segunda-feira, 22 de julho de 2019

Prefeitura de Tremembé fecha parceria com Oxiteno para projeto educacional nas escolas




No dia 25 de junho, a Oxiteno, empresa líder na produção de tensoativos e especialidades químicas na América Latina, participou de uma reunião com representantes da Prefeitura e da Secretaria de Educação de Tremembé para apresentar uma proposta de parceria no setor educacional. O encontro contou com a participação do prefeito Marcelo Vaqueli, da secretária de educação Cristiana Berthoud, do chefe de gabinete José Márcio Araújo Guimarães, e por parte da Oxiteno, Daniel Falchetti, Engenheiro Sênior de Desenvolvimento Sustentável, Gabriella Bittar, Analista de Recursos Humanos na unidade de Tremembé e Luiz Renato Nais, responsável por Relações Institucionais no Estado de São Paulo.
Denominado Baú das Artes, o projeto proposto pela Oxiteno busca desenvolver um trabalho direto com as escolas da Rede Municipal de Tremembé. A empresa oferecerá baús compostos de kits com 300 livros educativos, jogos, brinquedos, fantasias e instrumentos musicais, os quais serão distribuídos nas escolas de ensino fundamental. A utilização dos materiais contempla metodologias lúdicas e educativas para tratar temas transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Desenvolvido em parceria com o grupo Evoluir, o material Baú das Artes é um recurso pedagógico destinado ao desenvolvimento de diversas habilidades socioemocionais do estudante como a autoconsciência, autogerenciamento, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisões responsáveis.
Para Cristiana Berthoud, secretária de educação, a parceria vem em momento muito importante. “Estamos em um ano de mudanças significativas para a educação do município. Com a construção do novo currículo da rede adotando a perspectiva da educação integral, a busca por parcerias intersetoriais contribui na garantia de todos os direitos de formação do aluno. Temas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e habilidades socioemocionais fazem parte dos estudos na construção curricular, e ter a chance de desenvolver esses projetos enriquecem e qualificam o professor da rede de ensino”, afirma a secretária.
O projeto contempla encontros formativos regulares com os educadores que aplicarão o projeto nas escolas, combinados à distribuição do Manual do(a) Educador(a) e da Matriz de Competências e Habilidades, que auxiliam os professores das escolas beneficiadas a fazerem o melhor aproveitamento do acervo. Entre os temas abordados nessas sessões do Baú das Artes estão os conteúdos interdisciplinares que serão compartilhados com alunos, como os objetivos do desenvolvimento sustentável.
O prefeito Marcelo Vaqueli ressalta a importância de parcerias e projetos como esse para o desenvolvimento social do município e defende o estabelecimento de mais iniciativas entre os setores público e privado. “A responsabilidade deve ser compartilhada e todos devem contribuir, principalmente com a educação das crianças que são o nosso futuro”, afirma o prefeito.
Para Daniel Falchetti, engenheiro Sênior de Desenvolvimento Sustentável, o projeto está alinhado com os valores de responsabilidade social da Oxiteno: “O Baú das Artes trabalha assuntos de alta relevância para a sociedade e para a empresa, como sustentabilidade e ética, sendo um recurso pedagógico que contribui para o desenvolvimento da criança e da comunidade local”.

O próximo passo para a implementação do Baú das Artes é uma reunião de sensibilização com todos os envolvidos no projeto. Os encontros de formação com os educadores, por sua vez, estão previstos para ter início no mês de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário