sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Tudo pronto para Carnaval Solidário 2018 Pindamonhangaba

A programação do Carnaval Solidário 2018 começa nesa sexta-feira (9), às 22 horas, com o Bloco Socó da Madrugada, que votlou para o horário noturno. O aquecimento da folia foi na quarta-feira (7), com o desfile do bloco da Ferroviária pelas ruas do centro da cidade.
Sábado, domingo, segunda e terça-feira de Carnaval terão diversas atrações gratuitas para toda a família. Além dos blocos de São Luiz do Paraitinga e das atrações no Parque da Cidade e no Largo do Quartel, a programação oficial contará ainda com a participação dos blocos carnavalescos da cidade, garantindo a animação em diversos locais.
"Estamos preparando uma festa bonita e organizada, para as famílias, com segurança e alegria. As atrações tanto no Largo do Quartel, como no Parque da Cidade, foram programadas para atender a um grande público, com estrutura de banheiros, espaços cobertos, sonorização de qualidade, enfim, tudo voltado para que os foliões possam se divertir sem maiores preocupações", explicou o coordenador de Eventos, Ricardo Flores.
Todas as informações sobre o Carnaval estão no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br clicando no logo do Carnaval Solidário, no alto da página. 

Carnaval Solidário
Além da troca de abadás promovida pelo Juca Teles e Fundo Social de Solidariedade, que resultou em 1 tonelada de alimentos, na última semana, o Carnaval Solidário também terá arrecadação de alimentos entre os blocos participantes da programação e estacionamento solidário no Parque da Cidade, com seguro, e que será revertido para as instituições sociais cadastradas.


Programação Carnaval 2018
09/02 (sexta-feira)
 22h - Bloco do Socó - Saída e chegada na Praça Barão do Rio Branco (próximo a Igreja São José)

Dia 10/02 - Sábado
9h as 14h - Bloco das Dondocas - Saída e chegada no Av. Cel. Fernando Prestes
16h às 22h - Matinoite – Praça do Quartel - Banda Vale Som
16h - Bloco Juca Teles - Saída Praça do Quartel e chegada próximo ao Parque da Cidade
18h às 22h - Grupo Paranga de São Luiz do Paraitinga - Palco do Parque da Cidade

Dia 11/02 - Domingo
15h às 16h – Bloco Los Beudos
Saída/Chegada: Praça do Quartel
16h às 22h - Matinoite – Praça do Quartel - Banda Vale Som
16h às 17h – Bloco Nego Loko
Saída: Quadra Poliesportiva do Araretama
16h às 20h – Bloco FFDéF
Saída: Estacionamento do Supermercado Dia (Centro)
17h às 18h – Bloco Jeca Tatu Cotia Não
Saída/Chegada: Praça do Quartel
18h às 19h– Bloco El Sombrero
Saída/Chegada: Praça do Quartel
18h às 22h - DJ Yago e Grupo Batucada  - Parque da Cidade
19h às 20h – Bloco Chique Chitas
Saída/Chegada: Praça do Quartel

Dia 12/02 - Segunda-feira
16h às 22h - Matinoite – Praça do Quartel - Banda Vale Som
16h - Bloco do Barbosa  -Saída Praça do Quartel e chegada próximo ao Parque da Cidade
18h às 22h - Banda Sambatuque - Palco da Parque da Cidade

Dia 13/02 - Terça-feira
16h às 22h - Matinoite – Praça do Quartel - Banda Vale Som
16h - Bloco da Maricota e Maracatu BaquedoVale (INÉDITO) - Saída Praça do Quartel e chegada próximo ao Parque da Cidade
18h às 22h - Os 3 primeiros ganhadores do Festival de Marchinhas / Banda Los Cunhados - Palco do Parque da Cidade


Desfiles dos blocos luizenses terão novo percurso

Os blocos de São Luiz de Paraitinga prometem levar diversão aos foliões em Pindamonhangaba, no sábado (10), com Juca Teles, segunda-feira (12), com Barbosa e terça-feira (13), com o Bloco da Maricota, pela primeira vez no carnaval da cidade.
Este ano, devido à mudança da programação de shows noturnos que antes ocorriam na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso e agora serão no Parque da Cidade, houve também uma alteração no percurso dos blocos luizenses. A saída continua no Largo do Quartel, às 16 horas, e a chegada agora será nas proximidades do Parque da Cidade, por volta de 18h30.
O novo percurso vai abranger algumas das principais ruas do centro, como a rua dos Andradas, Barão Homem de Melo e avenida Fortunato Moreira. Entretanto, a distância percorrida continua a mesma dos anos anteriores, cerca de 2,6 km. O percurso dos blocos de São Luiz, saindo da Praça do Quartel até as proximidades do Parque da Cidade, também terá monitoramento por meio das câmeras do COI, além de acompanhamento da Guarda Municipal.
O Parque da Cidade está sendo preparado para receber diversos shows, com toda a segurança e conforto para os foliões. Haverá a instalação de duas torres de vigilância da PM, além de uma base apara a polícia e outra para a Guarda Municipal. A PM fará, ainda, revista aleatória na entrada do Parque, durante todo o período de Carnaval. Também foi instalada uma câmera no Parque da Cidade ligada ao COI, monitoramento 24 horas dentro do Parque e integração entre a Guarda Municipal que estará no centro de operações em comunicação direta via rádio com os policiais que estarão dentro do parque. A área destinada ao público no Parque está preparada para receber até 64 mil foliões.
As atividades carnavalescas acontecerão também no Largo Do Quartel, na Matinoite das 16h às 22h, de sábado a terça-feira.


Organização do carnaval distribuirá mais de 20 mil preservativos

Como parte do planejamento de um carnaval alegre e seguro, a Coordenação de Eventos da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba tem em mãos cerca de 20 mil preservativos femininos e masculinos que serão distribuídos na cidade durante a folia.
A distribuição acompanha a programação do Ministério da Saúde, que está entregando 106 milhões de preservativos masculinos, 200 mil femininos e 3,8 milhões de unidades de gel lubrificante por todo o Brasil, em fevereiro. Isso, porque a camisinha é um dos métodos contraceptivos de maior eficácia na prevenção de gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HPV, hepatites virais e, em especial, o vírus da Aids, o HIV.
As DSTs consistem em patologias causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios e são transmitidas, principalmente, através das relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada.
De acordo com uma pesquisa do próprio Ministério da Saúde, os jovens são os que menos usam preservativos e por isso são o foco da distribuição de camisinhas no carnaval. Sendo que, esse contraceptivo é indicado para homens e mulheres, de qualquer faixa etária.
Em Pinda, a distribuição dos preservativos será realizada em todos os locais onde haverá programação oficial de carnaval: Largo do Quartel, Parque da Cidade e desfile dos blocos.


Prefeitura alerta população para o combate à dengue durante o carnaval

No carnaval ninguém pode ficar parado, muito menos a água! Por isso, a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba quer conscientizar a população a manter as precauções contra possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus durante a folia.
“O carnaval é uma data festiva, mas a população não pode esquecer de cumprir o dever de casa e eliminar qualquer possibilidade de criadouros da dengue”, alertou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana. Até porque, houve um aumento de 307% no número de larvas do Aedes aegypti encontradas na região central da cidade, conforme um levantamento realizado pelo Controle de Vetores da Secretaria de Saúde da Prefeitura no final de 2017.
Na mesma pesquisa, foi detectado que os locais onde mais foram encontradas larvas foram, respectivamente: vasos de plantas, materiais inservíveis nos quintais, ralos, reservatórios de água e bromélias. Portanto, é muito importante a colaboração dos moradores para que vigiem suas casas, detectem e exterminem circunstâncias causadoras da dengue.
Além disso, os cidadãos de Pinda também devem continuar com os cuidados enquanto curtem o carnaval. Entre as medidas indicadas, estão: deixar garrafas sempre viradas, manter lixeiras bem fechadas, tampar tonéis e caixas d’água, retirar água de pneus, colocar areia em vasinhos de plantas, manter calhas limpas e sempre se atentar ao acúmulo de água nos mais variados locais, como, churrasqueiras e potes de água para animais.
Lamana também acrescentou a relevância da população prestar atenção em situações comuns, que são favoráveis à proliferação de criadouros do mosquito no ambiente carnavalesco. “Os foliões devem ter cuidado, principalmente, com recipientes de bebidas. Eles devem ser devidamente descartadas”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário