sexta-feira, 22 de março de 2019

Valorize seu Dentista




Coincidência ou não, em tempos onde a Odontologia e sua atuação têm sido questionadas por alguns, hoje tive a oportunidade de ouvir 3 alusões a minha profissão
Fomos ao cinema ver “3 anúncios para um crime”.
No filme aparecemos representados por um “gordo sádico e extremamente asqueroso” que ameaça extrair um dente sem necessidade e sem anestesia, só por vingança.
Chegando em casa meu marido resolveu assistir de novo o engraçadíssimo “Se beber não case”. O Dentista nesse caso é um tonto, traído pela mulher e ridicularizado o filme todo.
Enfoque para o momento onde o outro personagem diz pra recepcionista do Hotel não se animar com o “Dr” no nome porque o cara era “só” um Dentista.
Incrivelmente quase ao mesmo tempo, eu, que estava lendo a biografia da Rita Lee, tive o desprazer de ler o trecho onde ela diz que “Graças à Deus não resolveu ser freira nem Dentista”.
Fico pensando de quem é a culpa por essa situação.
Se de nossa origem histórica, tão cheia de sofrimento, graças aos tempos da Odontologia arcaica ou se de nós mesmos que admitimos e incentivamos esse tipo de tratamento?
Somos culpados quando rimos das piadinhas que dizem o quanto somos chatos, assustadores e careiros entre outros elogios?
Acho que somos vítimas de grande injustiça e desrespeito.
Sei que nem é essa a intenção dos pacientes, mas quase todo mundo já fez uma piadinha dessas com seu dentista.
Mas na real, pergunto, quem nunca foi acudido por um Dentista?
Quem não é tratado com carinho e cuidado nos consultórios?
Somos os profissionais de saúde mais próximos das pessoas.
Temos amigos entre os pacientes e em geral, somos médicos, cirurgiões, anestesistas, artesãos, psicólogos e até confidentes.
Temos a mão mais treinada e delicada e, em muitos momentos, a paciência de um monge, pois acredite, paciente dá trabalho, nossa posição é terrível, trabalhamos sob estresse 10 a 12 horas por dia e francamente, se existisse um motor sem “barulhinho”, seríamos as pessoas mais felizes do mundo.
Por isso, meu querido amigo que teve paciência de ler até aqui, a partir de agora, passe a ver seu Dentista com mais carinho. Ele é o cara que passou a vida cuidando das suas dores, da sua mastigação, do seu sorriso. Fazemos uma faculdade difícil, estudamos a vida toda e pagamos fortunas por um livro ou um curso.
A Odontologia merece respeito. Não estamos abaixo da Medicina e, em muitos aspectos como habilidade e conhecimento da face somos imbatíveis.

Texto escrito por Elizabeth Pedrozo Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário