sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Campanha Fique Sabendo começa no dia 1º de dezembro em Pinda




O dia 1 de dezembro é celebrado mundialmente como dia internacional da luta contra a Aids, e com o aumento de 23%, cerca de 120 casos, entre 2013 e 2018 de pacientes soropositivo no município, a Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba preparou até a próxima semana, uma extensa programação com objetivo de conscientizar a população sobre a doença. 
A programação que começa neste sábado (1/12), com o “Fique Sabendo”, no Shopping Pátio Pinda, das 13 às 20 horas, levará informação de prevenção e conscientização no estande, além da distribuição de preservativos. Na rede pública estadual de ensino, haverá apresentação de 34 esquetes abordando o tema, para jovens em parceria com a Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba.
De acordo com o Departamento de Riscos e Agravos à Saúde – Vigilância Epidemiológica, foram dispostos sete pontos de ação para a campanha. Além do shopping, dia 3 a equipe estará na Praça Monsenhor Marcondes, das 9h às 17h; dia 4, no Cisas (Moreira César), das 8h às 16h;  dia 5, das 8h às 12h, na praça central do Araretama, e das 13h às 16h, no Bem Viver; dia 6, das 9 às 16h, na Prefeitura; e dia 7, das 8h às 16h, no CEM – Centro de Especialidades Médicas. As unidades de saúde também realizarão ações em seus bairros.
Prevenção - Conforme informações da Secretaria de Saúde, atualmente a cidade possui cadastrados 610 pacientes HIV positivo, que não necessariamente desenvolveram a doença. Com objetivo de frear o crescimento da contaminação pelo vírus, o diretor do Departamento de Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, afirma que o melhor caminho é a prevenção e o conhecimento da enfermidade, por isso deve-se praticar sexo com preservativo, não compartilhar seringa por mais de uma pessoa e utilizar instrumentos que cortam ou perfuram devidamente esterilizados.
“Nos chama atenção com a banalização do o uso indiscriminado do coquetel ‘anti-aids’ que é recomendado para uso após exposição indesejada – acidente com profissionais da saúde ou violência sexual –  com o vírus nas primeiras 72horas. O uso nos sugere a pratica de sexo sem preservativo ou utilização de seringas ou objetos cortantes contaminados, acreditando que a prática se resume apenas em fazer uso do coquetel, porém há as complicações a saúde como danos ao fígado e rins, distúrbios gastrintestinais e doenças coronariana, bem como, social” destaca Lamana.
Dupla prevenção
Durante a ação de conscientização sobre a Aids, haverá também o reforço da campanha contra o Aedes aegypti, os agentes estarão disponibilização informações. Haverá ainda a vacinação contra a febre amarela, para aqueles que não se imunizaram durante a campanha realizada pela Prefeitura no primeiro semestre deste ano. Será sexta-feira (30), durante o dia todo, na Praça Monsenhor Marcondes, e no dia 1º, no Shopping Pátio Pinda. 

Foto: Além do Fique Sabendo, a equipe da Saúde está no Shopping com a prevenção ao Aedes aegypti


Nenhum comentário:

Postar um comentário