atividades da vida escolar de seus filhos – 68% disseram participar da vida escolar dos filhos.
A escola possui um projeto político-pedagógico? – 95% dos pais não conhecem o projeto.
Pais participam das reuniões do Conselho de Escola? – Apenas 26% disseram que sim.
Quantas pessoas na escola são suas amigas? – Apenas 7% dos alunos não possuem nenhum amigo na escola. Fato que confirma que escola é espaço de sociabilidade.
Contra a progressão continuada – 63% dos professores, 94% dos pais e 75% dos alunos são contra a progressão continuada aplicada pelo governo estadual, pois a maioria deles acredita que os alunos passam de ano sem saber o conteúdo.
Alguma vez já passou de ano sem ter aprendido a matéria? – Quase metade dos alunos (46%) respondeu que sim.
Principal solução – Para os professores a solução está na melhora da infraestrutura. Para os pais e alunos, a solução está em atividades extracurriculares.

“Para nós, a garantia de ensino de qualidade é indissociável da valorização do magistério, das condições de trabalho e de ensino-aprendizagem dos alunos. A qualidade da educação precisa ser assegurada não apenas pelas condições estruturais das escolas, um dos fatores fundamentais, mas, sobretudo, pela implementação de políticas educacionais que assegurem ao longo de um largo período o atendimento das necessidades e anseios dos estudantes e de suas famílias” – fala da presidente da APEOESP, Maria Izabel Azevedo Noronha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário