quinta-feira, 22 de novembro de 2018

COLUNA: “RESENHA DA PRINCESA DO NORTE”

Esta coluna é de responsabilidade do autor


Por Luis Rosas (advogado)

VONTADE POLITICA X NECESSIDADES PÚBLICAS

         Sempre percebemos que as necessidades públicas só tendem a aumentar, justamente porque além do crescimento habitacional, a evolução natural dos serviços também cresce de forma rápida.
         Mas como um gestor público consegue acompanhar ou até tomar decisões que contemplem as necessidades publicas na velocidade em que elas surgem? Bom isso se resume a dois pontos importantes a meu ver e entendimento: primeiro à vontade politica de ajustar às decisões com as necessidades e segundo não menos importante também está na capacidade de ouvir os anseios daqueles que serão beneficiados ou não com as tomadas de decisões.
         Vamos tratar da vontade politica, porque de nada adianta ouvir os anseios e não ter a mínima vontade de tomar as decisões e executá-las para atender as necessidades públicas.
         É justamente quando não há esta vontade politica é que faz com que o gestor se afaste cada vez mais da população e o aumento de criticas acontecem, mas podem estar me perguntando, mas o que entende por esta tal vontade politica? Vejam bem,vontade politica é aquela em que o gestor toma a decisão a fim de realmente contemplar as necessidades publicas daqueles que serão afetados diretamente.
         Os protestos havidos nos últimos anos em nosso País são reflexos exatamente desta ausência de vontade politica para atender as necessidades publicas, visto que a grande maioria das decisões dos gestores demonstra outra vontade política, a de atender os anseios de um pequeno grupo que geralmente está à volta do gestor.
         Ouvir mais sempre é o melhor caminho, às vezes a soberba e a falta de humildade só trazem problemas, e isto é em todo em qualquer lugar seja na iniciativa privada e na pública também, posto que como já falei sem vontade política de se fazer as ações que vão culminar em atender as necessidades públicas da maioria, certamente não trarão os resultados almejados.
         Podem dizer, mas existem as questões de ordem legal, sim elas existem, mas há sempre a possibilidade de fazer adequações de ordem legal ou vice e versa para que as necessidades públicas sejam atingidas na sua plenitude.
         Por isso destaco que sem vontade politica, não há como atender as necessidades públicas, e assim quem perde sempre é a população.
Até a próxima coluna e um forte abraço a todos!

Um comentário:

  1. Boa sua visão, caro Luís Rosas!Penso nessa linha também. Me permita somente fazer duas observações que corroboram com o sexto parágrafo: Quando refere-se a "ouvir" isso me remete ao texto bíblico citado pelo apóstolo Paulo, quando diz que o homem deve estar sempre "pronto a ouvir".Infelizmente, muitos não sabem exercitar essa importante ação! E segundo lugar, sua referência à soberba e orgulho presentes na vida de um líder. Me remete às palavras do sábio Salomão, filho de Davi que, advertiu a todos nós no livro de proverbios, com as seguintes Palavras: O orgulho precede à ruína é a altivez de espírito à queda. Sempre gosto de analisar situações à Luz das sagradas escrituras, pois, firmados nelas certamente acerta-se muito mais!!!

    ResponderExcluir