segunda-feira, 29 de abril de 2019

Palestra destaca Instalação Compost Barn





Assuntos como manejo de cama, dimensões, vantagens e desvantagens, serão abordados durante a palestra "Instalação Compost Barn", que acontece no dia 29 de abril, às 19h, no auditório do Sindicato Rural de Pindamonhangaba.  A palestra gratuita será ministrada pelo Dr. Alexandre Valise Siqueira, zootecnista pela Universidade Federal de Lavras e gerente nacional da PoliNutri.
O sistema que via reduzir custos de implantação e manutenção, na atividade leiteira, já vem sendo utilizado por alguns produtores da região. O compost barn também melhora os índices produtivos e sanitários dos rebanhos e possibilita o uso correto de dejetos orgânicos (fezes e urina) provenientes da atividade leiteira.
Consiste em um grande espaço físico coberto para descanso das vacas. A área é revestida com serragem, sobras de corte de madeira e esterco compostado. O principal objetivo do Compost Barn é garantir aos animais conforto e um local seco para ficarem durante o ano e a compostagem do material da cama. O método concilia a produção e o meio ambiente, visto que se baseia na ação de microrganismos que utilizam a matéria orgânica como substrato. O Compost Barn pode oferecer aos pequenos e médios produtores uma alternativa para elevar a produtividade, além de possibilitar maior conforto e higiene para o rebanho, contribuir para a redução de problemas de perna e casco, diminuir a contagem de células somáticas (CCS), aumentar a detecção de cio e a produção de leite e diminuir o odor e incidência de moscas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário