quinta-feira, 18 de julho de 2019

Paróquia de Moreira César celebra 60 anos com programação especial



Momentos de oração e confraternização comemoram aniversário de fundação da primeira paróquia do distrito de Pindamonhangaba

A Paróquia São Vicente de Paulo, de Moreira César, em Pindamonhangaba (SP), está em festa. De terça (16) a domingo (21), uma série de celebrações comemora os 60 anos da Paróquia, recordados oficialmente na próxima sexta-feira (19). Momentos de oração e confraternização são contemplados na programação.
“Celebrar estes 60 anos significa rememorar a história de evangelização em nosso Distrito. Ao mesmo tempo, queremos entregar nas mãos de Deus os próximos anos não só de nossa Paróquia, mas de toda Moreira César”, esclarece o administrador paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo, padre Gabriel Henrique de Castro.
O ciclo de comemorações será aberto na próxima terça-feira (16) com uma missa presidida pelo padre Gabriel Henrique. Na quarta-feira (17), segundo dia de atividades, representantes das escolas do Distrito participam da celebração, conduzida pelo padre José Roberto Pavani, sdb. Já na quinta-feira (18), a Eucaristia será oficiada pelo bispo emérito da Diocese de Taubaté, Dom Carmo João Rhoden. As celebrações acontecem sempre às 19h30 na Igreja Matriz.
Na sexta-feira (19), data que marca a criação da Paróquia, o bispo diocesano de Taubaté, Dom Wilson Luís Angotti Filho, preside às 19h30 a solenidade que comemora 60 anos de instalação paroquial em Moreira César. Após a cerimônia, no Recinto São Vito, haverá bênção e distribuição do bolo da festa.
Encerrando as atividades, no domingo (21), uma procissão saindo da Igreja Matriz às 18h vai percorrer as principais ruas do Distrito. O percurso é encerrado no interior da Matriz, com a adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido de Te Deum solene. Marcando as comemorações, uma missa solene em ação de graças pelos festejos será presidida pelo administrador paroquial.
A frente da Paróquia há pouco mais de dois meses, o religioso sucede o Cônego Geraldo Carlos da Silva, que exerceu o cargo de pároco de 1986 até sua morte, em março deste ano. Mesmo sentindo a perda do sacerdote, que trabalhou por 34 anos no Distrito, os fiéis decidiram manter a programação celebrativa.
“Uma das marcas do Cônego Geraldo era a alegria que ele possuía. Certamente ele não ia querer que a festa fosse cancelada. Por isso, vamos vive-la com o coração agradecido pelo que ele nos deixou, e pedindo as bênçãos de Deus para o futuro de nossa comunidade paroquial”, assinala um dos organizadores das comemorações, diácono João Bosco da Silva Ramos.
Até o fim do ano outras atividades também devem celebrar os 60 anos da Paróquia. Entre elas, está a realização de um workshop apresentando as diversas frentes de trabalho da comunidade e a inauguração de uma exposição de longa duração, recordando o trabalho da Igreja Católica no Distrito de Moreira César.
A Paróquia – A história do Distrito de Moreira César confunde-se facilmente com a história da Paróquia São Vicente de Paulo. Segundo documentos conservados no acervo da instituição, a primitiva Capela, na época dedicada à Santa Cruz, estava situada exatamente no local onde hoje está a Matriz. A partir dali o então bairro de Moreira César foi crescendo e se expandindo.
Em 18 de fevereiro de 1959, o território foi elevado à categoria de distrito pela Lei Estadual nº 5285. No mesmo ano, o então bispo da Diocese de Taubaté, Dom Francisco Borja do Amaral, criou a Paróquia de São Vicente de Paulo, abrangendo toda a área distrital.
A instalação oficial da Paróquia aconteceu no dia 19 de julho do mesmo ano. Uma comissão composta por moradores locais trabalhou para construir uma casa que abrigasse o pároco residente.
Ao longo dos anos, a comunidade paroquial desenvolveu diversas ações sociais e de auxílio ao Distrito. Entre eles, a construção de casas populares, do Recinto São Vito, e a realização do “Sopão do amor”, que fornece alimentação ás famílias carentes.
Com o aumento no número de paroquianos, no ano 2000, também foi preciso investir na ampliação da antiga Igreja Matriz. Atualmente, quatro templos estão localizados na área da Paróquia, atendendo oito comunidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário