quinta-feira, 2 de maio de 2019

LONGEVIDADE DENTÁRIA


         
                                                       
A vontade de viver mais e permanecer sempre jovem são desejos do homem ha muitos anos e com o avanço da ciência houve um aumento significativo na média de vida do ser humano. Em números são aproximadamente 11 anos a mais pra se viver em comparação ao século passado.
Este aumento na longevidade se dá ao descobrimento de vacinas e tratamentos de doenças que anteriormente levavam a óbito milhares de pessoas.
Estudos também comprovam que uma mudança de hábitos pode colaborar para que se prolongue a vida do indivíduo. Praticar exercícios físicos, dormir bem, se alimentar bem, não ingerir bebidas alcoólicas, não fumar, consumir pouca carne vermelha, etc.
Com todos esses anos a mais pra se viver nos perguntamos o que podemos fazer para que os dentes também tenham maior longevidade?
Bem, todos sabem que devemos cuidar muito bem dos nossos dentes e, se tivermos alguns cuidados básicos, os teremos lindos e saudáveis pelo resto de nossas vidas.
A alimentação é um fator determinante para a longevidade dentária. Alimentos ricos em cálcio como leite e derivados contribuem para o fortalecimento dos dentes. Alimentos como castanhas e amendoim tem uma oleosidade que em contato com a superfície dentária dificulta a fixação de bactérias responsáveis pela formação de cárie e tártaros. Alimentos ácidos contribuem para a descalcificação dos dentes tornando-os fracos, quebradiços e mais susceptíveis às doenças. Nesse quadro estão os refrigerantes, sucos de frutas cítricas e saladas temperadas com vinagre ou limão.


Alimentos ricos em sacarose (açúcares) são os grandes vilões dos dentes porque seus restos são metabolizados e transformados em ácido para o início da doença cárie.
Café e alimentos ricos em corantes e conservantes mancham o esmalte dos dentes deixando-os amarelados e com aparência envelhecida.
O consumo de bebidas alcoólicas e cigarro prejudicam a longevidade dos dentes diminuindo a salivação (a saliva é uma proteção natural), manchando os dentes e aumentando os riscos de doenças gengivais e câncer bucal.
O fator determinante para se alcançar a longevidade dentária é sem dúvidas nenhuma à boa higiene bucal, utilizando sempre escovas dentais macias, fazendo uso do fio dental e escovando os dentes após todas as refeições, não só após as refeições principais como a maioria da população ainda faz.
As consultas periódicas ao cirurgião dentista são de extrema importância para a prevenção e preservação dos dentes, manutenção e troca das próteses e principalmente para conhecer e usufruir das inovações tecnológicas, resultado de muito estudo e muita pesquisa para melhorar a vida do seu dente.


O Cirurgião dentista é seu maior aliado em defesa da saúde bucal. Faça uma visita.


Dr. Nilton José Lira CRO/SP 97.089
Cirurgião dentista e técnico em prótese dentária


Nenhum comentário:

Postar um comentário