quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Educação: democracia ou tecnocracia? - Ponto de Vista por EDU KOGEMPA


esta coluna e de responsabilidade do autor
Sem consultar a classe, muito menos as ex-gestoras (muitas, hoje, professoras co-responsáveis), o prefeito e secretário de educação apresentam à Câmara Municipal de Pindamonhangaba e deverá ser votado na próxima segunda-feira o projeto criando o cargo de diretor de escola.
O cargo será preenchido por concurso público e não como prevê a Meta 19 do Plano Municipal de Educação, jogando todo um trabalho no lixo, só que é uma lei.. o que diz na meta 19:

19.1) promover a revisão da legislação municipal, visando a definição de critérios técnicos de mérito e desempenho para a nomeação de gestores de escolas e creches, bem como para a participação da comunidade escolar na auto - avaliação institucional, de forma a qualificar o município para o recebimento de repasses financeiros advindos da União que tenham como finalidade o fortalecimento da gestão democrática;

Também, na justificativa para criação dos cargos, o prefeito informa que não criou antes por conta do limite prudencial da folha de pagamento, mas criou 220 cargos em dezembro de 2018 justificando que tinha acertado as contas e reduzido a folha de pagamento. Será que a Educação nunca foi prioridade desta gestão ou é só impressão minha?

Ou  professoras e professores se mobilizam ou terão que ter como diretor de escola muitos profissionais que nem da cidade são, que não conhecem a rede e depois não poderão tirar, pois o cargo será EFETIVO.

Segue aqui o projeto de lei a ser votado:👇👇👇👇


Obs: Pedimos aos vereadores Renato, Roderley, Rafael, Osvaldo, Ronaldo, Gislene e Toninho da Farmacia para que escutem os profissionais. Isso é motivo para uma audiência pública!

Um comentário:

  1. Muito boa definição.
    Alguns advogados me disseram inclusive que existe uma lei estadual que impede a contratação desses diretores, e fato Isso?

    ResponderExcluir