quarta-feira, 20 de março de 2019

CONTEXTO | Além Da Notícia


Por Sérgio Cursino

FAKE NEWS. O erro da notícia.

Inexplicavelmente fui confundido com o dono de uma pousada em Brumadinho – palco de mais uma vergonhosa tragédia bem ao estilo brasileiro: empresários criminosos, políticos corruptos, Justiça que não age, leis que só alcançam sempre os mesmos, o resto você sabe bem desse roteiro tão desgastado quanto revoltante.
O cenário para o vídeo foi o coreto do nosso Bosque da Princesa, ali interpretei o texto ‘ANTES QUE A GENTE VÁ EMBORA’.
Interessante que ainda hoje a repercussão de minha suposta morte é grande: o médico gaúcho e colunista do jornal ZERO HORA J. J. Camargo comentou o fato neste fim de semana.
No artigo, ele cita meu trabalho e acrescenta: ‘as frases “o cão  que amamos será entregue a outro dono e se afeiçoará a ele” e “as coisas que nem emprestávamos serão doadas ou jogadas fora porque a gente vai embora”, revelam a fragilidade das nossas âncoras afetivas e a dificuldade que temos em assumi-la.’
O vídeo fala da transitoriedade, da brevidade da vida, o quanto eu quero desfrutar dessa vida, tão transitória quanto breve.
E o equívoco da notícia de minha morte, me confundindo com o empresário da pousada, fez a mensagem se espalhar pelo Brasil todo: até achei, digamos, ‘estranho’, eu, me vendo como um homem tragado pela lama da impunidade em terras mineiras.
E então eu pensei naquelas vidas, pensei em mim, pensei em como eu vivo, o que é minha vida.
Afirmo que estou vivo e confirmo aquela parte de mim que continua a se preocupar, que vive na dúvida, que é cheia de receios, que julga os outros, que tem medo de confiar,
Essa minha parte que precisa de provas, que acredita só no que lhe convém, que não consegue dar continuidade às coisas, que se recusa a praticar o que prega, que precisa ser salvo antes que se vá em definitivo, que quer ser vítima, que dá verdadeiras surras em seu verdadeiro ‘eu’, que precisa estar certo o tempo todo e que insiste em se agarrar naquilo que não funciona.
ESTE É O MEU AVISO PRÉVIO: MEUS DIAS ESTÃO CONTADOS.
Não sou o dono da pousada em Brumadinho: mas eu preciso aprender a viver – ANTES QUE SEJA TARDE.
PORQUE ‘A GENTE VAI EMBORA...’

Sérgio Cursino é radialista desde 1977,
começou na Difusora Pinda.
Jornalista e publicitário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário