segunda-feira, 14 de maio de 2018

Comunidade de Santo Antônio se prepara para o tradicional Festejo



No final dos anos 50, os moradores da Chacrinha que era formada por Pescadores, atenderam um pedido do Monsenhor João José de Azevedo, pessoa muito querida, amigo dos pobres e que antes de tomar qualquer atitude procurava a comunidade para conversar, para que juntos decidissem o que seria feito. O pedido do Monsenhor era que fosse construída uma capela de Santo Antônio na Vila de Santa Clara no Bairro do Bosque. 
Em Janeiro de 1959 várias famílias se reuniram e teve aí, o início da construção, não citando aqui os nomes das famílias para não cometer a injustiça de esquecer alguma. Todos foram muito importantes para a nossa história de alegria, sofrimento, trabalho e o principal, muita união de todos.
Nossa tradição já vem desde o início da construção, com celebrações religiosas, procissões, distribuição de café, pães bentos e almoço gratuito para todos. Também tem barracas de comes e bebes, moda de viola com os cantores de cada época, distribuição de balas, doces e bolo para as crianças da comunidade e bairros vizinhos que frequentavam. Além disso, há as apresentações de quadrilhas e congadas, levantamento do tradicional mastro de Santo Antônio pelas mulheres moças, soar dos sinos e queima de fogos.
A tradição de uma comunidade tem que ser respeitada sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário