sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Alteração na tarifa de iluminação pública aprovada ano passado entra em vigor




A alteração na tarifa de iluminação pública (CIP) aprovada no final do ano passado pelos vereadores de Pindamonhangaba entrou em vigor a partir deste mês. A alteração está prevista na Lei Complementar n° 57, de 21 de dezembro de 2017, que altera a Lei Complementar n° 48, de 16 de dezembro de 2014, que institui a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública prevista no artigo 149-A da Constituição Federal e dá outras providências.
O serviço previsto no caput deste artigo compreende o consumo de energia destinada à iluminação de vias, logradouros, praças e monumentos, compreendendo também o completo custeio da instalação, manutenção, melhoramento, modernização, eficientização e expansão e gestão da rede de iluminação pública.
A tarifa de energia citada neste Artigo será composta pela Tarifa de Iluminação somada aos impostos cobrados considerando a bandeira tarifária vigente mês a mês conforme definido pela ANEEL — Agência Nacional de Energia Elétrica.
A base de cálculo da CIP é uma alíquota da tarifa aplicada a iluminação pública no município que define o valor a ser arrecado por faixa de consumo. Mas a lei não deixa claro como é feito o cálculo.
Analisando uma conta do mês de agosto com a de setembro onde o aumento já está incluído, o valor é absurdo. Por exemplo, uma residência que gastou no mês de agosto 101 KWh pagou R$ 1,63 de CIP, e no mês de setembro que gastou 107 KWh pagará o valor de R$21,74.  
Na época na justificativa do projeto, a Prefeitura afirmou que a alteração tinha por objetivo “prover a receita necessária para promover o desenvolvimento de um sistema eficiente de iluminação pública, bem como a valorização noturna dos espaços públicos urbanos”.
A mudança na CIP acabou aprovada no ano passado por seis votos favoráveis. Os parlamentares contrários foram Rafael Goffi, Roderley Miotto (PSDB) e Ronaldo Pinto.Faltando um pouco mais de 20 dias para eleições , Dr Isael e Ricardo Piorino dá um presente para a população
de Pindamonhangaba de quase 900 % de reajuste na contribuição municipal. de iluminação pública.

Será que a população ainda vai votar nos candidatos apoiado pela atual administração 
André do Prado e Marcio alvino?.

2 comentários:

  1. Que palhaçada é essa ?? a prefeitura construiu usina hidrelétrica ?? .. já não basta ter que pagar bandeira vermelha, azul, rosinha e o cambáu !!! ainda tem que pagar essa P...rra de tarifa !!! vcs tão querendo F..dê o povo msm !!! Bando de ladrão e sem vergonha !!!... P quem ganha 10.000,00 tá facil né ???.... vão pro inferno !!

    ResponderExcluir
  2. Já veio na conta de luz né contribuição Municipal que invertem as que tá todo mundo de acordo brincadeira

    ResponderExcluir