quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Metalúrgicos de Pinda aprovam 5% de reajuste e garantem Convenção Coletiva




Assembleia teve um dos maiores índices de presença do sindicato; proposta tem aumento real de salário



 


O presidente do sindicato, Herivelto Vela



Os trabalhadores metalúrgicos de Pindamonhangaba aprovaram em assembleia nessa segunda-feira, dia 5, a proposta de reajuste, com aumento real de salário, e de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. A categoria é a maior da cidade, engloba cerca de sete mil funcionários.
Desde agosto, várias mobilizações ocorreram nas fábricas de Pinda e também nas cidades dos outros sindicatos ligados à FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT São Paulo).
O acordo garante o reajuste salarial de 5%, que representa um aumento real de 1,31% mais 3,64% de reposição da inflação pelo INPC e os direitos trabalhistas específicos da categoria, firmados na Convenção Coletiva de Trabalho.
Segundo o presidente do sindicato, Herivelto Vela, a assembleia contou com um dos maiores índices de participação dos trabalhadores.
“É muito importante ter o trabalhador participando, fazendo a discussão da proposta, daquilo que mudou este ano e decidindo junto com o sindicato o futuro da categoria. Esse é um ano marcado por muita dificuldade por causa da reforma trabalhista, mas conseguimos, agora todas as fábricas de Pinda já tem a garantia do aumento salarial e a proteção da Convenção Coletiva”, disse Vela.
O acordo foi assinado nessa terça-feira, dia 6. Entre as conquistas deste ano estão as cláusulas que determinam que as empresas discutam previamente com os sindicatos sobre a contratação de trabalhadores em jornada intermitente, que gestantes ou lactantes não trabalharão em local comprovadamente insalubre e a criação de um seguro de vida obrigatório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário