segunda-feira, 30 de novembro de 2020

CARDÁPIO DESTA SEGUNDA FEIRA


 Marmitex acompanha arroz, feijão, macarrão, 1 opção de proteína, acompanhamentos e salada.


✅ Escolha uma opção

Picadinho

Frango frito com nhoque

Filé de frango

Linguicinha com fritas

Carne moída com batata





✅acompanhamento

Macarrão

Repolho refogado

Mandioca frita



✅salada

Couve flor brócolis e cenoura


 FIT  🍆


🔴 Marmitex acompanha arroz integral + 1 opção de proteína + acompanhamentos.


✅ Escolha uma opção:

Filé de frango grelhado

Carne moída com batata

Picadinho



✅acompanhamento

Repolho refogado

Abóbrinha



✅salada

Couve flor brócolis e cenoura

CONSCIÊNCIA NEGRA?

 




Ítalo Mantovani*

 

Uma pesquisa mais apurada na internet, em específico, no Banco de Dados do Comércio Transatlântico de Escravos, mantido pela Universidade Emory (Estados Unidos). Percebemos que entre os anos de 1502 e 1866, 11,2 milhões de africanos sobreviveram à terrível travessia oceânica e chagaram como escravos ao Novo Mundo. Dos 11,2 milhões de africanos, apenas 450 mil desembarcaram nos Estados Unidos e para o Brasil foram 4,8 milhões, isto é, em 364 anos nosso país concentrou mais de 43% do comércio de escravos para a América.

Oficialmente, a escravidão acabou em 188, mas o Brasil jamais se empenhou, de fato, em resolver “o problema do negro” segundo o Nina Rodrigues. Liberdade em nosso país nunca significou, para ex-escravos e seus descendentes oportunidade de mobilidade social ou melhoria de vida. Pessoas que nunca tiveram acesso a terras, bons empregos, moradias decentes, educação, assistência, segurança e outras oportunidades disponíveis para os brancos.

Dados mais atuais mostram que negros e pardos (inclui mulatos e uma ampla gama de mestiços) representam 54% da população brasileira; com 78% de participação entre os 10% mais pobres, por outro lado, na faixa de 1% mais rico essa proporção inverte-se e chega apenas a 17,8% que são descendentes de africanos. Outro grande exemplo, do senso comum, é falar que é só estudar que alcança seus objetivos, mas de acordo com dados oficiais enquanto 22,2% da população branca têm 12 anos ou mais de estudo, a taxa é de 9,4% para população negra. O índice de analfabetismo entre negros em 2016 era de 9,9%, mais que o dobro do índice entre os brancos. Isso acarreta o desemprego que chegou a 13,6% para a população negra e nem 10% para os brancos.

Na Segurança Pública o abismo é das mesmas proporções. Um homem negro tem oito vezes mais chances de ser vítima de homicídios no Brasil que um homem branco. Representaram 75,7% das vítimas de homicídios, com uma taxa de homicídios por 100 mil habitantes de 37,8. Comparativamente, entre os não negros (soma de brancos, amarelos e indígenas) a taxa foi de 13,9, o que significa que, para cada indivíduo não negro morto em 2018, 2,7 negros foram mortos. Da mesma forma, as mulheres negras representaram 68% do total das mulheres assassinadas no Brasil, com uma taxa de mortalidade por 100 mil habitantes de 5,2, quase o dobro quando comparada à das mulheres não negras.

Este cenário de aprofundamento das desigualdades raciais nos indicadores sociais da violência fica mais evidente quando constatamos que a redução de 12% da taxa de homicídios ocorrida entre 2017 e 2018 se concentrou mais entre a população não negra do que na população negra. E mais de 60% da população carcerária é negra.

Do outro lado, nossos policiais também sofrem com essa criminalidade. Dois a cada 3 dos 172 policias assassinados em 2019 eram negros. Pardos e pretos representam 65,1% dos policias militares e civis vítimas de crimes violentos letais intencionais, quando estavam em serviço ou em período de folga. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Brancos são a maioria (53%) dos integrantes da polícia militar e civil. Contudo, representam 1/3 dos assassinatos de policiais.

Alguns dos pontos principais que trazem a tona o motivo dos policiais estarem morrendo é de que, são, em geral, de nível operacional e são recrutados no mesmo segmento socioeconômico que concentra o maior número de negros. Então, policiais jovens que estão sendo mortos fazem parte do mesmo segmento socioeconômico e demográfico, que, em geral, mora nas periferias. Isto é, não temos uma política pública para nossos policiais também, apenas o colocamos em prontidão, para servir a população, mas não criamos condições necessárias para que todo seu ciclo de desvalorização, durante a vida, mude com a entrada na corporação.

Essas cifras são o alto preço que o Brasil paga ainda hoje pelo abandono de sua população negra à própria sorte na época da Lei Áurea. Para Joaquim Nabuco, abolicionista pernambucano do século XIX, os brasileiros continuam condenados a permanecer no atraso enquanto não resolverem de forma satisfatória a herança escravocrata, ou seja, não basta só à liberdade, precisamos incorporar a sociedade como cidadãos de pleno direito. Enquanto isso não acontecer, iremos continuar construindo e sustentando inúmeros mitos relacionados à história escravocrata.

 

 

v    Assessor de Coordenador na Secretaria da Segurança Pública do Estado de SP

Formado em Gestão de Políticas Públicas pela USP

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional

Professor de Cursinho pré-vestibular em São Paulo

Contato: italocmantovani@gmail.com

                                             

 

Pedro Branco & Zé Moreno



Caipira no Médico

Pedro Branco vai a uma consulta e o médico pergunta:

Médico Aparecido: O que senhor tem?

Pedro Branco: Uma muié, uma vaca e uma galinha...

Médico Aparecido: Não é isso... O que o senhor está sentindo?

Pedro Branco: Ah, tá! Vontade de largá a muié, vendê a vaca e comê a galinha com quiabo!

 

Disputa pelo Pato
Numa caçada pelo interior, um homem bem-vestido, da capitar, mira e derruba um pato selvagem. Mas a ave cai no terreno de uma casinha da roça...

Homem: (Batendo Palmas) Oooooh de casa?!?! Oooooh de casa

Zé Moreno: Poi não!

Homem: Gostaria de pegar uma coisa que caiu no seu terreno

Zé Moreno: Se é fruta e tá drento de casa é minha...

Homem: Não é fruta, é um pato de estava caçando... Então eu o alvejei com um tiro de minha espingarda novíssima de caça e ele caiu no seu terreno

Zé Moreno: Ocê me adescurpe mai se ta drento nas minhas propriedades o PATO É MEU!!!

Homem: Mais que audácia!!!

Zé Moreno: Mai é eudácia ou pato que caiu???

Homem: Seu Ignóbil este pato é meu...

Zé Moreno: Meu nome não é Nóber coisa nenhuma e o pato é meu

Homem: É meu...

Zé Moreno: É meu!!!

Como ninguém cede, Zé Moreno sugere resolver o problema à moda antiga:

Zé Moreno: Ocê é Home memo?

Homem: Mais é claro, muito mais que o senhor...

Zé Moreno: Então vamos arrezorvê isso com o pontapé caipira.

Homem- O quê? Não sei do que se trata

Zé Moreno:Vou expricá!  Eu lhe dou um chute bem forte na sua viria, depois ocê fai o memo comigo. Quem de nós dois gritar menos leva o pato.

Homem: Desafio aceito...

Zé Moreno se prepara e dá um pontapé daqueles nas “partes íntimas” do homem, que cai no chão e fica ali por uns vinte minutos. Quando consegue se levantar, diz ofegante:

Homem: Agora é minha vez!!!

Zé Moreno: Nada disso, não vamo arruma causo por causa de um pato neh! Oocê pode ficar com ele, nem de pato eu gosto...

 

Giro da Política


 
 Conforme portaria n° 5447, Ricardo Piorino assumiu como prefeito de Pindamonhangaba até amanhã 1º de dezembro. É mais uma força em seu currículo político, foi vereador, vice-prefeito e prefeito por uma semana. Será que a partir de janeiro será o subprefeito?

 

- Nem mesmo prestaram conta e muito menos foram diplomados, mas a articulação entre os 11 candidatos eleitos está forte. Oficialmente declarado como candidato a presidente do legislativo local tem dois, Cal e Carlos Moura ambos já foram presidente da casa e por fora corre Renato Cebola e Herivelto Vela. Uma coisa é certa, quem tiver 6 votos é o novo presidente.

 

- Tem secretários adjunto e assessores que podem ser o último mês de um belíssimo salário, segundo informações haverá mudanças no time para o próximo mandato. A expectativa é para ver quem fica, quem sai e quem chega.

 

- Durante este mandato, principalmente este ano, as dependências da fundação João Romeiro, responsável por editar o jornal oficial da cidade virou igreja e uma vez por semana em pleno horário de expediente era realizado cultos. Será que Dr. Isael e Ricardo Piorino tem conhecimento deste fato?

 

- Em Taubaté, o homem montanha ficou como 1º suplente do Republicano e provavelmente assumirá por alguns meses a cadeira no lugar da vereadora reeleita Vivi da Rádio. Boa sorte meu companheiro.

 

- Em Pinda a eleição ainda não acabou e o embate jurídico está a todo vapor e se a justiça eleitoral acatar pode haver mudança na composição do legislativo. Vamos aguardar.

 

- Pedimos a secretária do Meio Ambiente que se possível mande uma equipe para capinar a rua Faustino belotti rua da igreja Santo Antonio, pois o mato está alto e incomodando os moradores.     

      


sábado, 28 de novembro de 2020

Nota sobre o monumento em homenagem ao atleta João do Pulo



A Prefeitura de Pindamonhangaba informa que, por determinação do prefeito Isael Domingues e vice-prefeito Ricardo Piorino, realizou na tarde desta sexta-feira (27) a retirada do novo monumento em homenagem ao atleta João Carlos de Oliveira “João do Pulo”, da rotatória da Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso.

A decisão atendeu a repercussão popular registrada pelas redes sociais e visa realizar as devidas correções para que a homenagem seja realizada com a grandeza que o atleta merece.
Em breve a Prefeitura prestará informações de como o trabalho será feito e de que forma o município irá trabalhar para que o novo monumento apresente a melhor representação possível do atleta João do Pulo.

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Trabalhadores da Novelis fazem 2ª paralisação em 15 dias pela Campanha salarial

 

Crédito da foto: Gilson Leandro

Legenda: Assembleia que aprovou que o sindicato intensifique as negociações pelo abono salarial

 

Os trabalhadores da fábrica Novelis, em Pindamonhangaba, fizeram mais uma paralisação pela Campanha Salarial nessa sexta-feira, dia 27. Outra paralisação já havia ocorrido 15 dias atrás.

Em assembleia, a categoria reprovou a atual condição, sem nenhum valor de abono salarial, e aprovou que o Sindicato dos Metalúrgicos intensifique as negociações.

De acordo com o dirigente sindical na Novelis, Odirley Prado, a direção da fábrica se recusa a negociar com a entidade.

"Ainda não teve negociação, nem resposta da empresa. A empresa continua batendo recorde de produção, não teve crise, não parou de produzir na pandemia. O trabalhador reivindica e sindicato vai na busca pelo abono salarial", disse.

Desde julho, a categoria também discute problemas na PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

A Novelis atua no ramo do alumínio e emprega atualmente 1.300 pessoas em Pinda. Ela é subsidiária da Hindalco, a maior empresa do grupo indiano Aditya Birla.

Norbertinho Moraes é eleito vereador em Pindamonhangaba


  

Com longa experiência nas áreas pública e privada, Norberto Moraes, popularmente conhecido como Norbertinho, foi eleito vereador para exercer o cargo em Pindamonhangaba. 

 “Me preparei muito ao longo dos anos para exercer a função pública de vereador pelo bem da cidade e, principalmente, da população, ao fiscalizar e analisar constantemente o destino correto do dinheiro público”, comentou Norbertinho. 

 Uma das suas metas é a criação do gabinete itinerante, ao visitar os bairros e ouvir as demandas dos moradores. Além de manter a transparência das suas ações. “Dependendo do local que as pessoas moram, fica mais difícil e caro ao ter que pagar condução para ida à Câmara, devido a isso, quero estar onde o povo está, olhar nos seus olhos, e ouvir atento todas as suas sugestões”, explicou o vereador. 

 Na ocasião, agradeceu pelos votos recebidos. “Gratidão a todos que depositaram em mim a confiança da mudança, do trabalhar intensamente em prol da cidade e da nossa população, de continuar fiscalizando arduamente, sempre, sem perder os valores éticos e a favor da lei. Contem sempre comigo”.

 Os contatos com o vereador são:

 - WhatsApp: (12) 99633-4343

 - E-mails: norbertinhodepinda@gmail.com ou norbertinhodepinda@outlook.com.br 

 - facebook: https://www.facebook.com/norberto.moraes.7https://www.facebook.com/norberto.s.moraes ou https://www.facebook.com/norbertinhopinda 

 - Instagram: https://instagram.com/norbertinhomoraes?igshid=1s493c4ka2ff9

 

 

Começa a ser distribuída mais uma edição do Jornal O Regional


Estará começando a circular (27), a 285 edição do jornal O Regional com diversas notícias de Pindamonhangaba e região. Prefeitura anuncia antecipação do 13º salário e aquece economia de Pinda com R$ 20 milhões. Prestação de contas dos vereadores e Giro Politica entre outros. Confiram na integra está edição e compartilhe com seus amigos.















PROFESSOR EVERTON AGRADECE OS 983 VOTOS


 

O Professor Everton, que foi candidato a vereador em Pindamonhangaba pelo Republicanos, obteve 983 votos nessas eleições, e quase foi eleito. Foi a sua segunda tentativa para o Legislativo e ainda não foi dessa vez, mas ele conta que sente uma imensa gratidão por todo carinho recebido nessa campanha.

“O caminho não foi fácil mas conquistamos carinho, apoio e o respeito da população. Quero agradecer novamente você que acreditou, me recebeu e me apoiou nessa candidatura. Agradeço também a toda a minha equipe, que esteve ao meu lado e confiou no meu trabalho. O sentimento hoje é de gratidão. Obrigado por tudo e até breve!”, concluiu o candidato.

Professor Everton é formado em Educação Física pela Unitau e começou na política como assessor parlamentar do então vereador Ricardo Piorino. Também tem história no futebol de Pinda, sendo presidente do Colorado Escolinha de Futebol, da Vila São Benedito em 2012. Já deu aula na rede estadual e na educação infantil da rede privada de ensino. Foi secretário de esportes e lazer da Prefeitura de Pindamonhangaba da gestão do prefeito Dr. Isael, de 2017 a 2019.

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

CARDÁPIO DESTA QUINTA FEIRA


  •  Bife de pernil com tutu de feijão
  • Lasanha de berinjela
  • Dobradinha
  • Filé de frango


Prato especial :

  • Bife com fritas $16,00


  FIT :


🔴 Marmitex acompanha arroz integral + 1 opção de proteína + acompanhamentos.


✅ Escolha uma opção:

  • Filé de frango grelhado
  • Bife de pernil
  • Bife aperitivo

✅acompanhamento

Repolho 

Abobrinha

✅salada

Vagem e cenoura

Senai de Pindamonhangaba está com inscrições abertas para curso técnico gratuito

 

O Senai de Pindamonhangaba está com as inscrições abertas para o processo seletivo - 2021 - para o curso gratuito de eletroeletrônica. A seleção será feita através de análise de desempenho escolar, não haverá prova.

Os interessados devem acessar e ler o edital do processo seletivo e preencher eletronicamente o requerimento de inscrição disponível. É obrigatório o lançamento das notas conforme edital e anexar o histórico ou boletim escolar.

O prazo das inscrições vai até o dia 30 de novembro e a taxa de inscrição é do valor de R$ 63,00 para candidatos não indicados formalmente por empresa.

O link para inscrição é o http://www.sp.senai.br/institucional/176/0/tecnicos.

Não perca a oportunidade de adquirir uma formação técnica profissionalizante de qualidade e atuar nas mais diversas áreas tecnológicas do ramo industrial.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (12) 2126-9888 ou direto na secretaria do Senai. 

 

Secretário de Justiça entrega documentos para regularização fundiária da Vila São Benedito avançar

 




 

Em visita à região, o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Dr. Fernando José da Costa, foi recebido pelo prefeito em exercício, Ricardo Piorino, e entregou pessoalmente a documentação cartográfica do processo de regularização fundiária de 570 imóveis do bairro Vila São Benedito, em Pindamonhangaba.

A ação faz parte do programa municipal “Meu Bairro é Legal”, que firmou contrato com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) visando a regularização fundiária urbana e rural para as unidades imobiliárias da Vila São Benedito e Goiabal.

Durante a visita, o secretário entregou os produtos cartográficos da Vila São Benedito, tais como: planta da região e memorial descritivo, que serão utilizados para finalizar a entrega da tão esperada documentação às famílias.

O ato foi acompanhado pelos secretários João o (Habitação), Marcelo Martuscelli (Governo) e Ricardo Flores (adjunto Habitação), bem como pelos vereadores atuais Carlos Moura e Gislene Cardoso e os eleitos Regininha, Julinho Car, José Carlos Gomes – Cal e Norberto Moraes. O Diretor Executivo do ITESP, Marco Antônio Silva, técnicos da Secretaria de Habitação do município como os diretores Monique Dias e Germano Assis e lideranças de bairro, como o presidente da SAB Goiabal, Márcio Alexandre da Silva, também presenciaram o ato.

“Fizemos questão de entregar pessoalmente essa documentação para demonstrar que o governo João Dória, através do ITESP, está empenhado nesta parceria com a prefeitura de Pinda e realizar o sonho dessas famílias que há muitos anos estavam desacreditadas, mas que agora estão conferindo a realidade do trabalho e em breve terão os documentos de titularidade de seus imóveis”, afirmou o secretário Dr. Fernando.

O prefeito em exercício, Ricardo Piorino, agradeceu o empenho da Secretaria de Justiça e cumprimentou os servidores do ITESP pela dedicação no projeto que beneficia a população de Pinda. “Desde o início de sua gestão, o Dr. Isael pediu muito empenho da nossa Secretaria de Habitação, que abraçou essa causa com muita garra. Iremos terminar esse primeiro mandato regularizando cerca de 3 mil imóveis”, afirmou Piorino.

Dos 570 imóveis da Vila São Benedito, apenas 170 estão com a documentação atualizada junto ao Itesp. É necessário que outros 400 proprietários de imóveis atualizem sua documentação junto à sede do Itesp em Taubaté (Rua Armando de Moura, 41 - Jd. Silvia Maria) ou pelo telefone 3621-2300 / 3629-2444 / 3629-7770. Outras informações também podem ser esclarecidas junto à Secretaria de Habitação de Pindamonhangaba, através do Disk Habitação ou Whatsapp 93500-5005.

 

JULIELTON MODESTO AGRADECE AOS ELEITORES

 


 

                O advogado Julielton Modesto agradece aos 865 eleitores que confiaram em seu nome e depositaram um voto de confiança nas urnas, no último dia 15 de novembro.

                Julielton enaltece que a participação política de todo cidadão deve começar desde as relações sociais do cotidiano, até mesmo nas discussões de políticas públicas em nosso município.

                Assíduo freqüentador das sessões da câmara municipal, de reuniões de conselhos municipais, dentre outras organizações sociais, Julielton conseguiu ficar em primeiro lugar do PSD, mas a média de votação dos demais candidatos do seu partido não foi suficiente para garantir sua cadeira na Câmara de Vereadores.

                Em sua recente análise em relação aos números referente à distribuição das cadeiras para os partidos políticos, Julielton afirmou que ainda pode haver algumas alterações com a saída de possíveis vereadores declarados eleitos e a entrada de outros que ficaram de fora.

                Julielton finalizou dizendo: “fizemos uma campanha limpa, orientando e conscientizando a população sobre a importância do voto consciente, e ficamos felizes pela expressiva votação ainda que não tenha sido o suficiente para ser declarado eleito. Faltou apenas 147 votos no total geral da votação do partido, mas a política é assim mesmo. Não fomos eleitos, mas continuaremos lutando por toda a população de Pindamonhangaba.”


Novo monumento em homenagem a João do Pulo é instalado na entrada de Pinda







 

Quem entra em Pindamonhangaba pela Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso já pode conferir o novo monumento em homenagem ao saudoso atleta campeão João Carlos de Oliveira, “João do Pulo”. Produzido em quatro meses pelo artista da cidade, Irineu Migliorini, a obra tem ao todo 14 metros de altura e foi instalada na madrugada desta quinta-feira (26).

A rotatória João Carlos de Oliveira “João do Pulo” foi implantada em 2002 e o novo monumento atende um pedido da população e dos familiares do atleta, que estiveram na cidade em julho. O monumento não teve custos aos cofres públicos, sendo recebido como doação ao município, e retrata a imagem do salto que imortalizou sua gloriosa carreira. As obras no local ainda não foram finalizadas e receberão entre outras ações, o término da construção da base e dos serviços de paisagismo e jardinagem.

“A população sempre solicitou neste local um novo monumento que representasse com mais dignidade a grandeza e o nome de João do Pulo. Conversamos com os familiares, eles acompanharam os trabalhos e hoje nossa cidade presta uma verdadeira homenagem ao nosso saudoso atleta. O monumento anterior não foi descartado, será restaurado e colocado em um novo local, pois também é uma obra de arte e merece nosso respeito. Mas agora sim, atendemos um anseio da população e uma justa homenagem que retrata o momento mais importante de sua carreira”, afirmou o prefeito em exercício, Ricardo Piorino.

“O João foi um ícone do esporte e sempre amou Pindamonhangaba. Para nós da família, recebemos essa homenagem com muita emoção, para que o nome dele não morra e fique sempre na memória da população desta terra onde ele nasceu e que ele sempre amou”, afirmou Ana Maria, irmã do João do Pulo.

 

Quem foi o atleta João do Pulo?

João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo nasceu em Pindamonhangaba em 28 de maio de 1954, foi um atleta especializado em saltos, sendo ex-recordista mundial do salto triplo, medalhista olímpico e tetracampeão pan-americano no salto triplo e no salto em distância.

João do Pulo participou das Olimpíadas de 1976 (Montreal) e de 1980 (Moscou). Sofreu um acidente automobilístico em 22 de dezembro de 1981, quando teve que amputar sua perna direita e encerrar sua carreira. Com o final de sua participação esportiva, João do Pulo ingressou na política e elegeu-se Deputado Estadual por duas legislaturas: em 1986, com 24 mil votos e depois reeleito em 1990, com mais de 33 mil votos.

Faleceu aos 45 anos em São Paulo, no dia 29 de maio de 1999 e foi sepultado no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.

 

Artista da cidade foi o autor do novo monumento João do Pulo

Natural de Jaú (SP), mas morador de Pindamonhangaba há 32 anos, o artista Irineu Migliorini tem em seu currículo a produção de importantes esculturas.

Durante quatro meses ele trabalhou na construção do novo monumento do João do Pulo, através de um trabalho árduo realizado com injeção de espuma em poliuretano e revestido com resina de poliéster e manta, tendo em seu interior uma robusta estrutura metálica em aço.

“É um sentimento gratificante retratar um nome como o João do Pulo, mas também foi um desafio enorme pois não é fácil trabalhar com esse tipo de material e produzir todos os detalhes”, afirmou Irineu.

O artista plástico Irineu Migliorini é o autor de várias obras de destaque  na mídia regional e nacional, entre elas: estátuas do padre Donizete enviado para a cidade de Tambaú (5,40m), Nossa Senhora Auxiliadora (5m) para Macaé (RJ), Frei Galvão de Guaratinguetá (8m), a Estátua da Liberdade (com 20 metros) instalada nas lojas Hawan em Santa Catarina e diversas outras esculturas do antigo Magic Park de Aparecida, onde tinha 300 metros das montanhas mais famosas do mundo, colunas romanas, pedras, rios e cachoeiras e mais de 2.000 monumentos diferentes, entre outros trabalhos.

Irineu Migliorini nasceu em Jaú em 15 de março de 1950, filho de João Migliorini e  Vicentina Barbarossa Migliorini, de origem italiana. Tem cinco irmãos: Leonildo, Regina, Sônia, Edna, Sheila e José Donizete. Casado com Maria do Carmo, o casal  tem uma filha, Tahíse.

 

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Renato Cebola comemora reeleição e agradece população


 

O vereador Renato Cebola está comemorando a sua vitória nas urnas do último dia 15 de novembro, onde foi reeleito nas eleições municipais 2020. Cebola agradece o apoio e confiança de todos que depositaram mais uma vez seu voto de confiança nele.

“É com muita honra e alegria que gostaria de agradecer a cada voto que recebi. Mais do que votos na urna, são votos de confiança. Meu trabalho é realizado com amor e afinco, sempre visando o melhor para a população da cidade que amo. Podem ter certeza que não faltará vontade e trabalho. Que a transparência sempre será premissa em meu novo mandato e que farei de tudo para honrar o voto de cada pessoa que depositou confiança em mim”, expressou Renato Cebola.

    

Ponto de Vista - Edu Kogempa

esta coluna e de responsabilidade do autor
 

Mais do mesmo (ou até pior)

 

Não sabemos o que ocorreu nestas eleições, mas uma coisa temos a certeza, serão mais quatro anos de abandono. 

Se a cidade ficou no mato, no buraco, sem médicos, sem exames, sem cirurgias, com aumento da taxa de luz, da passagem de ônibus, do ISS, do IPTU, mesmo com uma possibilidade de reeleição, imagine agora reeleito.

Carreta de oftalmologia e chips de celulares para alunos e professores entregues próximos a data da eleição, mais a tecnologia 5G (que não existe), podem ter sido um divisor de águas na decisão popular. As promessas de passe livre no transporte público para inúmeras pessoas e a promessa de R$100 por família em situação de vulnerabilidade social também podem ter contribuído. 

Agora, temos que ficar vigilantes nas promessas desde já, pois a atual gestão poderá comer do próprio banquete que serviram a partir de 2021. Prometeram uma Finlândia e vão entregar, no máximo, uma Nova Déli.

Não sou expert, mas conheço bem do que falo. 

Já começamos ver as reclamações de populares nas redes sociais, milhares de pessoas reclamando da saúde, da mobilidade urbana e outros setores.

Quem viver, verá! 

 

CARDÁPIO DESTA QUARTA FEIRA

  • FEIJOADA
  • PICADINHO
  • LINGUIÇA COM OVO
  • FILÉ DE FRANGO
  • FILÉ DE FRANGO GRELHADO COM CREME DE MILHO
  •  

FIT:

  • FILE DE FRANGO GRELHADO
  • FEIJOADA MAGRA
  • CARNE MOIDA COM OVO COZIDO

CONSEG REALIZA ÚLTIMA REUNIÃO DE 2020 E VÊ CONTRIBUIÇÃO NA MELHORIA DA SEGURANÇA EM PINDA


Aconteceu na noite da última segunda-feira (23) a última reunião ordinária do Conselho Comunitário de Segurança de Pindamonhangaba (CONSEG). O Conselho retomou as reuniões ordinárias após sete meses e finalizou os encontros de 2020 com uma prestação de contas das ações da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana. O presidente do CONSEG, jornalista Alexandre Pió, frisou a dificuldade do ano em virtude da pandemia e manifestou sua satisfação pelo fato do Conselho ter se mantido ativo, encaminhando diversas reivindicações recebidas por parte da população através das redes sociais (facebook, whatasapp, etc). Polícia Militar Durante o encontro, a comandante da Polícia Militar, Lucimeire Jerônymo apresentou os dados estatísticos do último mês de outubro, que confirmou a queda de todos os índices de criminalidade. “Tivemos uma razoável produtividade, apesar da pandemia, com apreensão de quatro armas e 32 quilos de drogas, o que combate a ação dos criminosos. Reduzimos o número de furtos e roubos e registramos dois homicídios: um ato violento de um sobrinho contra o tio na região das Campinas e outro de vítima uma usuária de drogas”. Segundo a comandante da PM, o trabalho vem priorizando a região de Moreira César, onde o número de homicídio aumentou e por isso as atenções estão voltadas para essa região, inclusive com operações especiais com a presença do BAEP. Outubro 2019 Outubro 2020 Roubo 41 10 Furto 109 75 Roubo Veículos 05 04 Furto Veículos 07 06 Homicídio 00 02 Polícia Civil Presente no encontro, a delegada titular Dra. Renata Costillas, relatou o empenho de sua equipe em elucidar os casos e citou duas ocorrências emblemáticas que tiveram rápida resolução: caso do caminhoneiro Edson e o caso da menor Maria Clara. “Em 14 anos atuando na polícia, nunca vi um crime tão bárbaro e cruel como da Maria Clara. Em menos de 10 horas esclarecemos o caso, graças às câmeras do COI que separou as imagens com muita agilidade e conseguimos provar que a versão do acusado era falsa. Investimento no monitoramento é muito importante”, afirmou Dra. Renata. Ela ainda alertou quanto ao aumento do número de estelionatos que vem crescendo por falta de atenção das vítimas. “Cuidado com essas movimentações da OLX, fique atendo a não depositar dinheiro em contas de terceiros, fora do Estado; desconfie de altos descontos”. Dra. Renata finalizou esclarecendo a questão do fechamento do 3º Distrito Policial da Cidade Nova, que objetivou concentrar esforços no 2º DP em Moreira César para melhorar a produtividade policial e a capacidade investigativa da Civil. Guarda Civil Metropolitana O Secretário de Segurança do município, José Sodário Viana, participou do encontro relatando os avanços da GCM em Pinda e frisou que para o próximo ano o investimento será na atualização da equipe com mais treinamentos e cursos, visando agregar novos conhecimentos, com a implantação de uma escola permanente de qualificação. “Será apresentado um plano de carreira e futuramente terá concurso público para GCM “, afirmou. Próxima reunião O presidente do CONSEG, Alexandre Pió, agradeceu a participação de todos durante o ano e informou que a próxima reunião acontecerá na segunda quinzena de janeiro, quando os vereadores da próxima Câmara de Vereadores serão convidados a participar e expor suas intenções sobre a segurança pública no município.

Secretário de Justiça vem a Pinda conferir trabalho de regularização fundiária

O secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, estará em Pindamonhangaba nesta quarta-feira (25), às 11 horas, quando será recebido pelo prefeito em exercício, Ricardo Piorino, e técnicos da Secretaria de Habitação e terá a oportunidade de conferir os trabalhos de regularização fundiária urbana e rural realizados pelo município através dos serviços da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). Em 2019, o prefeito Dr. Isael Domingues assinou com a Fundação Itesp o contrato de prestação de serviços técnicos especializados para a regularização de mais de 1.000 unidades imobiliárias da Vila São Benedito (400) e Goiabal (600). Durante a visita, o Instituto entregará os produtos cartográficos desses bairros, planta da região e memorial descritivo, que serão utilizados para finalizar a entrega da tão esperada documentação às famílias. Durante este ato, que acontecerá no auditório da Prefeitura Municipal, os representantes dos bairros Goiabal e Vila São Benedito, bem como demais autoridades do município, poderão participar e conferir todas as informações sobre o andamento do processo. Mossoró – A Prefeitura de Pindamonhangaba, dando continuidade ao seu programa de regularização fundiária “Meu Bairro é Legal”, entregará no próximo dia 4 de dezembro, no Centro Comunitário do bairro Cidade Jardim, as matrículas registradas para cerca de 120 proprietários de imóveis, através da parceria com o programa Cidade Legal da Secretaria de Habitação Governo do Estado.

*ANÁLISE DAS ELEIÇÕES DOS VEREADORES DE PINDAMONHANGABA*

Já diziam os mais experientes: eleições são números. O eleitor vota no candidato por “n” motivos (afinidade ideológica, parentesco, amizade, competência, capacidade, etc), mas se ele não alcançar um número “x” de votos, de nada adiantou todo o seu esforço. Ontem estive no Cartório Eleitoral para pegar o cálculo de distribuição das cadeiras do Legislativo Municipal, e constatei exatamente isso: “eleições são números”. Aqui em Pindamonhangaba, por ordem de distribuição das cadeiras, o primeiro a conquistar uma na Câmara Municipal, não foi o mais votado da eleição geral, tendo ficado a distribuição na seguinte ordem, em razão do quociente eleitoral e do quociente partidário(repare que o mais votado ficou com a oitava cadeira e o penúltimo mais votado com a terceira): 1- Magrão (PL) – 1.685 votos 2- Julinho Car (PODE) – 1.339 votos 3- Gilson Nagrin (PP) – 938 votos 4- Cal (REPUBLICANOS) – 1.041 votos 5- Renato Cebola (PV) – 1.039 votos 6- Felipe Guimarães (PODE) – 1.243 votos 7- Regininha (PL) – 1.366 votos 8- Vela (PT) – o mais votado da eleição – 2.161 votos 9- Marco Mayor (PSDB) – 1.051 votos 10- Rogério Ramos (PODE) – 1.111 votos 11- Norbertinho (PP) – 903 votos Analisando ainda os números, fato é que na 7ª Média (10ª cadeira), o maior quociente partidário foi do PSC, e naquele partido, o mais votado foi o candidato Vieira Motorista, que obteve 670 votos, mas precisa ter tido 24 votos a mais (10% do quociente eleitoral). Nesse sentido, não assumiu a cadeira que na redistribuição foi destinada ao Rogério Ramos e a última para o Norbertinho. No meu caso, para o PSD alcançar a última cadeira, bastava que o partido todo tivesse tido mais *147 (CENTO E QUARENTA E SETE) votos*. Fiquei em primeiro do partido, mas faltou um “Fiat”(147) pra alcançar a média do PP...rsrsrs. De qualquer forma, ainda pendem algumas discussões jurídicas sobre alguns candidatos e partidos, que ainda podem vir a resultar na mudança de duas cadeiras no Legislativo, podendo assumir o Ronaldo Pipas (PP), o Tié (PL) ou até mesmo eu!!! Dependendo do entendimento dos nossos tribunais, até mesmo o Jânio (PP) pode vir a assumir uma cadeira. Como sempre digo, a eleição nunca acaba. Julielton Modesto Advogado e Jornalista

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Assembleia na Gerdau aprova proposta com abono e 13º salário integral

Ao microfone, o presidente do sindicato André Oliveira
Assembleia que aprovou proposta na manhã dessa terça-feira, após duas paralisações

Crédito da foto: Gilson Leandro

  

Os trabalhadores da fábrica Gerdau, em Pindamonhangaba, aprovaram em assembleia na manhã dessa terça-feira, dia 24, a proposta da Campanha Salarial.

A proposta foi apresentada após duas paralisações, uma no dia 10 de novembro e outra dia 15 de outubro.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a proposta consiste em um abono salarial de R$ 1.000 a ser pago a todos os trabalhadores, inclusive temporários, no próximo dia 4.

De acordo com o presidente do sindicato, André Oliveira, também está incluso na proposta a manutenção dos direitos, o pagamento do reajuste salarial, de 2,94%, retroativo à data-base, e o pagamento do 13° salário de forma integral para quem esteve em suspensão de contrato durante o ano.

"Ano passado chegou a ter greve pra ter esse abono. Esse ano com as mobilizações, mostrando adesão total, já conseguimos avançar, temos o abono e além disso o 13° integral. A empresa segue com produção alta e por isso o sindicato buscou uma proposta coerente com essa produção", disse

A Gerdau atua no ramo do aço e tem cerca de 2.200 funcionários em Pindamonhangaba.