segunda-feira, 26 de março de 2018

OS DENTES E O TRABALHO







Como todos sabem, os dentes são o cartão de visita do indivíduo e, quando se fala em cartão de visita, logo pensamos em trabalho.
Você já pensou o quanto os dentes são importantes para o seu trabalho, independente da sua profissão eles são indispensáveis.
Façamos um exercício de reflexão: imagine que você precisa dos serviços de um profissional da sua formação e o mesmo tem os dentes muito feios e ainda faltam alguns elementos. Algo do tipo, se você é advogado, imagine-se contratando um advogado com tais características.
Podemos ir mais além, quem levaria a sério um professor universitário com alguns dentes a menos na boca, algo tipo o deputado Tiririca sem a prótese que usa durante as sessões do plenário. Acho que todos concordam que chega a ser inaceitável.
Pessoas famosas como o DJ. K.L. Jay do grupo Racionais e o jogador de futebol Ronaldo fenômeno expunham por um tempo dentes que causavam um espanto nos fãs. O DJ. Deixava à mostra a falta de um incisivo central e o jogador com as famosas diastemas (espaço entre os dentes).
Em ambos os casos, os mesmos ficavam com aspecto de pessoa desleixada, mal cuidada, causando até certa repulsa. Era muito comum as pessoas comentarem que a marca NIKE não deixava o jogador Ronaldo arrumar os dentes porque talvez essa característica estivesse vinculada à sua imagem.


Algumas empresas já disponibilizam para os seus funcionários junto com o plano médico, o plano odontológico, pois um funcionário com os dentes bem cuidados reflete em na boa imagem da empresa, e um funcionário com dor de dente produz menos, não consegue se concentrar no trabalho podendo causar acidentes, não se relaciona bem com os colegas de trabalho, etc.
Nas empresas que não disponibilizam tratamento odontológico para os funcionários, precisamos lutar para que o trabalhador tenha esse benefício e nas demais, precisamos investir em palestras preventivas para que os trabalhadores em geral compreendam a importância desse órgão tão valioso quanto um dedo, uma orelha, o nariz. Temos que tomar consciência de que os dentes são órgãos vivos, muito importantes e que precisam de cuidados diários como a escovação e o uso de fio dental, e visitas periódicas ao dentista para remoção de cálculos (tártaros) e aplicação de flúor.
Dentes bem cuidados são sinônimo de saúde, e pessoas saudáveis trabalham melhor.

Dr. Nilton José Lira CRO/SP 97.089
Cirurgião Dentista e Técnico em Prótese Dentária


Nenhum comentário:

Postar um comentário