sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Ministério Público propõe ação civil contra ex e atual prefeito de Pinda


Após a conclusão investigatória do inquérito civil público número 14.0378.0001189/2018-4, o Ministério Público, através da promotora Paula Gizzi, propôs no último dia 8 de fevereiro, abertura de uma ação civil pública de improbidade administrativa contra o ex e atual prefeito de Pindamonhangaba. Entende-se o Ministério Público que o transporte coletivo do município, hoje exercido pela VIVA Pinda está irregular sendo que o último processo licitatório realizado em Pindamonhangaba ocorreu em 2003 através da concorrência pública 002/003, onde sagrou-se vencedora daquele certame naquela oportunidade a empresa de ônibus Pássaro Marron Ltda conforme o contrato 168/04. De lá pra cá nunca mais Pindamonhangaba realizou concorrência pública para o transporte coletivo e já foram transferidos serviços da Pássaro Marron para duas empresas, hoje exercida a concessão pela VIVA Pinda. 
Em 04 de dezembro de 2007, o Tribunal de Contas do Estado jugou irregular a concorrência e o contrato do processo 02/03 conforme aponta os autos processuais do TCE de número 002376/007/004. 
O município na ocasião recorreu da decisão do TCE e em 28/06/2010 o recurso foi novamente julgado e mantido pelo TCE a irregularidade da concorrência e o contrato referente a concorrência pública 02/03. Com a decisão transitada e julgada pelo Tribunal de Contas do Estado, caberia ao município a realização imediata de uma nova concorrência pública para o transporte coletivo. Fato esse que foi na interpretação do Ministério Público descumprida pelos ex e atual prefeito, embora o descumprimento iniciou-se na administração do PPS, que no modo de ver do MP o mesmo não se enquadra nesta ação por ter prescrevido. 
Na administração passada a empresa VIVA Pinda foi supostamente beneficiada por 5 aditamento ou seja, prorrogação de contrato. Já na atual administração contando com a prorrogação no apagar das luzes de 2018 por mais um ano somam 3. 
A referida ação foi instaurada sob o número 1000503-66.2019.8.26.0445 que tramita na 2ª Vara no Fórum de Pindamonhangaba. 
Com mais está ação instaurada, a atual administração já tem 9 ações de improbidade administrativa e tramita no Ministério Público centenas de inquéritos civil público. As partes envolvidas nesta ação deverão ser notificadas para que apresentem as suas respectivas defesas.


Um comentário:

  1. o porque o ministério publico não trabalha na prevenção, orientando antes que ocorra a conclusão do serviço ou contrato, mas não espera concluir para depois ir e ferrar a administração, um trabalho preventivo com certeza seria mais barato. qual a administração gostaria de trabalhar errado se vai ser autuado.Fica ai a sugestão ministério publico, oriente para que Pindamonhangaba cresça dentro da lei.

    ResponderExcluir