sexta-feira, 15 de junho de 2018

COMO O USO DE DROGA AFETA OS DENTES?



Apesar das inúmeras campanhas de conscientização promovidas pelos meios de comunicação, o uso de drogas tem se tornado uma prática comum entre pessoas das mais variadas faixas etárias e camadas sociais colocando em risco sua vida e também a vida de familiares e amigos que sofrem junto com o dependente químico em suas alucinações, crises, etc.
Qualquer que seja a droga acaba conduzindo o usuário a um estado de desleixo, tirando-lhe a vontade de viver em sociedade, cuidar e se valorizar como ser humano. Nessa situação o usuário deixa de tomar banho, trocar de roupas, ou seja, ter os cuidados básicos de higiene, como escovar os dentes por exemplo.
Em suas mais diferentes formas, as drogas estão cada vez mais potentes quanto às alucinações e ao poder de viciar o usuário trazendo consequências muitas vezes irreparáveis como esquizofrenia, cegueira, paralisia e perda de órgãos.
Dentre esses órgãos estão os dentes que sofrem diretamente com a ingestão de drogas das mais diferentes formas.
Os usuários de cocaína tem o costume de esfregar a droga nos dentes e gengiva, aumentando o Ph (acides) da saliva provocando erosão do esmalte dental, que é a perda do tecido superficial do dente, provocando dor, hipersensibilidade além de comprometer a estética dental. Depois de ingerida, a cocaína leva o usuário a um estado de tensão que resulta em uma crise de bruxismo, que é o ato de apertar e esfregar os dentes superiores nos inferiores, resultando em desgastes prematuros e fraturas de coroa e raiz.
A maconha e o crack, assim como o cigarro, são drogas fumadas das mais diferentes formas e a fumaça em contato com os dentes causa escurecimento do esmalte, hipossalivação (diminuição do fluxo salivar), tornando o indivíduo suscetível a doenças periodontais (doenças na gengiva e tecidos sustentação).
O ecstasy assim como a cocaína, induz o usuário a crises de bruxismo, além de hipossalivação, prejudicando a estrutura dental e podendo causar problemas nas articulações mandibulares.
O oxi é a grande novidade entre as drogas sintéticas, mais barata e com maior poder de alucinação que o crack, é a mistura de pasta base de cocaína, querosene e cal virgem, resultando em uma pedra. O efeito do oxi é devastador, podendo levar o usuário á morte em pouco tempo.
A fumaça resultante da queima da pedra de oxi aumenta muito o Ph da saliva tornando-a extremamente ácida resultando em cáries muito agressivas, assim como doenças periodontais (doenças de gengiva) que podem levar à perda de todos os dentes em pouquíssimo tempo.
Infelizmente as pessoas ainda não se deram conta de que os dentes são órgãos do corpo humano como os dedos, nariz, orelhas e não se preocupam se eles estão sendo danificados devido ao uso dessas substâncias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário