terça-feira, 24 de abril de 2018

Vereadores pedem esclarecimentos sobre licitação do Pronto Socorro



Foi aprovado na última sessão da Câmara de Pindamonhangaba um requerimento de N° 1047 assinado pelos vereadores Rafael Goffi, Roderley Miotto e Ronaldo Andrade pedindo esclarecimentos ao prefeito em relação ao processo licitatório ocorrido no dia 17, para definir o novo administrador do Pronto Socorro.
Pediram também esclarecimento da dívida do município com a ABBC e providências do Tribunal de Contas e Ministério Público por entender que existe algo confusão desde a publicação do edital, a troca de última hora da comissão da licitação, a habillitação indevida e, também a confusão que provavelmente poderá colocar em situação difícil a saúde do município.

Parecer do presidente da Comissão de Saúde, vereador Roderley Miotto

Apresentamos os requerimentos por conta de situações que entendemos ser alheias a normalidade de um certame licitatório. Por esse motivo, solicitamos os devidos esclarecimentos da secretaria de saúde e assistência social.
 A grande preocupação é em relação ao atendimento da população que merece ter um atendimento digno no pronto socorro municipal. Logo, o impasse sobre quem será a entidade responsável por sua administração gera uma sensação de insegurança em todos nós. Manteremos nosso posicionamento firme até que tudo esteja resolvido.

Toda esta confusão na área da saúde de Pindamonhangaba causada ao longo desses 16 meses pela secretária e equipe, começou com a precipitação em acabar com o laboratório, hoje os exames estão atrasando, a licitação teve problemas que levou até o presidente da Unimed de Pindamonhangaba, Renato Shimidt fazer uma explanação da atual situação da empresa e deixando no ar que foi supostamente prejudicado finalizando seu discurso dizendo “o meu maior erro foi investir em Pinda”.
 A Unimed atende diversos municípios da região e possui um grupo grande de médicos e emprega direta e indiretamente muitas pessoas no município, esse problema no laboratório gerou abertura de inquérito civil público.
Outro problema causado pela secretária é com a falta de medicamentos, insatisfação de 90% dos servidores da pasta, agora problema na licitação do Pronto Socorro que supostamente dará de presente ao prefeito mais um inquérito civil público. O aumento de natimorto também resultou em outro inquérito civil.
Todos esses problemas, além da ação de cobrança da ABBC na justiça de quase 7 milhões de reais que dará mais dor de cabeça para administração na justiça. O grande problema do aumento da dívida do município com a ABBC é que a rede municipal de saúde não funciona e a população busca o Pronto Socorro para atendimentos e acabam utilizando Raio X, medicamentos e exames laboratoriais, principalmente quando existe suspeita de dengue, zica e febre amarela, exames de urgência que os médicos do PS tem que diagnosticar rápido, pois pode levar a morte.
Com a falta do SAMU, em especial do Consórcio de Taubaté deixa a população descoberta, como por exemplo, se acontece um acidente de moto o SAMU de Pinda hoje ligada a Guaratinguetá vai pegar o acidentado e levar para o Pronto Socorro, o município vai atender fazer a medicação de momento, ou seja, custo para os cofres públicos, e o plantonista vai solicitar vaga de internação nos hospitais da região para melhor atender esse paciente. Já em caso de uma pessoa enfartando e que necessite de UTI também será o mesmo procedimento, enfim o SAMU de Pinda, fará o serviço que a Emercor realizava, já se um munícipe de Pinda se acidentar em cidades da região será atendido pelo SAMU e se for em caso de urgência tais como cirurgia e UTI terá entrada direta em hospitais.
Segundo informações de pessoas ligadas ao prefeito ele não faz uma mudança na Secretaria de Saúde, pois ele tem uma consideração com a atual secretária pela conquista do credenciamento do SAMU, mas não fala que os pacientes continuarão dependendo do Pronto Socorro, a Prefeitura terá que pagar o credenciamento para Guará e os munícipes ficaram dependendo de vagas em hospitais, principalmente o prefeito que já trabalhou por muitos anos na Santa Casa de Aparecida e sabe o quanto é dificultoso conseguir vagas.
A população espera que o prefeito tire essa venda e reconheça os problemas que a secretária está gerando para o município e faça a tão sonhada mudança na saúde e em outras pastas para que amanhã não acarrete em processos e ações que supostamente prejudicará a sua reeleição e toda a sua carreira política.
A população pede socorro ao vice-prefeito Ricardo Piorino que ajude a fazer pra ontem a reforma administrativa em Pindamonhangaba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário