quinta-feira, 26 de abril de 2018

SOS Mata Atlântica e Santuário Nacional de Aparecida unem forças pela restauração florestal




Parceria possibilitará o plantio de mais de meio milhão de mudas nativas da Mata Atlântica no Vale do Paraíba, em São Paulo

Por Flávia Gabriela

A  Fundação SOS Mata Atlântica e o Santuário Nacional de Aparecida anunciam uma parceria para promover a restauração florestal de 248 hectares (ha) de Mata Atlântica nos municípios de Aparecida e Taubaté, em São Paulo. Também serão realizados projetos de educação ambiental com jovens, ações de sensibilização e engajamento da sociedade pela conservação da Mata Atlântica, como uma campanha com devotos durante a comemoração do Dia do Meio Ambiente, Data comemorada no dia 5 de junho. 

O projeto será lançado oficialmente em  evento realizado amanhã (25), às 9h30 no Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório, nas imediações do Hotel Rainha do Brasil , em Aparecida. O evento tem como convidados, representantes de projetos ligados ao meio ambiente no Vale do Paraíba, das indústrias da região e especialistas da SOS Mata Atlântica. 

Mais de 620 mil mudas nativas serão plantadas em três propriedades do Santuário com recursos da SOS Mata Atlântica, por meio do programa Florestas do Futuro e empresas parceiras, além de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA). Até 2021, mais de R$ 9 milhões serão investidos no projeto. 

"As áreas escolhidas para a restauração fazem parte de importantes regiões de Mata Atlântica, mas que possuem poucos remanescentes, apenas 4% em Aparecida e 6% em Taubaté. As propriedades também estão localizadas em mananciais de abastecimento do Santuário e possuem alta vulnerabilidade de aquíferos", afirma Rafael Bitante, gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica

Umas das propriedades é a Fazenda Santana, gerida pelo Santuário Nacional de Aparecida em parceria com a prefeitura da cidade. O espaço possui 175 mil metros quadrados e tem uma área de 121 hectares disponível para restauração. De acordo padre Daniel Antônio, ecônomo do Santuário, "essas ações visam um ambiente melhor para a cidade de Aparecida e seus peregrinos, mas também colaboram para a melhoria da qualidade de vida no Vale do Paraíba".                                                          

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica - A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da recuperação da floresta, da valorização dos parques e reservas, de água limpa e da proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br

Sobre o Santuário Nacional de Aparecida
O maior centro de evangelização católica do Brasil é um espelho da devoção popular brasileira e estrangeira pela Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. No total cerca de 13 milhões de peregrinos visitam o Santuário por ano,  vindos de todas as partes do Brasil e fora dele. Segundo o Ministério do Turismo, Aparecida é considerado um dos mais importantes destinos religiosos do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário