segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

COLUNA: “RESENHA DA PRINCESA DO NORTE”

esta coluna e de responsabilidade do autor

Por Luis Rosas (advogado)

O COMBATE A CORRUPÇÃO E A “LEI DE GERSON”

Quem nunca ouviu falar na famosa “Lei de Gerson”? Bom não é uma lei propriamente dita no sentido literal da palavra, mas é um lema que muitos usam para denominar a famosa estória de “levar vantagem em tudo”, isso mesmo, sempre tem aquela pessoa que quer levar vantagem em todo tipo de situação e muitas das vezes seu discurso é humanitário, diz pensar no coletivo, mas nas entrelinhas o objetivo é outro, isto é, aproveitar da situação para obter algum tipo de vantagem: econômica ou não.
Este tipo de conduta imoral e muito usada no dia-a-dia, acaba por muitas vezes, não sendo penalizada e muito menos punida, posto que geralmente só é descoberta depois de muito tempo e assim devido aos transtornos sofridos deixa-se de denunciar.
Desta pseudo “lei” podemos deduzir que contribui também para o surgimento da corrupção. Mas a corrupção é apenas quando envolve homens públicos? Certamente que não, vemos este câncer de nossa sociedade presente em muitas situações: furar fila de banco, se passar por deficiente, estacionar em vagas de idoso e deficiente sem ser, pedir um quebra galho em algum tipo de situação. Todas estas circunstancias também são formas de corrupção e que acabam por contribuir para outras situações mais graves, como temos visto em nosso País.
Cada vez que buscamos obter alguma vantagem seja ela qual for, estamos sim praticando corrupção, bem mas vocês podem me dizer que isso não é importante e que o foco deve ser outro! Bom de fato o que vem mais causando transtornos e até a maior causa da crise atual é a corrupção enraizada em muitos setores públicos e privados de nosso País.
Mas como podemos combater este câncer que vem destruindo setores que deveriam estar usando seus recursos financeiros para o bem comum e não para obtenção de vantagens econômicas pessoais? Entendo que o primeiro passo é justamente banir estes pequenos atos, que vemos no dia-a-dia, e mencionei anteriormente.
Em seguida nos casos mais graves de corrupção, o fim do foro privilegiado, o endurecimento da legislação com punições mais severas, e o impedimento de ocupar cargos de comando sejam no setor publico como no privado, são algumas das possíveis ferramentas de combate a corrupção que podem vir a ser implementadas e certamente trarão resultados práticos.
Todos devem fazer a sua parte ao verem atos imorais que caracterizam qualquer forma de corrupção, denunciando sem medo e logico de forma imparcial, isto é, sem que esteja também buscando alguma vantagem com a denúncia, afinal agindo assim estará de certa forma praticando um ato de corrupção.
O combate a famigerada corrupção só obterá sucesso pleno quando toda sociedade sem qualquer exceção entender que não se deve levar vantagem em tudo. Até a próxima coluna e um forte abraço a todos


Um comentário: