segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Prédio da Câmara de Tremembé completa 100 anos


                                                        Como era prédio inaugurado há 100 anos.                  
                                                             Contava com um piso e porão.


Vista atual do prédio centenário após duas ampliações

  J. A. Camargo é Engenheiro e Jornalista



A Câmara Municipal de Tremembé está instalada em prédio do período da arquitetura neoclássica brasileira e completou no ultimo dia 12 de outubro cem anos de sua inauguração. A primeira reforma do prédio ocorreu no governo do prefeito Octaciano Xavier de Castro (1952-55), onde também abrigava a sede do Poder Executivo. Em 1979 o prédio passou a abrigar somente o Poder Legislativo onde permanece ate os dias de hoje.
           
Pelo menos duas reformas de maior complexidade ocorreram ao longo desse período, sem, contudo, alterar o conceito arquitetônico das fachadas.  A primeira foi entre 1985/86 e a segunda entre 1997/98. A adaptação interna para abrigar os gabinetes dos vereadores só veio acontecer em 2001.

Agora em 2018, ano do centenário de inauguração do prédio, o Presidente da Casa, vereador Adriano dos Santos autorizou abertura de licitação publica para contratação de empresa de engenharia para realização de obras de troca do telhado e outros serviços de menor porte.

UM POUCO DA HISTORIA

A cidade de Tremembé teve sua emancipação decretada pela Lei Estadual nº 458, de 26 de novembro de 1896. Após a emancipação a cidade começou a se organizar. A primeira Sessão de Câmara foi realizada em 7 de Janeiro de 1905. A primeira Ata do Primeiro Livro inicia com os seguintes dizeres:

“Sessão de posse dos vereadores eleitos para a Primeira Câmara Municipal da Villa de Tremembé sob a presidência do Senhor Coronel José Benedito Marcondes de Mattos, Presidente da Câmara Municipal de Taubaté. Aos sete dias do mez de janeiro de mil e nove e centos e cinco, as oito horas da manhã, na sala das sessões, no prédio para isso destinado, nesta Villa de Tremembé os senhores vereadores Hermínio Cardoso da Cunha Coimbra, Alexandre Monteiro Patto, Maximiano Antunes, Silvério Banhara, Francisco Coelho Ferreira e Antonio Lourenço Xavier...”.

A eleição dos vereadores foi em 30/10/1904, na Casa do Senhor Antonio Monteiro Patto, nesta mesma ocasião foram eleitos os Juízes de Paz Antonio Monteiro Patto, Silvano Luiz de Souza e João Luiz de Souza Ribeiro. Também em outro documento histórico registra a escritura de compra, pelo Município, em 21 de dezembro de 1914, pelo Prefeito da época Antonio Lourenço Xavier, de dois casarões antigos, esquina das ruas Costa Cabral e São Francisco, de números 53 e 55.

A Ata do dia 1º de setembro de 1917 trouxe informação importante, quando os vereadores  atenderam a solicitação do Prefeito Antonio Lourenço Xavier, e autorizaram a demolir o prédio antigo e reconstruir um novo.

            Continuando na pesquisa dos documentos historicos temos a ata de 12 de outubro de 1918 que trata da Sessão Solene de Inauguração do Prédio reconstruído.  

O mesmo Prefeito que fez a primeira alteração no prédio original da Câmara, inaugurado em 1918, e que este ano completa 100 anos, na reforma realizada em 1955 foi eliminado o porão e passou a ter dois pisos. Este Prefeito, para visitar as obras do município andava na garupa da bicicleta do Fiscal Municipal Luiz Vicente Marcondes.

Antonio Carlos Ferreira, ex-vereador e ex-prefeito, mais conhecido como Metralha,  atendendo nosso convite para dizer o que se lembra sobre a história do prédio, disse que quando foi Presidente da Casa em 1985 e 1986 procedeu à primeira ampliação na fachada para a Rua Costa Cabral,  passando a ter a quarta e quinta janelas no primeiro piso. Com isto o plenário foi ampliado e atual sala da Direção da Câmara foi incorporada ao Legislativo, sendo-lhe dado o nome de Sala Arthur da Souza Praça, em 6 de março de 1986.

Isto porque antes era usada como sala do Dentista do FUNRURAL. Construiu também a garagem e ganhou o primeiro carro da Câmara, um Opala, doação viabilizada pelo então Deputado Estadual Ary Kara José, uma vez que o veiculo pertencia à Assembléia Legislativa.

Em 1997/98 o Presidente José Benedito Couto Filho, já falecido, procedeu à outra parte da ampliação do primeiro piso que aumentou o plenário, na sua configuração atual, passando o prédio contar com três fachadas. Rua Bom Jesus, fachada principal; Rua Costa Cabral, fachada lateral ampliada e Rua São Francisco, fachada posterior. Neste momento a parte térrea ainda era usada, parte pela OAB e parte pela Liga Municipal de Futebol.

Em 2001 foram criados os gabinetes na parte térrea, passando o prédio a ser ocupado somente para os serviços do Legislativo.

Também o ex-prefeito Júlio Celso Otani, colaborou na elaboração deste levantamento histórico, com informações até pitorescas.

Disse que o primeiro veículo a motor comprado pelo município foi um Ford Rhein, pelo então Prefeito Octaciano Xavier de Castro, mais conhecido como Capitão Xavier.

Posteriormente, no ano de 1977 o filho do “Capitão Xavier”, Júlio Vieira, também foi Prefeito, e na sua Administração a Prefeitura saiu deste prédio e foi para onde era a Escola do SESI, e no prédio ficou funcionando apenas a Câmara Municipal isso no ano de 1979. Mais tarde, em 1981 o Senhor Júlio Vieira transferiu a Prefeitura Municipal para a sua atual localização, na Rua 7 de Setembro.

Em síntese essa a historia de um dos prédios mais antigos de Tremembé sem nos preocuparmos com a cronologia das ocorrências ao longo do centenário. A Basílica e Santuário do Senhor Bom Jesus, monumento mais antigo da cidade, iniciou como capela datada de 1672, patrimônio histórico cultural dos mais valiosos do Vale do Paraíba, com 346 anos de existência. Atualmente vem sofrendo lento processo de restauração e no dia 14 de setembro ultimo foi inaugurada a quarta fase com entrega da pinturas artísticas do altar-mor.

Um comentário:

  1. Meu avô foi Francisco Coelho Ferreira vereador na primeira câmara e posteriormente prefeito em 1926 !

    ResponderExcluir