sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Praça Monsenhor receberá encontro de grupos folclóricos neste sábado



A Praça Monsenhor Marcondes irá receber um encontro de grupos folclóricos em comemoração a Folia de Reis, no dia 6 de janeiro (sábado), a partir das 9 horas.
O Encontro de Grupos Folclóricos é um evento tradicional na cidade, realizado em cumprimento à Lei Municipal 5031/2010. A manifestação cultural religiosa é realizada em frente ao presépio da Praça Monsenhor Marcondes, há mais de 10 anos, o encontro homenageia o Dia de Reis, marcando o momento de desmontar o presépio e os enfeites natalinos.
Três grupos irão se apresentar, entre eles Elekô - que em iorubá significa 'mulheres guerreiras' - Coletivo Cultural, às 9 horas. O grupo de Pinda é formado apenas por mulheres, que irão apresentar danças, músicas com diversos instrumentos, teatro e poesias cantadas. “O grupo é um coletivo de mulheres que busca resgatar a cultura popular em geral. Nós apresentamos a cultura moderna em conexão com a cultura tradicional”, explica a fundadora do grupo, Monica Alvarenga.
Às 9h30, o Grupo de Jongo Mistura da Raça, de São José dos Campos, apresentará a dança que é praticada ao som de tambores e faz parte da cultura afro-brasileira.
E por último, às 10 horas, será comemorada a Folia de Reis com adoração ao presépio, comandada pelo 'Mestre Paizinho' de Taubaté, ícone cultural da cidade e responsável por guardar a tradição do Moçambique.

Legenda: Os três grupos buscam exaltar a cultura tradicional brasileira


Nenhum comentário:

Postar um comentário