quarta-feira, 18 de abril de 2018

VEREADORA GISLENE CARDOSO ENTRA COM A INDICAÇÃO DE PROJETO DE LEI 07/2018 QUE DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE LICENÇA DE PATERNIDADE PARA MAIS 15 DIAS AO SERVIDOR MUNICIPAL.



Na ultima Sessão Solene, a vereadora Gislene Cardoso apresentou a indicação de  Projeto de Lei 07/2018. onde dispõe de mais 15 dias para direito de paternidade, segundo a vereadora essa lei já está em vigor para funcionários no âmbito federal

 (No âmbito do Poder Executivo federal, a Presidente da República editou (03/05/2016) Decreto prevendo que os servidores públicos federais (regidos pela Lei nº 8.112/90) passam a ter direito à licença-paternidade de 20 dias. )

 No caso dos servidores estaduais e municipais, contudo, entendo que é indispensável que o chefe do Poder Executivo edite decreto concedendo expressamente a licença-paternidade prorrogada para seus servidores, não se podendo invocar, por analogia, a Lei nº 8.112/90 já que esta não tem aplicação nos âmbitos estadual e municipal. 

Vale ressaltar que a licença-paternidade de 20 dias é garantida não apenas ao servidor público que tiver filho biológico, mas também àquele que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança.
Não pode exercer atividade remunerada no período
O pai beneficiado pela prorrogação da licença-paternidade não poderá exercer qualquer atividade remunerada durante a prorrogação da licença-paternidade.
Se ele descumprir isso, ou seja, se for descoberto que ele estava trabalhando em outra atividade remunerada no período da licença, a prorrogação será cancelada e haverá registro da ausência como falta ao serviço.
Esse projeto entrou  por indicação da vereadora Gislene Cardoso  por ser uma prerrogativa do executivo e através de  diversas reuniões realizadas com Secretário de Administração Fabrício, o mesmo   demonstrou um grande interesse de apoiar o projeto e estudar as possibilidades para enviar para a câmara  o projeto de Lei Municipal  para sua devida aprovação. A vereadora aguarda essa devolutiva do executivo  para a aprovação do Projeto.
A força da Mulher


Nenhum comentário:

Postar um comentário