terça-feira, 14 de maio de 2019

Prefeito é afastado em operação da Polícia Federal


Operação Prelúdio II apura crimes de fraude à licitação, superfaturamento de preços, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e associação criminosa.

Por G1 Vale do Paraíba e Região
 

Polícia Federal cumpriu mandados de busca, prisão preventiva, afastamento de função pública e de medida cautelar — Foto: Polícia Federal/Divulgação


O prefeito de Ilhabela, Marcio Tenório (MDB), foi afastado do cargo nesta terça-feira (14) em uma operação realizada pela Polícia Federal. A Operação Prelúdio II apura crimes de fraude à licitação, superfaturamento de preços, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e associação criminosa. O G1 não conseguiu localizar Marcio Tenório até a publicação da reportagem. A prefeitura foi procurada, mas também não havia se posicionado.
A operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira em desdobramento de outras ações da Polícia Federal. Segundo a PF, os materiais apreendidos na Operação Prelúdio I serviram de base para a instauração de novo inquérito envolvendo outros alvos, agentes políticos.
A Polícia Federal informou que cumpriu 21 mandados de busca, três mandados de prisão preventiva, seis mandados de afastamento da função pública (inclusive do prefeito de Ilhabela) e uma de medida cautelar diferente da prisão.
Até a publicação da reportagem, a PF não havia informado quem são os alvos dos mandados de prisão e quem são os outros políticos afastados na operação desta terça-feira.
O pedido de afastamento da função pública e busca e apreensão na residência e gabinete do prefeito de Ilhabela foi acatado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A Justiça também acatou parcialmente o pedido de prisão, busca e apreensão e afastamento de função de outros envolvidos, sem foro privilegiado.

A vice-prefeita Maria das Graças disse que foi surpreendida com a operação e que não vai comentar as acusações contra Marcio Tenório. Ela disse que está reunida com advogados para compreender o desdobramento da operação.




Polícia Federal cumpriu mandados de busca, prisão preventiva, afastamento de função pública e de medida cautelar — Foto: Polícia Federal/Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário