terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Ponto de Vista com Edu kogempa



esta coluna e de responsabilidade do autor
Vereadores votam com a administração e ajudam á enterrar á educação de Pinda


Ontem , foi um daqueles capítulos da política de Pindamonhangaba da qual prefiro esquecer.
Tudo começa nos idos do ano 2015, quando, democraticamente, elaboramos o Plano Municipal de Educação, em consonância com o Plano Nacional, que valorizava a gestão democrática, desde as decisões no âmbito da escola até nas decisões educacionais do município. 
Já em dezembro de 2016, após ser provocado pela Procuradoria Geral de Justiça de SP, o Tribunal de Justiça abriu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) a fim de sanear algumas coisas que constavam no Plano de Carreira do Magistério, criado em 2011, como o processo de escolha dos gestores escolares por indicação do prefeito, mesmo sabendo que em 2015 foi obedecida a listagem por votação, até aí tudo bem.. só que passou 2017, a defesa foi feita nesta gestão, mas como disseram os vereadores, muito mal feita, onde o TJ declarou inconstitucional, fazendo com que as antigas gestoras de unidade não mais fossem gestoras...começa aí o imbróglio.
Daí até os dias de hoje, as antigas gestoras, agora denominadas professoras corresponsáveis, com muita maestria vem desempenhando o papel de gestoras, mas sem regularização, pois a atual gestão não foi capaz de criar condições para a regularização. 
No final de 2018, após entrar com um projeto na Câmara para criar o cargo de diretor de escola, os vereadores pediram ao MEC para dar um parecer sobre a constitucionalidade do projeto, o que veio agora em fevereiro, sem falar nada de como fazer, cabendo o município determinar a forma.
Ocorre que, como eu disse lá em cima, no ano de 2015, após os trâmites de construção do Plano Municipal de Educação, foi votada pela Câmara e virou lei, o que deveria ser seguido para a democratização, mas não, atropelaram um grande trabalho legal, votaram a criação do cargo por concurso e estamos perigando ao caos na educação (mais do que já estamos), pois com isso poderão vir diretores que não conhecem as escolas municipais, sua rede de ensino e nada poderemos fazer contra isso, pois uma vez concursado já vimos como se dá..
Um secretário na retórica diz em democracia, mas na prática é outra coisa. Me sinto muito entristecido por isso, pois todo o trabalho para o Plano Municipal de Educação está sendo jogado na lata do lixo, desrespeitando pais e mães de alunos, funcionários e professores.
O bom de tudo isso é que muitas antigas gestoras que me achavam uma pedra no sapato delas haverão de dar a mão à palmatória, pois como falei na minha saída da Secretaria de Educação em 2016 que estaria ao lado delas e não contra, mas muitas ajudaram a tacar pedras em mim.
Não digo bem feito, mas é um alerta para a vida...nem sempre quem tem palavras bonitas está ao lado das pessoas..
Entre as palavras bem proferidas e ações bem executadas há um caminho enorme.
Bora lá tentar garantir a legalidade, pois é pela educação da minha filha que luto também.

 Vejam os vereadores que estão contra á educação da cidade.

Um comentário: