quinta-feira, 23 de maio de 2019

CONTEXTO | Além Da Notícia



 Por Sérgio Cursino

O FRACASSO DO COMUNICADOR BOLSONARO

Esse não é um texto político. Essa é uma análise sobre o desempenho de um presidente que fala sempre para os mesmos.

Tenho acompanhado Bolsonaro desde que frequentava assiduamente SUPERPOP, programa da Luciana Gimenez na REDETV, emissora em que trabalhei recentemente.

Por vezes conversei com ele nos bastidores e todas as vezes consegui discernir nitidamente o personagem da pessoa real: Bolsonaro sempre se comportava de maneira completamente diferente quando estava no palco, sob holofotes, câmeras e microfones.

Agora, observo atentamente o quanto ele se agarra ao seu público e vai ficando cada vez mais distante do brasileiro comum, principalmente o que não votou nele.

Presidente Bolsonaro padece do mal que comentei a vida inteira para políticos a quem prestei consultoria: o vício em sempre falar a mesma coisa, no mesmo estilo, o mesmo conteúdo, sempre para o mesmo público.

Não interessa mais a mensagem: o objetivo é agradar aos ‘convertidos’ – os fãs, os admiradores, os fanáticos.

Bolsonaro se comunica hoje como se quisesse exclusivamente alcançar sua galera de estimação: usa de arrogância, presunção, violência, ironia, agressão e ofensas.

Foi pontual e auto-explicativa, por exemplo, a entrevista em que Bolsonaro questiona a competência da colega da Folha de S. Paulo: abordagem grotesca e absolutamente desnecessária, tratando-se de um presidente da república.

Bolsonaro se viciou em lives, vídeos e textinhos do Twitter. Ele se esquece da crítica, daqueles que não votaram nele, dos que discordam dele, ele vive dentro de uma cápsula, sempre arrastando para qualquer situação sempre os mesmos personagens previsíveis. A estratégia não funciona mais.

A questão aqui não é política – é Comunicação.

Nosso presidente não consegue mais se comunicar com a nação.

Talvez ele ainda insista por um tempo em publicar videozinhos toscos estrelados por um pastor evangélico do outro lado do mundo, até que entenda que refazer todo seu discurso, mudar sua estratégia de Comunicação e ter humildade o bastante para reaprender a se comunicar será não apenas uma alternativa – mas o único caminho a percorrer.

Ou então...

Sérgio Cursino tem 55 anos.
É radialista desde 1977, começou na Difusora Pinda.
Consultor em Comunicação.
Jornalista e publicitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário