sexta-feira, 17 de maio de 2019

Sindicato protocola comunicado de greve na Tenaris Confab

Mobilização de novembro, para conseguir a implantação do
 lay-off que terminou nessa quinta-feira, dia 16, um dia antes
de demissões
Foto: Guilherme Moura
O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba protocolou nessa sexta-feira, dia 17, um comunicado de greve para a direção da Tenaris Confab, por causa de demissões irregulares e para abrir negociação sobre demissões em massa.
Na quinta-feira, terminou uma etapa de lay-off, com 165 pessoas, na unidade Tubos, no bairro Cidade Nova. Esse programa começou em novembro do ano passado, com ameaça de greve da categoria.
Nessa sexta-feira, a empresa realizou a demissão de 24 trabalhadores, na mesma unidade. O sindicato afirma que grande parte deles têm algum tipo de doença ocupacional e que está apurando quais não poderiam ser demitidos.
Em reunião, a empresa também anunciou que tem um excedente de mão de obra de 200 trabalhadores. Hoje ela está com 600 funcionários no setor produtivo dessa unidade.
O sindicato continua cobrando da empresa medidas alternativas para as demissões.

Retomada. Em abril, o sindicato negociou mudança de jornada para a fábrica voltar a operar com três turnos de trabalho, em função de uma nova demanda no setor de conectores, o que havia sido um alívio para a categoria. A demanda, contudo, é pontual para esse setor da fábrica, segundo a empresa.
Também em abril terminou o work-sharing (redução da jornada com redução de salário) na unidade Equipamentos, em Moreira César, após dois anos de redução.
As duas unidades da Tenaris Confab empregam 1.200 trabalhadores em Pindamonhangaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário