terça-feira, 12 de junho de 2018

Festa Junina e Copa do Mundo: Cuidados importantes no uso de fogos de artifício



Em junho e julho a tradição das festas juninas e julinas espalha- se por todo o país. E nesta mesma época este ano acontecerá a Copa do Mundo. Mas além das típicas guloseimas, a diversão às vezes vai além da quadrilha, com o uso dos fogos de artifício.
Por isso é importante ficar alerta para alguns cuidados durante o manuseio desses produtos que podem evitar queimaduras e outras lesões por toda a vida, o que infelizmente é muito comum nessa época.
Estimativas apontam que uma em cada dez pessoas que mexem com fogos de artifício sofre algum tipo de acidente. Os resultados variam entre queimaduras, lesões nos olhos e no ouvido, amputações e até morte.
Em caso de acidente, a pessoa deve lavar o ferimento com água corrente e evitar tocar na área queimada. Outro cuidado que deve ser tomado é não passar nenhuma substância sobre a lesão, como creme dental, pomadas, clara de ovo e manteiga. Em seguida, o ferido deve ser levado à unidade de saúde mais próxima.
De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão, cerca de 70% dos casos de queimaduras são provocados por artefatos pirotécnicos e 10% das vítimas sofrem amputações, principalmente, das mãos e dedos. As lesões provocadas por fogos de artifício são graves e difíceis de recuperar.
Observe alguns cuidados que devem ser tomados ao manusear esses produtos e aproveite a festa em segurança:

- Não segure os fogos de artifício com as mãos. Prenda o rojão sempre em uma armação e fique longe na hora de acendê-lo.
- Não insista em acender fogos que falharem.
- Dispare os fogos somente ao ar livre, sempre com o cuidado de estar longe de substância inflamáveis ou redes elétricas.
- Mantenha um recipiente com água próximo e descarte nele os fogos já usados ou aqueles que falharam, a fim de evitar riscos de novas explosões.
- Nunca manuseie fogos após consumir bebida alcoólica  Confira sempre o certificado de garantia dos fogos.
- Leia atentamente as instruções de uso contidas nas embalagens.
- Compre fogos de artifício somente em estabelecimentos credenciados pela Divisão de Armas, Munições e Material Explosivo da Polícia Civil. Nunca compre em lojas de fabricação caseira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário