terça-feira, 24 de abril de 2018

COLUNA: “RESENHA DA PRINCESA DO NORTE”

ESTA COLUNA E DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR


Por Luis Rosas (advogado)

POLÍTICA OU POLITICAGEM?


Muitas vezes deparamos com esta interrogação nas diversas atitudes de alguns políticos, buscamos tentar diferenciar ou até compreender qual ou quais as razões que levaram a certas decisões ou comportamentos corriqueiros que fazem confundir as duas definições. Ao tentar descrever as diferenças, fui até ao dicionário para compreender as nuances das diferenças entre as atitudes de nosso tema da coluna, até para evitar de certa forma algum tipo de injustiça. Achei os conceitos apontados, poderia até ousar a dizer, não preciso mais escrever sobre isso, visto que os conceitos são de certa forma bem claros. Vejam como é interessante:
Política = arte ou ciência da organização, direção e administração de Nações ou Estados (Municípios); aplicação desta arte aos negócios internos (política interna) ou aos negócios externos (política externa).
Politicagem = política de interesses pessoais, de troca de favores, ou de realizações insignificantes.
Não pairam dúvidas que a diferença sempre foi clara e muitos já puderam vivenciar e presenciar atitudes que refletem bem as mesmas, mas o que queremos para nosso futuro a manutenção da politicagem tão perversa e malfeitora ou uma política de verdade, onde o interesse público prevaleça e que cada vez mais possas ter eficiência nos serviços públicos oferecidos.
Ao aceitarmos a politicagem como algo normal, estaremos sim na contramão de nossos sonhos, não será mais necessário lutar por uma saúde melhor, uma educação de qualidade, ou também por melhorias na segurança de nossa família e vizinhos! Basta! Quando tivermos em nossos objetivos a real mudança de estado de coisas da comunidade que vivemos certamente vamos alcançar um mundo melhor, e por consequência uma sociedade mais justa e solidária!
Mas é possível? Tenho plena convicção de que podemos mudar os estados das coisas como hoje se encontram, mas apenas se realmente unirmos nossos objetivos na solução dos problemas coletivos e não apenas de forma particular ou individual, deixar o “Eu” de lado e pensar em “Nós” já será um grande passo, não haverá mudança se ela não começar em nós mesmos! Só existirá um mundo melhor se melhorarmos de dentro para fora, se dermos o primeiro passo no sentido de que ser egoísta só levará a um resultado: a existência prolongada da “politicagem” e o afastamento da real e verdadeira politica. Façamos nossa parte!
Até a próxima coluna e um forte abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário