sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Crossfit Inclusivo será dia 25 no Parque da Cidade



Em comemoração ao Agosto Laranja - mês de conscientização sobre a esclerose múltipla - a Prefeitura de Pindamonhangaba, realiza, neste sábado (25), o Crossfit Inclusivo, no Parque da Cidade. O evento está inserido na comemoração do aniversário da Escola da Família, que será no mesmo dia e local.
O Crossfit Inclusivo será uma demonstração do crossfit com pacientes em tratamento de esclerose múltipla e também pessoas com deficiências. A apresentação será às 10 horas, em parceria com a Academia Tayoba. Será uma oportunidade para o público em geral ter mais acesso a informações sobre a doença, que possui difícil diagnóstico.
Por isso, além dessa apresentação, haverá, ainda uma palestra educativa sobre EM, com o dr. Ronaldo Abraham, voltada para agentes de saúde e profissionais interessados no assunto. Será no dia 30 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, no auditório da Prefeitura, às 8h30, com entrada gratuita.
A idealizadora do evento, Valéria da Silva Carvalho, que é paciente de EM, explica que a iniciativa é importante pois o diagnóstico precoce desta doença é fundamental para uma melhor qualidade de vida dos pacientes. "Por ter sintomas muito parecidos com outras enfermidades, a esclerose múltipla não tem um diagnóstico simples. Precisamos chamar a atenção das pessoas e dos agentes de saúde para conhecerem mais sobre o assunto, por isso o Agosto Laranja é tão importante", destacou.
A Esclerose Múltipla é a doença autoimune, do sistema nervoso central, que mais acomete jovens adultos no mundo inteiro. Não se sabe o que causa a EM, e ainda não há cura para ela, mas já existem diversos tratamentos eficazes para a doença. Dentre seus principais sintomas estão: fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio), alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação). A especialidade médica que diagnostica e trata a EM é a neurologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário