segunda-feira, 11 de março de 2019

CARNAVAL COM SEGURANÇA



            Todo carnaval tem seu fim e o balanço para segurança pública, em uma das festas mais tradicionais do Brasil foi de sucesso. Pensar que até os anos 1990 o brasileiro não poderia acompanhar as estatísticas de violência do seu país e hoje, no estado de São Paulo, a cada dia 25 temos o resultado de criminalidade do mês passado disponibilizado, em forma bruta, no portal da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, percebe-se o grande avanço.
            A polícia militar do estado realizou nos seis dias de carnaval, 01 até 06 de março, a operação batizada de Carnaval Mais Seguro. Contando com mais de 21.139 policiais e aproximadamente 8.400 viaturas nas ruas para ações preventivas e ostensivas, além de seu efetivo normal. Ações que incluíram diversos batalhões do estado, com reforços de militares que trabalham nas atividades administrativas.
            A região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), teve um incremento em sua equipe de 1.172 homens e mulheres. Do Coronel ao soldado o Estado de São Paulo, de acordo com o próprio Coronel da PM Salles, o resultado desta operação foi um sucesso. Com mais de 152 mil abordagens, das quais levou a 828 presos e 249 procurados pela justiça capturados. Um número com quase 200% a mais que o feito no carnaval de 2018.
Comparando os últimos três anos, os roubos saíram de 843 no mês de carnaval, em toda a RMVPLN, para menos de 670, ou seja, uma queda de 20%. O Furto no mesmo período teve uma tendência negativa de 5% em 2017 confrontando com 2016 e 16% em 2018. O destaque negativo é do indicador de estupro, que em 2016 teve registrado no mês todo de carnaval, 63 casos, em 2017 houve um decréscimo de 22 casos, isto é, 35% de queda. Já em 2018 houve uma involução de apenas um caso comparando com 2016, mas um aumento significativo de 21 casos em relação a 2017. Vale lembrar que os dados analisados, não são apenas do período do carnaval, mas sim do mês inteiro de fevereiro nos 39 municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Identifica-se que em todos os indicadores há uma propensão a diminuir ano após ano a taxa de criminalidade tanto quanto a vida quanto ao bem material. O Estado de São Pulo investe mais em segurança que o próprio país. Esse investimento está gerando frutos bons e reconhecidos por todos. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes está na casa dos aproximadamente 09 por 100 mil habitantes, abaixo da taxa do Brasil, que é de 30 por 100 mil habitantes. Isto é política pública feita para o Estado e não para o Governo. Reconheçamos que o cobertor é curto, nossa policia recebe pouco para fazer o que faz, o Estado é omisso e covarde para muitos outros assuntos, mas investir em segurança não é desperdiçar dinheiro ou gastar muito e prevenir muitas situações, desde um hospital lotado até dar a liberdade de a população poder curtir carnaval na rua, sem perigo e medo de não poder voltar para casa ao final da festa.

Ítalo Mantovani
Graduado pela USP no Curso de Gestão de Políticas Públicas
Mestrando em Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional
Professor no Cursinho Pré-Vestibular da Universidade de São Paulo.





Um comentário: